Desenvolvimento da criança: análise das concepções teóricas adotadas pelos guias de orientação do PIM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silveira Martins de Paiva, Jane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Benvenutti Schaab, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/340
Resumo: O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Política Pública do estado do Rio Grande do Sul, é desenvolvido desde 2003 e tornou-se Lei Estadual (n.º 12.544) em 03 de julho de 2006. Iniciativa pioneira no Brasil, se aloca como “ação transversal de promoção do desenvolvimento integral da primeira infância”; para isso, fundamenta-se teoricamente nos postulados de Vygotsky, Bowlby, Winnicott, Piaget, Bruner e nos avanços atuais da Neurociência. Visando lançar mãos a um trabalho inicial de reflexão sobre o PIM objetivamos refletir sobre como o Programa aborda o desenvolvimento da criança em sua metodologia de trabalho, mais especificamente, nos seus guias de orientação: o Guia de Orientação para GTM, Monitor e visitador, em que são tratadas as modalidades de atenção contempladas pelo PIM e os aspectos relevantes para a execução do Programa, como os do desenvolvimento da criança no período inicial de vida. Embasando-nos, no campo da metodologia, em uma revisão bibliográfica de cunho exploratório acerca do PIM, a partir da qual constituímos o suporte necessário para a análise do referido material. 
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