Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/731 |
Resumo: | Buscando considerar e enfatizar a natureza dinâmica dos cenários políticos, em consonância com a matriz conceitual pós-estruturalista, este trabalho objetiva apresentar e discutir um conjunto de ações em andamento nos municípios de Santana do Livramento, Rivera, Jaguarão e Rio Branco, as quais resultam na oferta de cursos técnicos com diplomação binacional a estudantes brasileiros e uruguaios. Tendo como referências teóricas o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, procuraremos demonstrar a relevância para a população fronteiriça de um projeto de educação binacional, construído a partir de atores locais das instituições envolvidas e da comunidade, o qual produziu integração regional e institucional, resultou em dois Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Santana do Livramento e Jaguarão e ocasionou um reordenamento legal nas Instituições envolvidas e entre Brasil e Uruguai. |
id |
CLAEC-1_e50ead3185eef8c100daa703368a73a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/731 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.Ciclo de PolíticasCooperação InternacionalCursos BinacionaisEducação Profissional na FronteiraPolítica EducacionalTeoria do DiscursoBuscando considerar e enfatizar a natureza dinâmica dos cenários políticos, em consonância com a matriz conceitual pós-estruturalista, este trabalho objetiva apresentar e discutir um conjunto de ações em andamento nos municípios de Santana do Livramento, Rivera, Jaguarão e Rio Branco, as quais resultam na oferta de cursos técnicos com diplomação binacional a estudantes brasileiros e uruguaios. Tendo como referências teóricas o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, procuraremos demonstrar a relevância para a população fronteiriça de um projeto de educação binacional, construído a partir de atores locais das instituições envolvidas e da comunidade, o qual produziu integração regional e institucional, resultou em dois Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Santana do Livramento e Jaguarão e ocasionou um reordenamento legal nas Instituições envolvidas e entre Brasil e Uruguai.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/73110.23899/relacult.v4i0.731RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/731/392Copyright (c) 2018 Jair Jonko Araujo, Janete Otte Otte, Lia Pachalski Pachalskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Jair JonkoOtte, Janete OttePachalski, Lia Pachalski2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/731Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social. |
title |
Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social. |
spellingShingle |
Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social. Araujo, Jair Jonko Ciclo de Políticas Cooperação Internacional Cursos Binacionais Educação Profissional na Fronteira Política Educacional Teoria do Discurso |
title_short |
Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social. |
title_full |
Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social. |
title_fullStr |
Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social. |
title_full_unstemmed |
Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social. |
title_sort |
Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social. |
author |
Araujo, Jair Jonko |
author_facet |
Araujo, Jair Jonko Otte, Janete Otte Pachalski, Lia Pachalski |
author_role |
author |
author2 |
Otte, Janete Otte Pachalski, Lia Pachalski |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Jair Jonko Otte, Janete Otte Pachalski, Lia Pachalski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclo de Políticas Cooperação Internacional Cursos Binacionais Educação Profissional na Fronteira Política Educacional Teoria do Discurso |
topic |
Ciclo de Políticas Cooperação Internacional Cursos Binacionais Educação Profissional na Fronteira Política Educacional Teoria do Discurso |
description |
Buscando considerar e enfatizar a natureza dinâmica dos cenários políticos, em consonância com a matriz conceitual pós-estruturalista, este trabalho objetiva apresentar e discutir um conjunto de ações em andamento nos municípios de Santana do Livramento, Rivera, Jaguarão e Rio Branco, as quais resultam na oferta de cursos técnicos com diplomação binacional a estudantes brasileiros e uruguaios. Tendo como referências teóricas o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, procuraremos demonstrar a relevância para a população fronteiriça de um projeto de educação binacional, construído a partir de atores locais das instituições envolvidas e da comunidade, o qual produziu integração regional e institucional, resultou em dois Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Santana do Livramento e Jaguarão e ocasionou um reordenamento legal nas Instituições envolvidas e entre Brasil e Uruguai. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/731 10.23899/relacult.v4i0.731 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/731 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/731/392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Jair Jonko Araujo, Janete Otte Otte, Lia Pachalski Pachalski info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Jair Jonko Araujo, Janete Otte Otte, Lia Pachalski Pachalski |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489290948608 |