Descolonização da escola e questão indígena: porque e para quem?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/623 |
Resumo: | O texto busca apresentar o objeto da pesquisa de doutorado, em fase inicial no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de São Carlos, intitulada “A descolonização do saber e a escolarização: Educação escolar indígena e a Lei 11.645/08”, aprofundando elementos indispensáveis à investigação do tema proposto. A pesquisa em questão terá como foco a temática indígena, com observação participante no contexto escolar indígena junto ao povo pataxó de Coroa Vermelha, bem como no contexto não indígena, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Porto Seguro e em escolas da rede municipal e estadual de Salvador. Com base na discussão sobre a descolonização da escola, a investigação tem como foco como a questão indígena é abordada no contexto escolar e em que medida está inclusa na reconfiguração constante do sistema escolar. Porém, como analisar um processo tão complexo como o de descolonização, partindo do pressuposto de que a escola é uma instituição social originalmente não-indígena e, ao mesmo tempo, vem sendo utilizada por povos indígenas em prol de suas demandas e interesses, como se observa na ampla literatura sobre educação escolar indígena? Esta é a questão central sobre a qual se debruça o texto aqui apresentado, visando utilizar dados já acessados após a escrita do projeto de doutorado, bem como reflexões teórico-metodológicas sobre a temática abordada.O texto busca apresentar o objeto da pesquisa de doutorado, em fase inicial no Programa de Pós-Graduação emAntropologia da Universidade Federal de São Carlos, intitulada “A descolonização do saber e a escolarização:Educação escolar indígena e a Lei 11.645/08”, aprofundando elementos indispensáveis à investigação do temaproposto. A pesquisa em questão terá como foco a temática indígena, com observação participante no contextoescolar indígena junto ao povo pataxó de Coroa Vermelha, bem como no contexto não indígena, no InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Porto Seguro e em escolas da rede municipal eestadual de Salvador. Com base na discussão sobre a descolonização da escola, a investigação tem como fococomo a questão indígena é abordada no contexto escolar e em que medida está inclusa na reconfiguraçãoconstante do sistema escolar. Porém, como analisar um processo tão complexo como o de descolonização,partindo do pressuposto de que a escola é uma instituição social originalmente não-indígena e, ao mesmo tempo,vem sendo utilizada por povos indígenas em prol de suas demandas e interesses, como se observa na amplaliteratura sobre educação escolar indígena? Esta é a questão central sobre a qual se debruça o texto aquiapresentado, visando utilizar dados já acessados após a escrita do projeto de doutorado, bem como reflexõesteórico-metodológicas sobre a temática abordada. |
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O texto busca apresentar o objeto da pesquisa de doutorado, em fase inicial no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de São Carlos, intitulada “A descolonização do saber e a escolarização: Educação escolar indígena e a Lei 11.645/08”, aprofundando elementos indispensáveis à investigação do tema proposto. A pesquisa em questão terá como foco a temática indígena, com observação participante no contexto escolar indígena junto ao povo pataxó de Coroa Vermelha, bem como no contexto não indígena, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Porto Seguro e em escolas da rede municipal e estadual de Salvador. Com base na discussão sobre a descolonização da escola, a investigação tem como foco como a questão indígena é abordada no contexto escolar e em que medida está inclusa na reconfiguração constante do sistema escolar. Porém, como analisar um processo tão complexo como o de descolonização, partindo do pressuposto de que a escola é uma instituição social originalmente não-indígena e, ao mesmo tempo, vem sendo utilizada por povos indígenas em prol de suas demandas e interesses, como se observa na ampla literatura sobre educação escolar indígena? Esta é a questão central sobre a qual se debruça o texto aqui apresentado, visando utilizar dados já acessados após a escrita do projeto de doutorado, bem como reflexões teórico-metodológicas sobre a temática abordada.O texto busca apresentar o objeto da pesquisa de doutorado, em fase inicial no Programa de Pós-Graduação emAntropologia da Universidade Federal de São Carlos, intitulada “A descolonização do saber e a escolarização:Educação escolar indígena e a Lei 11.645/08”, aprofundando elementos indispensáveis à investigação do temaproposto. A pesquisa em questão terá como foco a temática indígena, com observação participante no contextoescolar indígena junto ao povo pataxó de Coroa Vermelha, bem como no contexto não indígena, no InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Porto Seguro e em escolas da rede municipal eestadual de Salvador. Com base na discussão sobre a descolonização da escola, a investigação tem como fococomo a questão indígena é abordada no contexto escolar e em que medida está inclusa na reconfiguraçãoconstante do sistema escolar. Porém, como analisar um processo tão complexo como o de descolonização,partindo do pressuposto de que a escola é uma instituição social originalmente não-indígena e, ao mesmo tempo,vem sendo utilizada por povos indígenas em prol de suas demandas e interesses, como se observa na amplaliteratura sobre educação escolar indígena? Esta é a questão central sobre a qual se debruça o texto aquiapresentado, visando utilizar dados já acessados após a escrita do projeto de doutorado, bem como reflexõesteórico-metodológicas sobre a temática abordada. |
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