A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/244 |
Resumo: | Através desse artigo busco fazer um relato de uma pesquisa em andamento que reflete sobre a importância das atividades do Subprojeto Artes Visuais do Pibid/UFPel na formação de futuros professores de Artes Visuais, na Universidade Federal de Pelotas. A partir de textos – relatórios, avaliações e autoavaliações realizadas no primeiro semestre de 2015 e o desenvolvimento de subprojetos durante o ano – busco indícios qualitativos da inserção do Pibid nas escolas, colaborando na formação docente dos acadêmicos. Percebo, pelos dados apresentados, que o Projeto tem gerado boa receptividade do contexto escolar em relação aos acadêmicos do curso, ocasionando aprendizagens no que tange às suas inserções na realidade escolar. A prática investigativa tem sido estimulada no grupo e é possível observar uma aproximação maior dos bolsistas com a escrita acadêmica e a necessidade de registros de suas práticas. Desta forma, a pesquisa chega à sala de aula e o acadêmico promove a integração das diversas áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. Assim, a colaboração do Pibid na parceria Escola-Universidade se mostra na conjugação dos diferentes contextos, proporcionando reverberações nos dois campos de atuação para os universitários e seus professores-coordenadores, como também para os professores-supervisores e seus alunos. |
id |
CLAEC-1_dc733c9fac6aa839040d16b37bf80f9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciaisArtes VisuaisFormação DocenteLicenciaturasPIBIDUFPelAtravés desse artigo busco fazer um relato de uma pesquisa em andamento que reflete sobre a importância das atividades do Subprojeto Artes Visuais do Pibid/UFPel na formação de futuros professores de Artes Visuais, na Universidade Federal de Pelotas. A partir de textos – relatórios, avaliações e autoavaliações realizadas no primeiro semestre de 2015 e o desenvolvimento de subprojetos durante o ano – busco indícios qualitativos da inserção do Pibid nas escolas, colaborando na formação docente dos acadêmicos. Percebo, pelos dados apresentados, que o Projeto tem gerado boa receptividade do contexto escolar em relação aos acadêmicos do curso, ocasionando aprendizagens no que tange às suas inserções na realidade escolar. A prática investigativa tem sido estimulada no grupo e é possível observar uma aproximação maior dos bolsistas com a escrita acadêmica e a necessidade de registros de suas práticas. Desta forma, a pesquisa chega à sala de aula e o acadêmico promove a integração das diversas áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. Assim, a colaboração do Pibid na parceria Escola-Universidade se mostra na conjugação dos diferentes contextos, proporcionando reverberações nos dois campos de atuação para os universitários e seus professores-coordenadores, como também para os professores-supervisores e seus alunos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/24410.23899/relacult.v2i3.244RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 3 (2016); 22-322525-787010.23899/relacult.v2i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/244/100Copyright (c) 2016 Maristani Polidori Zamperettiinfo:eu-repo/semantics/openAccessZamperetti, Maristani Polidori2017-05-20T19:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-05-20T19:52:06RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais |
title |
A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais |
spellingShingle |
A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais Zamperetti, Maristani Polidori Artes Visuais Formação Docente Licenciaturas PIBID UFPel |
title_short |
A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais |
title_full |
A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais |
title_fullStr |
A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais |
title_full_unstemmed |
A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais |
title_sort |
A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais |
author |
Zamperetti, Maristani Polidori |
author_facet |
Zamperetti, Maristani Polidori |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zamperetti, Maristani Polidori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Visuais Formação Docente Licenciaturas PIBID UFPel |
topic |
Artes Visuais Formação Docente Licenciaturas PIBID UFPel |
description |
Através desse artigo busco fazer um relato de uma pesquisa em andamento que reflete sobre a importância das atividades do Subprojeto Artes Visuais do Pibid/UFPel na formação de futuros professores de Artes Visuais, na Universidade Federal de Pelotas. A partir de textos – relatórios, avaliações e autoavaliações realizadas no primeiro semestre de 2015 e o desenvolvimento de subprojetos durante o ano – busco indícios qualitativos da inserção do Pibid nas escolas, colaborando na formação docente dos acadêmicos. Percebo, pelos dados apresentados, que o Projeto tem gerado boa receptividade do contexto escolar em relação aos acadêmicos do curso, ocasionando aprendizagens no que tange às suas inserções na realidade escolar. A prática investigativa tem sido estimulada no grupo e é possível observar uma aproximação maior dos bolsistas com a escrita acadêmica e a necessidade de registros de suas práticas. Desta forma, a pesquisa chega à sala de aula e o acadêmico promove a integração das diversas áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. Assim, a colaboração do Pibid na parceria Escola-Universidade se mostra na conjugação dos diferentes contextos, proporcionando reverberações nos dois campos de atuação para os universitários e seus professores-coordenadores, como também para os professores-supervisores e seus alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/244 10.23899/relacult.v2i3.244 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/244 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v2i3.244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/244/100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maristani Polidori Zamperetti info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maristani Polidori Zamperetti |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 3 (2016); 22-32 2525-7870 10.23899/relacult.v2i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042487909974016 |