A representação da vaquejada na literatura de cordel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/493 |
Resumo: | A representação da vaquejada na literatura de cordel é exposta neste artigo, a partir da análise d’A história do boi misterioso, dialogando com outras obras e poetas cordelistas e os estudos de Cascudo (1984) e Luciano (2012), no sentido de delinear a trajetória histórica destas duas culturas em meio às transformações da sociedade, desde o início do século XX até os dias atuais. Está fundamentada nos pressupostos da história cultural, tendo como base teórica Burke (2008) e Chartier (2002), enquanto que para a compreensão do valor da literatura e sua função social, Todorov (2009) foi o norteador dos argumentos. Concluímos que nesta caminhada o cordel e a vaquejada se reajustam e se reinventam para se manterem vivas enquanto tradições, com o poeta se apropriando dos elementos essenciais à prática da vaquejada – cavalo, boi e vaqueiro – para valorizar as suas narrativas e ao mesmo tempo enaltecer e propagandear a cultura da vaquejada. |
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