A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lorena
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/293
Resumo: Neste trabalho acadêmico de finalização do Curso de Licenciatura em Pedagogia junto à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a temática abordada consiste na visão de estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão. Desta temática desprende-se o seguinte problema: na visão dos alunos uruguaios fronteiriços que estudam na UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão, a universidade promove a integração cultural em suas práticas educacionais? O estudo tem como objetivo geral investigar as percepções dos alunos uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural junto ao Câmpus Jaguarão da UNIPAMPA, além de localizar alguns elementos, fatores ou condicionantes que poderiam favorecer ou desfavorecer tal integração. Cultural. Diversos autores e referências teóricas de corte cultural e educacional foram abordados para aprofundar e compreender melhor a temática em questão. A metodologia deste estudo teve como eixo a abordagem qualitativa, a qual permite olhar para as diferentes percepções dos atores dele participantes. Com este estudo, pode-se refletir acerca da integração cultural em uma instituição educativa de nível superior posicionada dentro de uma perspectiva intercultural.
id CLAEC-1_f1e642ce32bb35e16999fc09effad07f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/293
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus JaguarãoLa visión de los estudiantes uruguayos fronterizos sobre la integración cultural en los procesos educativos de la Universidad Federal del Pampa – Campus YaguarónIntegración culturalInterculturalidadUnipampaAlumnos uruguayos fronterizosIntegración culturalInterculturalidadUnipampaAlumnos uruguayos fronterizosNeste trabalho acadêmico de finalização do Curso de Licenciatura em Pedagogia junto à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a temática abordada consiste na visão de estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão. Desta temática desprende-se o seguinte problema: na visão dos alunos uruguaios fronteiriços que estudam na UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão, a universidade promove a integração cultural em suas práticas educacionais? O estudo tem como objetivo geral investigar as percepções dos alunos uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural junto ao Câmpus Jaguarão da UNIPAMPA, além de localizar alguns elementos, fatores ou condicionantes que poderiam favorecer ou desfavorecer tal integração. Cultural. Diversos autores e referências teóricas de corte cultural e educacional foram abordados para aprofundar e compreender melhor a temática em questão. A metodologia deste estudo teve como eixo a abordagem qualitativa, a qual permite olhar para as diferentes percepções dos atores dele participantes. Com este estudo, pode-se refletir acerca da integração cultural em uma instituição educativa de nível superior posicionada dentro de uma perspectiva intercultural.En este trabajo académico de finalización del curso de Licenciatura en Pedagogía, la temática abordada es la visión de estudiantes uruguayos fronterizos sobre la integración cultural en los procesos educativos de la Universidad Federal del Pampa – Campus Yaguarón, de la misma se desprende el siguiente problema: “En la visión de los alumnos uruguayos fronterizos que estudian en la Universidad Unipampa en la ciudad de Yaguarón (Brasil), ¿la universidad promueve la integración cultural en sus prácticas educacionales?”. Teniendo como objetivo general investigar las percepciones de los alumnos uruguayos fronterizos acerca de si la Universidad Federal del Pampa-Campus Yaguarón promueve en sus prácticas educativas una integración cultural. Así como también localizar algunos elementos, factores o condicionantes que podrían favorecer o desfavorecer la integración cultural de los alumnos uruguayos fronterizos junto a la universidad. Diversos autores y artículos de corte cultural y educacional fueron abordados para profundizar y comprender mejor el tema en cuestión. La metodología de estudio tuvo como eje una investigación cualitativa, la cual permite conocer las diferentes percepciones de los sujetos entrevistados. Con este estudio se puede reflexionar acerca de la integración cultural en una institución educativa posicionada dentro de una perspectiva intercultural.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/29310.23899/relacult.v2i4.293RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 225-2462525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECspahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/293/121Copyright (c) 2017 Lorena Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Lorena2017-05-20T19:51:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/293Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-05-20T19:51:52RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão
La visión de los estudiantes uruguayos fronterizos sobre la integración cultural en los procesos educativos de la Universidad Federal del Pampa – Campus Yaguarón
title A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão
spellingShingle A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão
Pereira, Lorena
Integración cultural
Interculturalidad
Unipampa
Alumnos uruguayos fronterizos
Integración cultural
Interculturalidad
Unipampa
Alumnos uruguayos fronterizos
title_short A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão
title_full A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão
title_fullStr A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão
title_full_unstemmed A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão
title_sort A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão
author Pereira, Lorena
author_facet Pereira, Lorena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Lorena
dc.subject.por.fl_str_mv Integración cultural
Interculturalidad
Unipampa
Alumnos uruguayos fronterizos
Integración cultural
Interculturalidad
Unipampa
Alumnos uruguayos fronterizos
topic Integración cultural
Interculturalidad
Unipampa
Alumnos uruguayos fronterizos
Integración cultural
Interculturalidad
Unipampa
Alumnos uruguayos fronterizos
description Neste trabalho acadêmico de finalização do Curso de Licenciatura em Pedagogia junto à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a temática abordada consiste na visão de estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão. Desta temática desprende-se o seguinte problema: na visão dos alunos uruguaios fronteiriços que estudam na UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão, a universidade promove a integração cultural em suas práticas educacionais? O estudo tem como objetivo geral investigar as percepções dos alunos uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural junto ao Câmpus Jaguarão da UNIPAMPA, além de localizar alguns elementos, fatores ou condicionantes que poderiam favorecer ou desfavorecer tal integração. Cultural. Diversos autores e referências teóricas de corte cultural e educacional foram abordados para aprofundar e compreender melhor a temática em questão. A metodologia deste estudo teve como eixo a abordagem qualitativa, a qual permite olhar para as diferentes percepções dos atores dele participantes. Com este estudo, pode-se refletir acerca da integração cultural em uma instituição educativa de nível superior posicionada dentro de uma perspectiva intercultural.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/293
10.23899/relacult.v2i4.293
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/293
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i4.293
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/293/121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Lorena Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Lorena Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 225-246
2525-7870
10.23899/relacult.v2i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042488251809792