Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/279 |
Resumo: | O trabalho tem como meta mapear as ações e os materiais usados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco na cidade de Jaguarão –RS -Brasil, que desenvolve praticas pedagógicas voltadas a alfabetização de alunos surdos inclusos na classe do sistema regular de ensino, recebendo alunos advindos de outras escolas do referido município. Os objetivos assentam-se em refletir sobre os materiais usados pelos educadores, educandos e demais profissionais envolvidos nas praticas pedagógicas. Como metodologia usamos o método qualitativo, analisamos o que está disponível na referida escola. Primamos pela necessidade de problematizarmos a atuação do autor deste trabalho durante o tempo de implantação das aulas, ressaltando as possibilidades de aprendizagem salientando as habilidades da escrita, da leitura e matemática em libras que são trabalhadas pelos educadores. Destacamos que durante suas atuações este profissional trabalha junto com um interprete em libras. Podemos concluir que a sociabilidade gerada através do processo de inclusão destes indivíduos nas classes regulares faz com que o material disponibilizado em libras e a convivência se tornam uma unidade caminhando juntas e trazendo um bom modelo a ser seguido. |
id |
CLAEC-1_ddd195072f12b913c5695f4b63859f9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/279 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-RsEducação; Ciências Humanas; Cultura.classe regular, escola, inclusão, libras, surdez.O trabalho tem como meta mapear as ações e os materiais usados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco na cidade de Jaguarão –RS -Brasil, que desenvolve praticas pedagógicas voltadas a alfabetização de alunos surdos inclusos na classe do sistema regular de ensino, recebendo alunos advindos de outras escolas do referido município. Os objetivos assentam-se em refletir sobre os materiais usados pelos educadores, educandos e demais profissionais envolvidos nas praticas pedagógicas. Como metodologia usamos o método qualitativo, analisamos o que está disponível na referida escola. Primamos pela necessidade de problematizarmos a atuação do autor deste trabalho durante o tempo de implantação das aulas, ressaltando as possibilidades de aprendizagem salientando as habilidades da escrita, da leitura e matemática em libras que são trabalhadas pelos educadores. Destacamos que durante suas atuações este profissional trabalha junto com um interprete em libras. Podemos concluir que a sociabilidade gerada através do processo de inclusão destes indivíduos nas classes regulares faz com que o material disponibilizado em libras e a convivência se tornam uma unidade caminhando juntas e trazendo um bom modelo a ser seguido.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaDe Oliveira, Helena Beatriz CostaCardoso, BayardDe Oliveira, Evertom Fêrrêr2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/27910.23899/relacult.v2i4.279RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 266-2742525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/279/123http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/279/43Direitos autorais 2017 Helena Beatriz Costa De Oliveira, Bayard Cardoso, Evertom Fêrrêr De Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:04:52Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/279Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:24.589RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs |
title |
Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs |
spellingShingle |
Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs De Oliveira, Helena Beatriz Costa Educação; Ciências Humanas; Cultura. classe regular, escola, inclusão, libras, surdez. |
title_short |
Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs |
title_full |
Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs |
title_fullStr |
Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs |
title_full_unstemmed |
Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs |
title_sort |
Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs |
author |
De Oliveira, Helena Beatriz Costa |
author_facet |
De Oliveira, Helena Beatriz Costa Cardoso, Bayard De Oliveira, Evertom Fêrrêr |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Bayard De Oliveira, Evertom Fêrrêr |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Oliveira, Helena Beatriz Costa Cardoso, Bayard De Oliveira, Evertom Fêrrêr |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciências Humanas; Cultura. classe regular, escola, inclusão, libras, surdez. |
topic |
Educação; Ciências Humanas; Cultura. classe regular, escola, inclusão, libras, surdez. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O trabalho tem como meta mapear as ações e os materiais usados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco na cidade de Jaguarão –RS -Brasil, que desenvolve praticas pedagógicas voltadas a alfabetização de alunos surdos inclusos na classe do sistema regular de ensino, recebendo alunos advindos de outras escolas do referido município. Os objetivos assentam-se em refletir sobre os materiais usados pelos educadores, educandos e demais profissionais envolvidos nas praticas pedagógicas. Como metodologia usamos o método qualitativo, analisamos o que está disponível na referida escola. Primamos pela necessidade de problematizarmos a atuação do autor deste trabalho durante o tempo de implantação das aulas, ressaltando as possibilidades de aprendizagem salientando as habilidades da escrita, da leitura e matemática em libras que são trabalhadas pelos educadores. Destacamos que durante suas atuações este profissional trabalha junto com um interprete em libras. Podemos concluir que a sociabilidade gerada através do processo de inclusão destes indivíduos nas classes regulares faz com que o material disponibilizado em libras e a convivência se tornam uma unidade caminhando juntas e trazendo um bom modelo a ser seguido. |
description |
O trabalho tem como meta mapear as ações e os materiais usados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco na cidade de Jaguarão –RS -Brasil, que desenvolve praticas pedagógicas voltadas a alfabetização de alunos surdos inclusos na classe do sistema regular de ensino, recebendo alunos advindos de outras escolas do referido município. Os objetivos assentam-se em refletir sobre os materiais usados pelos educadores, educandos e demais profissionais envolvidos nas praticas pedagógicas. Como metodologia usamos o método qualitativo, analisamos o que está disponível na referida escola. Primamos pela necessidade de problematizarmos a atuação do autor deste trabalho durante o tempo de implantação das aulas, ressaltando as possibilidades de aprendizagem salientando as habilidades da escrita, da leitura e matemática em libras que são trabalhadas pelos educadores. Destacamos que durante suas atuações este profissional trabalha junto com um interprete em libras. Podemos concluir que a sociabilidade gerada através do processo de inclusão destes indivíduos nas classes regulares faz com que o material disponibilizado em libras e a convivência se tornam uma unidade caminhando juntas e trazendo um bom modelo a ser seguido. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/279 10.23899/relacult.v2i4.279 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/279 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v2i4.279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/279/123 http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/downloadSuppFile/279/43 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Helena Beatriz Costa De Oliveira, Bayard Cardoso, Evertom Fêrrêr De Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Helena Beatriz Costa De Oliveira, Bayard Cardoso, Evertom Fêrrêr De Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 266-274 2525-7870 10.23899/relacult.v2i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121101677953024 |