O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/962 |
Resumo: | A partir do tema Educação Ambiental e jogo eletrônico, o presente artigo abordou as táticas discursivas utilizadas pelo jogo Minecraft para subjetivar os sujeitos ambientalmente. Com o objetivo de examinar às educações ambientais acionadas no jogo eletrônico Minecraft, utilizou-se como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso desenvolvidos por Michel Foucault. Ao se analisar discursivamente o material evidenciou-se um enunciado de naturezas para/pelo homem que engendrava e sustentava um discurso pedagógico ambiental. Observou-se que através de três modelos de naturezas, lições eram projetadas nas cenas para ensinarem os sujeitos jogadores a agirem e a pensarem de forma ambientalmente correta o planeta. |
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O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientaisEducação; Educação Ambiental; FilosofiaEducação Ambiental; Discurso pedagógico ambiental; Minecraft.A partir do tema Educação Ambiental e jogo eletrônico, o presente artigo abordou as táticas discursivas utilizadas pelo jogo Minecraft para subjetivar os sujeitos ambientalmente. Com o objetivo de examinar às educações ambientais acionadas no jogo eletrônico Minecraft, utilizou-se como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso desenvolvidos por Michel Foucault. Ao se analisar discursivamente o material evidenciou-se um enunciado de naturezas para/pelo homem que engendrava e sustentava um discurso pedagógico ambiental. Observou-se que através de três modelos de naturezas, lições eram projetadas nas cenas para ensinarem os sujeitos jogadores a agirem e a pensarem de forma ambientalmente correta o planeta.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPESMadruga, Elisângela BarbosaHenning, Paula Corrêa2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/96210.23899/relacult.v4i0.962RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/962/533Direitos autorais 2018 Elisângela Barbosa Madruga, Paula Corrêa Henninghttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:26Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/962Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:13.835RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
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A partir do tema Educação Ambiental e jogo eletrônico, o presente artigo abordou as táticas discursivas utilizadas pelo jogo Minecraft para subjetivar os sujeitos ambientalmente. Com o objetivo de examinar às educações ambientais acionadas no jogo eletrônico Minecraft, utilizou-se como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso desenvolvidos por Michel Foucault. Ao se analisar discursivamente o material evidenciou-se um enunciado de naturezas para/pelo homem que engendrava e sustentava um discurso pedagógico ambiental. Observou-se que através de três modelos de naturezas, lições eram projetadas nas cenas para ensinarem os sujeitos jogadores a agirem e a pensarem de forma ambientalmente correta o planeta. |
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