Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Oliveira, Helena Beatriz Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cardoso, Bayard, De Oliveira, Evertom Fêrrêr
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/279
Resumo: O trabalho tem como meta mapear as ações e os materiais usados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco na cidade de Jaguarão –RS -Brasil, que desenvolve praticas pedagógicas voltadas a alfabetização   de alunos surdos inclusos na classe do sistema regular de ensino, recebendo alunos advindos de outras escolas do referido município. Os objetivos assentam-se em refletir sobre os materiais usados pelos educadores, educandos e demais profissionais envolvidos nas  praticas pedagógicas. Como metodologia usamos o método qualitativo, analisamos o que está disponível na referida escola. Primamos pela necessidade de problematizarmos a atuação do autor deste trabalho durante o tempo de implantação das aulas, ressaltando as possibilidades de aprendizagem salientando as habilidades da escrita, da leitura e matemática em libras que são trabalhadas pelos educadores. Destacamos que durante suas atuações este profissional trabalha junto com um interprete em libras. Podemos concluir que a sociabilidade gerada através do processo de inclusão destes indivíduos nas classes regulares faz com que o material disponibilizado em libras e a convivência se tornam uma unidade caminhando juntas e trazendo um bom modelo a ser seguido.
id CLAEC-1_ddd195072f12b913c5695f4b63859f9b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/279
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-RsEducação; Ciências Humanas; Cultura.classe regular, escola, inclusão, libras, surdez.O trabalho tem como meta mapear as ações e os materiais usados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco na cidade de Jaguarão –RS -Brasil, que desenvolve praticas pedagógicas voltadas a alfabetização   de alunos surdos inclusos na classe do sistema regular de ensino, recebendo alunos advindos de outras escolas do referido município. Os objetivos assentam-se em refletir sobre os materiais usados pelos educadores, educandos e demais profissionais envolvidos nas  praticas pedagógicas. Como metodologia usamos o método qualitativo, analisamos o que está disponível na referida escola. Primamos pela necessidade de problematizarmos a atuação do autor deste trabalho durante o tempo de implantação das aulas, ressaltando as possibilidades de aprendizagem salientando as habilidades da escrita, da leitura e matemática em libras que são trabalhadas pelos educadores. Destacamos que durante suas atuações este profissional trabalha junto com um interprete em libras. Podemos concluir que a sociabilidade gerada através do processo de inclusão destes indivíduos nas classes regulares faz com que o material disponibilizado em libras e a convivência se tornam uma unidade caminhando juntas e trazendo um bom modelo a ser seguido.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaDe Oliveira, Helena Beatriz CostaCardoso, BayardDe Oliveira, Evertom Fêrrêr2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/27910.23899/relacult.v2i4.279RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 266-2742525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/279/123http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/279/43Direitos autorais 2017 Helena Beatriz Costa De Oliveira, Bayard Cardoso, Evertom Fêrrêr De Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:04:52Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/279Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:24.589RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs
title Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs
spellingShingle Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs
De Oliveira, Helena Beatriz Costa
Educação; Ciências Humanas; Cultura.
classe regular, escola, inclusão, libras, surdez.
title_short Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs
title_full Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs
title_fullStr Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs
title_full_unstemmed Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs
title_sort Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs
author De Oliveira, Helena Beatriz Costa
author_facet De Oliveira, Helena Beatriz Costa
Cardoso, Bayard
De Oliveira, Evertom Fêrrêr
author_role author
author2 Cardoso, Bayard
De Oliveira, Evertom Fêrrêr
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv De Oliveira, Helena Beatriz Costa
Cardoso, Bayard
De Oliveira, Evertom Fêrrêr
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Humanas; Cultura.
classe regular, escola, inclusão, libras, surdez.
topic Educação; Ciências Humanas; Cultura.
classe regular, escola, inclusão, libras, surdez.
dc.description.none.fl_txt_mv O trabalho tem como meta mapear as ações e os materiais usados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco na cidade de Jaguarão –RS -Brasil, que desenvolve praticas pedagógicas voltadas a alfabetização   de alunos surdos inclusos na classe do sistema regular de ensino, recebendo alunos advindos de outras escolas do referido município. Os objetivos assentam-se em refletir sobre os materiais usados pelos educadores, educandos e demais profissionais envolvidos nas  praticas pedagógicas. Como metodologia usamos o método qualitativo, analisamos o que está disponível na referida escola. Primamos pela necessidade de problematizarmos a atuação do autor deste trabalho durante o tempo de implantação das aulas, ressaltando as possibilidades de aprendizagem salientando as habilidades da escrita, da leitura e matemática em libras que são trabalhadas pelos educadores. Destacamos que durante suas atuações este profissional trabalha junto com um interprete em libras. Podemos concluir que a sociabilidade gerada através do processo de inclusão destes indivíduos nas classes regulares faz com que o material disponibilizado em libras e a convivência se tornam uma unidade caminhando juntas e trazendo um bom modelo a ser seguido.
description O trabalho tem como meta mapear as ações e os materiais usados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco na cidade de Jaguarão –RS -Brasil, que desenvolve praticas pedagógicas voltadas a alfabetização   de alunos surdos inclusos na classe do sistema regular de ensino, recebendo alunos advindos de outras escolas do referido município. Os objetivos assentam-se em refletir sobre os materiais usados pelos educadores, educandos e demais profissionais envolvidos nas  praticas pedagógicas. Como metodologia usamos o método qualitativo, analisamos o que está disponível na referida escola. Primamos pela necessidade de problematizarmos a atuação do autor deste trabalho durante o tempo de implantação das aulas, ressaltando as possibilidades de aprendizagem salientando as habilidades da escrita, da leitura e matemática em libras que são trabalhadas pelos educadores. Destacamos que durante suas atuações este profissional trabalha junto com um interprete em libras. Podemos concluir que a sociabilidade gerada através do processo de inclusão destes indivíduos nas classes regulares faz com que o material disponibilizado em libras e a convivência se tornam uma unidade caminhando juntas e trazendo um bom modelo a ser seguido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/279
10.23899/relacult.v2i4.279
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/279
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i4.279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/279/123
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/279/43
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Helena Beatriz Costa De Oliveira, Bayard Cardoso, Evertom Fêrrêr De Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Helena Beatriz Costa De Oliveira, Bayard Cardoso, Evertom Fêrrêr De Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 266-274
2525-7870
10.23899/relacult.v2i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121101677953024