A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamperetti, Maristani Polidori
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/244
Resumo: Através desse artigo busco fazer um relato de uma pesquisa em andamento que reflete sobre a importância das atividades do Subprojeto Artes Visuais do Pibid/UFPel na formação de futuros professores de Artes Visuais, na Universidade Federal de Pelotas. A partir de textos – relatórios, avaliações e autoavaliações realizadas no primeiro semestre de 2015 e o desenvolvimento de subprojetos durante o ano – busco indícios qualitativos da inserção do Pibid nas escolas, colaborando na formação docente dos acadêmicos. Percebo, pelos dados apresentados, que o Projeto tem gerado boa receptividade do contexto escolar em relação aos acadêmicos do curso, ocasionando aprendizagens no que tange às suas inserções na realidade escolar. A prática investigativa tem sido estimulada no grupo e é possível observar uma aproximação maior dos bolsistas com a escrita acadêmica e a necessidade de registros de suas práticas. Desta forma, a pesquisa chega à sala de aula e o acadêmico promove a integração das diversas áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. Assim, a colaboração do Pibid na parceria Escola-Universidade se mostra na conjugação dos diferentes contextos, proporcionando reverberações nos dois campos de atuação para os universitários e seus professores-coordenadores, como também para os professores-supervisores e seus alunos.
id CLAEC-1_dc733c9fac6aa839040d16b37bf80f9e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciaisArtes VisuaisFormação DocenteLicenciaturasPIBIDUFPelAtravés desse artigo busco fazer um relato de uma pesquisa em andamento que reflete sobre a importância das atividades do Subprojeto Artes Visuais do Pibid/UFPel na formação de futuros professores de Artes Visuais, na Universidade Federal de Pelotas. A partir de textos – relatórios, avaliações e autoavaliações realizadas no primeiro semestre de 2015 e o desenvolvimento de subprojetos durante o ano – busco indícios qualitativos da inserção do Pibid nas escolas, colaborando na formação docente dos acadêmicos. Percebo, pelos dados apresentados, que o Projeto tem gerado boa receptividade do contexto escolar em relação aos acadêmicos do curso, ocasionando aprendizagens no que tange às suas inserções na realidade escolar. A prática investigativa tem sido estimulada no grupo e é possível observar uma aproximação maior dos bolsistas com a escrita acadêmica e a necessidade de registros de suas práticas. Desta forma, a pesquisa chega à sala de aula e o acadêmico promove a integração das diversas áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. Assim, a colaboração do Pibid na parceria Escola-Universidade se mostra na conjugação dos diferentes contextos, proporcionando reverberações nos dois campos de atuação para os universitários e seus professores-coordenadores, como também para os professores-supervisores e seus alunos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/24410.23899/relacult.v2i3.244RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 3 (2016); 22-322525-787010.23899/relacult.v2i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/244/100Copyright (c) 2016 Maristani Polidori Zamperettiinfo:eu-repo/semantics/openAccessZamperetti, Maristani Polidori2017-05-20T19:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-05-20T19:52:06RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais
title A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais
spellingShingle A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais
Zamperetti, Maristani Polidori
Artes Visuais
Formação Docente
Licenciaturas
PIBID
UFPel
title_short A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais
title_full A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais
title_fullStr A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais
title_full_unstemmed A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais
title_sort A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais
author Zamperetti, Maristani Polidori
author_facet Zamperetti, Maristani Polidori
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamperetti, Maristani Polidori
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Visuais
Formação Docente
Licenciaturas
PIBID
UFPel
topic Artes Visuais
Formação Docente
Licenciaturas
PIBID
UFPel
description Através desse artigo busco fazer um relato de uma pesquisa em andamento que reflete sobre a importância das atividades do Subprojeto Artes Visuais do Pibid/UFPel na formação de futuros professores de Artes Visuais, na Universidade Federal de Pelotas. A partir de textos – relatórios, avaliações e autoavaliações realizadas no primeiro semestre de 2015 e o desenvolvimento de subprojetos durante o ano – busco indícios qualitativos da inserção do Pibid nas escolas, colaborando na formação docente dos acadêmicos. Percebo, pelos dados apresentados, que o Projeto tem gerado boa receptividade do contexto escolar em relação aos acadêmicos do curso, ocasionando aprendizagens no que tange às suas inserções na realidade escolar. A prática investigativa tem sido estimulada no grupo e é possível observar uma aproximação maior dos bolsistas com a escrita acadêmica e a necessidade de registros de suas práticas. Desta forma, a pesquisa chega à sala de aula e o acadêmico promove a integração das diversas áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. Assim, a colaboração do Pibid na parceria Escola-Universidade se mostra na conjugação dos diferentes contextos, proporcionando reverberações nos dois campos de atuação para os universitários e seus professores-coordenadores, como também para os professores-supervisores e seus alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/244
10.23899/relacult.v2i3.244
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/244
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i3.244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/244/100
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maristani Polidori Zamperetti
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maristani Polidori Zamperetti
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 3 (2016); 22-32
2525-7870
10.23899/relacult.v2i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042487909974016