Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Carvalho Dutra, Rosa Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bretanha, Santiago, de Freitas Sias, Maria Alice, da Silva Rodrigues, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/785
Resumo: A avaliação pode ser considerada como ponto fundamental no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, permitindo-nos elencar subsídios para que os docentes direcionem sua prática, as escolas reestruturem seus projetos pedagógicos, os sistemas de ensino definam políticas públicas para que se invista na educação para o sucesso. Faz-se necessária uma avaliação que pressuponha acompanhamento individualizado, em vistas de evitar a evasão escolar e a repetência, que verifique o rendimento escolar de forma continua e formativa levando em consideração a realidade local e os indicadores de cada escola em particular. Este trabalho objetiva investigar as características da avaliação utilizada no município de Jaguarão relacionando essas aos documentos oficiais - Plano Municipal de Educação (Lei nº 13.005/2014) e Plano Nacional de Educação. Diante disso, a pesquisa pretende propor, por meio de projeto de intervenção no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, uma avaliação que auxilie a gestão escolar a melhorar os rumos da educação no município, para que alcance os índices estabelecidos pelo IDEB. O projeto está sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino de Jaguarão, especificamente com a participação dos supervisores das Escolas de Ensino Fundamental e professores de Língua Portuguesa - anos finais. Esta pesquisa, metodologicamente, é do tipo intervenção pedagógica, uma vez que trabalha com dados gerados pelo estudo, busca como produto final a mudança e nasce da necessidade de dialogar com a teoria.   A metodologia para coleta e análise de dados parte de uma abordagem qualitativa.
id CLAEC-1_d21c5d26093806d5dc2857ccd29b5c57
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/785
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RSavaliaçãoaprendizagemensino fundamentalA avaliação pode ser considerada como ponto fundamental no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, permitindo-nos elencar subsídios para que os docentes direcionem sua prática, as escolas reestruturem seus projetos pedagógicos, os sistemas de ensino definam políticas públicas para que se invista na educação para o sucesso. Faz-se necessária uma avaliação que pressuponha acompanhamento individualizado, em vistas de evitar a evasão escolar e a repetência, que verifique o rendimento escolar de forma continua e formativa levando em consideração a realidade local e os indicadores de cada escola em particular. Este trabalho objetiva investigar as características da avaliação utilizada no município de Jaguarão relacionando essas aos documentos oficiais - Plano Municipal de Educação (Lei nº 13.005/2014) e Plano Nacional de Educação. Diante disso, a pesquisa pretende propor, por meio de projeto de intervenção no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, uma avaliação que auxilie a gestão escolar a melhorar os rumos da educação no município, para que alcance os índices estabelecidos pelo IDEB. O projeto está sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino de Jaguarão, especificamente com a participação dos supervisores das Escolas de Ensino Fundamental e professores de Língua Portuguesa - anos finais. Esta pesquisa, metodologicamente, é do tipo intervenção pedagógica, uma vez que trabalha com dados gerados pelo estudo, busca como produto final a mudança e nasce da necessidade de dialogar com a teoria.   A metodologia para coleta e análise de dados parte de uma abordagem qualitativa.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/78510.23899/relacult.v4i0.785RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/785/460Copyright (c) 2018 Rosa Maria Martins Carvalho Dutra, Santiago Bretanha, Maria Alice de Freitas Sias, Ana Cristina da Silva Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Carvalho Dutra, Rosa MariaBretanha, Santiagode Freitas Sias, Maria Aliceda Silva Rodrigues, Ana Cristina2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/785Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS
title Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS
spellingShingle Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS
Martins Carvalho Dutra, Rosa Maria
avaliação
aprendizagem
ensino fundamental
title_short Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS
title_full Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS
title_fullStr Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS
title_full_unstemmed Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS
title_sort Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS
author Martins Carvalho Dutra, Rosa Maria
author_facet Martins Carvalho Dutra, Rosa Maria
Bretanha, Santiago
de Freitas Sias, Maria Alice
da Silva Rodrigues, Ana Cristina
author_role author
author2 Bretanha, Santiago
de Freitas Sias, Maria Alice
da Silva Rodrigues, Ana Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Carvalho Dutra, Rosa Maria
Bretanha, Santiago
de Freitas Sias, Maria Alice
da Silva Rodrigues, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
aprendizagem
ensino fundamental
topic avaliação
aprendizagem
ensino fundamental
description A avaliação pode ser considerada como ponto fundamental no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, permitindo-nos elencar subsídios para que os docentes direcionem sua prática, as escolas reestruturem seus projetos pedagógicos, os sistemas de ensino definam políticas públicas para que se invista na educação para o sucesso. Faz-se necessária uma avaliação que pressuponha acompanhamento individualizado, em vistas de evitar a evasão escolar e a repetência, que verifique o rendimento escolar de forma continua e formativa levando em consideração a realidade local e os indicadores de cada escola em particular. Este trabalho objetiva investigar as características da avaliação utilizada no município de Jaguarão relacionando essas aos documentos oficiais - Plano Municipal de Educação (Lei nº 13.005/2014) e Plano Nacional de Educação. Diante disso, a pesquisa pretende propor, por meio de projeto de intervenção no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, uma avaliação que auxilie a gestão escolar a melhorar os rumos da educação no município, para que alcance os índices estabelecidos pelo IDEB. O projeto está sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino de Jaguarão, especificamente com a participação dos supervisores das Escolas de Ensino Fundamental e professores de Língua Portuguesa - anos finais. Esta pesquisa, metodologicamente, é do tipo intervenção pedagógica, uma vez que trabalha com dados gerados pelo estudo, busca como produto final a mudança e nasce da necessidade de dialogar com a teoria.   A metodologia para coleta e análise de dados parte de uma abordagem qualitativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/785
10.23899/relacult.v4i0.785
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/785
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/785/460
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489628590080