Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Jair Jonko
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Otte, Janete Otte, Pachalski, Lia Pachalski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/731
Resumo: Buscando considerar e enfatizar a natureza dinâmica dos cenários políticos, em consonância com a matriz conceitual pós-estruturalista, este trabalho objetiva apresentar e discutir um conjunto de ações em andamento nos municípios de Santana do Livramento, Rivera, Jaguarão e Rio Branco, as quais resultam na oferta de cursos técnicos com diplomação binacional a estudantes brasileiros e uruguaios. Tendo como referências teóricas o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, procuraremos demonstrar a relevância para a população fronteiriça de um projeto de educação binacional, construído a partir de atores locais das instituições envolvidas e da comunidade, o qual produziu integração regional e institucional, resultou em dois Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Santana do Livramento e Jaguarão e ocasionou um reordenamento legal nas Instituições envolvidas e entre Brasil e Uruguai.
id CLAEC-1_e50ead3185eef8c100daa703368a73a4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/731
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.Ciclo de PolíticasCooperação InternacionalCursos BinacionaisEducação Profissional na FronteiraPolítica EducacionalTeoria do DiscursoBuscando considerar e enfatizar a natureza dinâmica dos cenários políticos, em consonância com a matriz conceitual pós-estruturalista, este trabalho objetiva apresentar e discutir um conjunto de ações em andamento nos municípios de Santana do Livramento, Rivera, Jaguarão e Rio Branco, as quais resultam na oferta de cursos técnicos com diplomação binacional a estudantes brasileiros e uruguaios. Tendo como referências teóricas o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, procuraremos demonstrar a relevância para a população fronteiriça de um projeto de educação binacional, construído a partir de atores locais das instituições envolvidas e da comunidade, o qual produziu integração regional e institucional, resultou em dois Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Santana do Livramento e Jaguarão e ocasionou um reordenamento legal nas Instituições envolvidas e entre Brasil e Uruguai.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/73110.23899/relacult.v4i0.731RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/731/392Copyright (c) 2018 Jair Jonko Araujo, Janete Otte Otte, Lia Pachalski Pachalskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Jair JonkoOtte, Janete OttePachalski, Lia Pachalski2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/731Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.
title Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.
spellingShingle Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.
Araujo, Jair Jonko
Ciclo de Políticas
Cooperação Internacional
Cursos Binacionais
Educação Profissional na Fronteira
Política Educacional
Teoria do Discurso
title_short Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.
title_full Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.
title_fullStr Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.
title_full_unstemmed Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.
title_sort Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.
author Araujo, Jair Jonko
author_facet Araujo, Jair Jonko
Otte, Janete Otte
Pachalski, Lia Pachalski
author_role author
author2 Otte, Janete Otte
Pachalski, Lia Pachalski
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Jair Jonko
Otte, Janete Otte
Pachalski, Lia Pachalski
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo de Políticas
Cooperação Internacional
Cursos Binacionais
Educação Profissional na Fronteira
Política Educacional
Teoria do Discurso
topic Ciclo de Políticas
Cooperação Internacional
Cursos Binacionais
Educação Profissional na Fronteira
Política Educacional
Teoria do Discurso
description Buscando considerar e enfatizar a natureza dinâmica dos cenários políticos, em consonância com a matriz conceitual pós-estruturalista, este trabalho objetiva apresentar e discutir um conjunto de ações em andamento nos municípios de Santana do Livramento, Rivera, Jaguarão e Rio Branco, as quais resultam na oferta de cursos técnicos com diplomação binacional a estudantes brasileiros e uruguaios. Tendo como referências teóricas o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, procuraremos demonstrar a relevância para a população fronteiriça de um projeto de educação binacional, construído a partir de atores locais das instituições envolvidas e da comunidade, o qual produziu integração regional e institucional, resultou em dois Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Santana do Livramento e Jaguarão e ocasionou um reordenamento legal nas Instituições envolvidas e entre Brasil e Uruguai.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/731
10.23899/relacult.v4i0.731
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/731
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/731/392
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Jair Jonko Araujo, Janete Otte Otte, Lia Pachalski Pachalski
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Jair Jonko Araujo, Janete Otte Otte, Lia Pachalski Pachalski
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489290948608