TOPÔNIMOS DIAMANTINOS: MOTIVAÇÃO, ESTRUTURA MORFOLÓGICA E ETIMOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, ELIAS DE SOUZA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, EDGAR SOUZA DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1423
Resumo: Neste trabalho apresentamos um estudo toponímico, afim de verificar tendências no processo de nomeação das microrregiões que compõem o território de identidade denominado Chapada Diamantina/BA. Os topônimos foram inventariados a partir de mapas digitalizados, disponibilizados pelo IBGE (2010), e analisados à luz dos pressupostos teórico-metodológicos propostos por DICK (1980, 1990, 1992) para organização das informações acerca desses topônimos, discussão dos aspectos motivacionais, estrutura morfológica e etimologia. Verificamos com a análise que os aspectos motivacionais que se apresentaram de maneira substancial foram os de natureza física, em especial, àqueles correspondentes à flora, fauna e hidrografia e, quanto à forma dos signos toponímicos, foram mais evidentes aqueles de categoria simples e, no que se refere a etimologia, destacaram-se os étimos correspondentes às línguas indígenas. Assim, constatamos que as informações acerca dos topos vão além do léxico e instituem um conjunto de saberes sócio-histórico-culturais sobre o lugar, no estudo em questão, as microrregiões que constituem o território foco desta investigação.
id CLAEC-1_e722f2234f955242e368bdfdca4861f4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1423
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling TOPÔNIMOS DIAMANTINOS: MOTIVAÇÃO, ESTRUTURA MORFOLÓGICA E ETIMOLOGIACIÊNCIAS HUMANASLexicologia. Topônimos. Taxionomia. Chapada Diamantina/BA.Neste trabalho apresentamos um estudo toponímico, afim de verificar tendências no processo de nomeação das microrregiões que compõem o território de identidade denominado Chapada Diamantina/BA. Os topônimos foram inventariados a partir de mapas digitalizados, disponibilizados pelo IBGE (2010), e analisados à luz dos pressupostos teórico-metodológicos propostos por DICK (1980, 1990, 1992) para organização das informações acerca desses topônimos, discussão dos aspectos motivacionais, estrutura morfológica e etimologia. Verificamos com a análise que os aspectos motivacionais que se apresentaram de maneira substancial foram os de natureza física, em especial, àqueles correspondentes à flora, fauna e hidrografia e, quanto à forma dos signos toponímicos, foram mais evidentes aqueles de categoria simples e, no que se refere a etimologia, destacaram-se os étimos correspondentes às línguas indígenas. Assim, constatamos que as informações acerca dos topos vão além do léxico e instituem um conjunto de saberes sócio-histórico-culturais sobre o lugar, no estudo em questão, as microrregiões que constituem o território foco desta investigação.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaSANTOS, ELIAS DE SOUZASILVA, EDGAR SOUZA DA2019-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/142310.23899/relacult.v5i1.1423RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 1 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1423/1074Direitos autorais 2019 ELIAS DE SOUZA SANTOS, EDGAR SOUZA DA SILVAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:08:27Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1423Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:52.207RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv TOPÔNIMOS DIAMANTINOS: MOTIVAÇÃO, ESTRUTURA MORFOLÓGICA E ETIMOLOGIA
title TOPÔNIMOS DIAMANTINOS: MOTIVAÇÃO, ESTRUTURA MORFOLÓGICA E ETIMOLOGIA
spellingShingle TOPÔNIMOS DIAMANTINOS: MOTIVAÇÃO, ESTRUTURA MORFOLÓGICA E ETIMOLOGIA
SANTOS, ELIAS DE SOUZA
CIÊNCIAS HUMANAS
Lexicologia. Topônimos. Taxionomia. Chapada Diamantina/BA.
title_short TOPÔNIMOS DIAMANTINOS: MOTIVAÇÃO, ESTRUTURA MORFOLÓGICA E ETIMOLOGIA
title_full TOPÔNIMOS DIAMANTINOS: MOTIVAÇÃO, ESTRUTURA MORFOLÓGICA E ETIMOLOGIA
title_fullStr TOPÔNIMOS DIAMANTINOS: MOTIVAÇÃO, ESTRUTURA MORFOLÓGICA E ETIMOLOGIA
title_full_unstemmed TOPÔNIMOS DIAMANTINOS: MOTIVAÇÃO, ESTRUTURA MORFOLÓGICA E ETIMOLOGIA
title_sort TOPÔNIMOS DIAMANTINOS: MOTIVAÇÃO, ESTRUTURA MORFOLÓGICA E ETIMOLOGIA
author SANTOS, ELIAS DE SOUZA
author_facet SANTOS, ELIAS DE SOUZA
SILVA, EDGAR SOUZA DA
author_role author
author2 SILVA, EDGAR SOUZA DA
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, ELIAS DE SOUZA
SILVA, EDGAR SOUZA DA
dc.subject.por.fl_str_mv CIÊNCIAS HUMANAS
Lexicologia. Topônimos. Taxionomia. Chapada Diamantina/BA.
topic CIÊNCIAS HUMANAS
Lexicologia. Topônimos. Taxionomia. Chapada Diamantina/BA.
dc.description.none.fl_txt_mv Neste trabalho apresentamos um estudo toponímico, afim de verificar tendências no processo de nomeação das microrregiões que compõem o território de identidade denominado Chapada Diamantina/BA. Os topônimos foram inventariados a partir de mapas digitalizados, disponibilizados pelo IBGE (2010), e analisados à luz dos pressupostos teórico-metodológicos propostos por DICK (1980, 1990, 1992) para organização das informações acerca desses topônimos, discussão dos aspectos motivacionais, estrutura morfológica e etimologia. Verificamos com a análise que os aspectos motivacionais que se apresentaram de maneira substancial foram os de natureza física, em especial, àqueles correspondentes à flora, fauna e hidrografia e, quanto à forma dos signos toponímicos, foram mais evidentes aqueles de categoria simples e, no que se refere a etimologia, destacaram-se os étimos correspondentes às línguas indígenas. Assim, constatamos que as informações acerca dos topos vão além do léxico e instituem um conjunto de saberes sócio-histórico-culturais sobre o lugar, no estudo em questão, as microrregiões que constituem o território foco desta investigação.
description Neste trabalho apresentamos um estudo toponímico, afim de verificar tendências no processo de nomeação das microrregiões que compõem o território de identidade denominado Chapada Diamantina/BA. Os topônimos foram inventariados a partir de mapas digitalizados, disponibilizados pelo IBGE (2010), e analisados à luz dos pressupostos teórico-metodológicos propostos por DICK (1980, 1990, 1992) para organização das informações acerca desses topônimos, discussão dos aspectos motivacionais, estrutura morfológica e etimologia. Verificamos com a análise que os aspectos motivacionais que se apresentaram de maneira substancial foram os de natureza física, em especial, àqueles correspondentes à flora, fauna e hidrografia e, quanto à forma dos signos toponímicos, foram mais evidentes aqueles de categoria simples e, no que se refere a etimologia, destacaram-se os étimos correspondentes às línguas indígenas. Assim, constatamos que as informações acerca dos topos vão além do léxico e instituem um conjunto de saberes sócio-histórico-culturais sobre o lugar, no estudo em questão, as microrregiões que constituem o território foco desta investigação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1423
10.23899/relacult.v5i1.1423
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1423
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i1.1423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1423/1074
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ELIAS DE SOUZA SANTOS, EDGAR SOUZA DA SILVA
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ELIAS DE SOUZA SANTOS, EDGAR SOUZA DA SILVA
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 1 (2019)
2525-7870
10.23899/relacult.v5i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121103890448384