O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madruga, Elisângela Barbosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Henning, Paula Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/962
Resumo: A partir do tema Educação Ambiental e jogo eletrônico, o presente artigo abordou as táticas discursivas utilizadas pelo jogo Minecraft para subjetivar os sujeitos ambientalmente. Com o objetivo de examinar às educações ambientais acionadas no jogo eletrônico Minecraft, utilizou-se como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso desenvolvidos por Michel Foucault. Ao se analisar discursivamente o material evidenciou-se um enunciado de naturezas para/pelo homem que engendrava e sustentava um discurso pedagógico ambiental. Observou-se que através de três modelos de naturezas, lições eram projetadas nas cenas para ensinarem os sujeitos jogadores a agirem e a pensarem de forma ambientalmente correta o planeta.
id CLAEC-1_d0f070d79146c615c5c1c204d03ad0b5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/962
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientaisEducação; Educação Ambiental; FilosofiaEducação Ambiental; Discurso pedagógico ambiental; Minecraft.A partir do tema Educação Ambiental e jogo eletrônico, o presente artigo abordou as táticas discursivas utilizadas pelo jogo Minecraft para subjetivar os sujeitos ambientalmente. Com o objetivo de examinar às educações ambientais acionadas no jogo eletrônico Minecraft, utilizou-se como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso desenvolvidos por Michel Foucault. Ao se analisar discursivamente o material evidenciou-se um enunciado de naturezas para/pelo homem que engendrava e sustentava um discurso pedagógico ambiental. Observou-se que através de três modelos de naturezas, lições eram projetadas nas cenas para ensinarem os sujeitos jogadores a agirem e a pensarem de forma ambientalmente correta o planeta.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPESMadruga, Elisângela BarbosaHenning, Paula Corrêa2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/96210.23899/relacult.v4i0.962RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/962/533Direitos autorais 2018 Elisângela Barbosa Madruga, Paula Corrêa Henninghttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:26Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/962Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:13.835RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais
title O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais
spellingShingle O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais
Madruga, Elisângela Barbosa
Educação; Educação Ambiental; Filosofia
Educação Ambiental; Discurso pedagógico ambiental; Minecraft.
title_short O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais
title_full O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais
title_fullStr O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais
title_full_unstemmed O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais
title_sort O jogo eletrônico Minecraft e suas educações ambientais
author Madruga, Elisângela Barbosa
author_facet Madruga, Elisângela Barbosa
Henning, Paula Corrêa
author_role author
author2 Henning, Paula Corrêa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Madruga, Elisângela Barbosa
Henning, Paula Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Ambiental; Filosofia
Educação Ambiental; Discurso pedagógico ambiental; Minecraft.
topic Educação; Educação Ambiental; Filosofia
Educação Ambiental; Discurso pedagógico ambiental; Minecraft.
dc.description.none.fl_txt_mv A partir do tema Educação Ambiental e jogo eletrônico, o presente artigo abordou as táticas discursivas utilizadas pelo jogo Minecraft para subjetivar os sujeitos ambientalmente. Com o objetivo de examinar às educações ambientais acionadas no jogo eletrônico Minecraft, utilizou-se como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso desenvolvidos por Michel Foucault. Ao se analisar discursivamente o material evidenciou-se um enunciado de naturezas para/pelo homem que engendrava e sustentava um discurso pedagógico ambiental. Observou-se que através de três modelos de naturezas, lições eram projetadas nas cenas para ensinarem os sujeitos jogadores a agirem e a pensarem de forma ambientalmente correta o planeta.
description A partir do tema Educação Ambiental e jogo eletrônico, o presente artigo abordou as táticas discursivas utilizadas pelo jogo Minecraft para subjetivar os sujeitos ambientalmente. Com o objetivo de examinar às educações ambientais acionadas no jogo eletrônico Minecraft, utilizou-se como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso desenvolvidos por Michel Foucault. Ao se analisar discursivamente o material evidenciou-se um enunciado de naturezas para/pelo homem que engendrava e sustentava um discurso pedagógico ambiental. Observou-se que através de três modelos de naturezas, lições eram projetadas nas cenas para ensinarem os sujeitos jogadores a agirem e a pensarem de forma ambientalmente correta o planeta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/962
10.23899/relacult.v4i0.962
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/962
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/962/533
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Elisângela Barbosa Madruga, Paula Corrêa Henning
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Elisângela Barbosa Madruga, Paula Corrêa Henning
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102748549120