A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/293 |
Resumo: | Neste trabalho acadêmico de finalização do Curso de Licenciatura em Pedagogia junto à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a temática abordada consiste na visão de estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão. Desta temática desprende-se o seguinte problema: na visão dos alunos uruguaios fronteiriços que estudam na UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão, a universidade promove a integração cultural em suas práticas educacionais? O estudo tem como objetivo geral investigar as percepções dos alunos uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural junto ao Câmpus Jaguarão da UNIPAMPA, além de localizar alguns elementos, fatores ou condicionantes que poderiam favorecer ou desfavorecer tal integração. Cultural. Diversos autores e referências teóricas de corte cultural e educacional foram abordados para aprofundar e compreender melhor a temática em questão. A metodologia deste estudo teve como eixo a abordagem qualitativa, a qual permite olhar para as diferentes percepções dos atores dele participantes. Com este estudo, pode-se refletir acerca da integração cultural em uma instituição educativa de nível superior posicionada dentro de uma perspectiva intercultural. |
id |
CLAEC-1_f1e642ce32bb35e16999fc09effad07f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/293 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus JaguarãoLa visión de los estudiantes uruguayos fronterizos sobre la integración cultural en los procesos educativos de la Universidad Federal del Pampa – Campus YaguarónIntegración culturalInterculturalidadUnipampaAlumnos uruguayos fronterizosIntegración culturalInterculturalidadUnipampaAlumnos uruguayos fronterizosNeste trabalho acadêmico de finalização do Curso de Licenciatura em Pedagogia junto à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a temática abordada consiste na visão de estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão. Desta temática desprende-se o seguinte problema: na visão dos alunos uruguaios fronteiriços que estudam na UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão, a universidade promove a integração cultural em suas práticas educacionais? O estudo tem como objetivo geral investigar as percepções dos alunos uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural junto ao Câmpus Jaguarão da UNIPAMPA, além de localizar alguns elementos, fatores ou condicionantes que poderiam favorecer ou desfavorecer tal integração. Cultural. Diversos autores e referências teóricas de corte cultural e educacional foram abordados para aprofundar e compreender melhor a temática em questão. A metodologia deste estudo teve como eixo a abordagem qualitativa, a qual permite olhar para as diferentes percepções dos atores dele participantes. Com este estudo, pode-se refletir acerca da integração cultural em uma instituição educativa de nível superior posicionada dentro de uma perspectiva intercultural.En este trabajo académico de finalización del curso de Licenciatura en Pedagogía, la temática abordada es la visión de estudiantes uruguayos fronterizos sobre la integración cultural en los procesos educativos de la Universidad Federal del Pampa – Campus Yaguarón, de la misma se desprende el siguiente problema: “En la visión de los alumnos uruguayos fronterizos que estudian en la Universidad Unipampa en la ciudad de Yaguarón (Brasil), ¿la universidad promueve la integración cultural en sus prácticas educacionales?”. Teniendo como objetivo general investigar las percepciones de los alumnos uruguayos fronterizos acerca de si la Universidad Federal del Pampa-Campus Yaguarón promueve en sus prácticas educativas una integración cultural. Así como también localizar algunos elementos, factores o condicionantes que podrían favorecer o desfavorecer la integración cultural de los alumnos uruguayos fronterizos junto a la universidad. Diversos autores y artículos de corte cultural y educacional fueron abordados para profundizar y comprender mejor el tema en cuestión. La metodología de estudio tuvo como eje una investigación cualitativa, la cual permite conocer las diferentes percepciones de los sujetos entrevistados. Con este estudio se puede reflexionar acerca de la integración cultural en una institución educativa posicionada dentro de una perspectiva intercultural.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/29310.23899/relacult.v2i4.293RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 225-2462525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECspahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/293/121Copyright (c) 2017 Lorena Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Lorena2017-05-20T19:51:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/293Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-05-20T19:51:52RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão La visión de los estudiantes uruguayos fronterizos sobre la integración cultural en los procesos educativos de la Universidad Federal del Pampa – Campus Yaguarón |
title |
A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão |
spellingShingle |
A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão Pereira, Lorena Integración cultural Interculturalidad Unipampa Alumnos uruguayos fronterizos Integración cultural Interculturalidad Unipampa Alumnos uruguayos fronterizos |
title_short |
A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão |
title_full |
A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão |
title_fullStr |
A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão |
title_full_unstemmed |
A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão |
title_sort |
A visão dos estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da Universidade Federal do Pampa-Campus Jaguarão |
author |
Pereira, Lorena |
author_facet |
Pereira, Lorena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Lorena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integración cultural Interculturalidad Unipampa Alumnos uruguayos fronterizos Integración cultural Interculturalidad Unipampa Alumnos uruguayos fronterizos |
topic |
Integración cultural Interculturalidad Unipampa Alumnos uruguayos fronterizos Integración cultural Interculturalidad Unipampa Alumnos uruguayos fronterizos |
description |
Neste trabalho acadêmico de finalização do Curso de Licenciatura em Pedagogia junto à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a temática abordada consiste na visão de estudantes uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural nos processos educativos da UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão. Desta temática desprende-se o seguinte problema: na visão dos alunos uruguaios fronteiriços que estudam na UNIPAMPA – Câmpus Jaguarão, a universidade promove a integração cultural em suas práticas educacionais? O estudo tem como objetivo geral investigar as percepções dos alunos uruguaios fronteiriços sobre a integração cultural junto ao Câmpus Jaguarão da UNIPAMPA, além de localizar alguns elementos, fatores ou condicionantes que poderiam favorecer ou desfavorecer tal integração. Cultural. Diversos autores e referências teóricas de corte cultural e educacional foram abordados para aprofundar e compreender melhor a temática em questão. A metodologia deste estudo teve como eixo a abordagem qualitativa, a qual permite olhar para as diferentes percepções dos atores dele participantes. Com este estudo, pode-se refletir acerca da integração cultural em uma instituição educativa de nível superior posicionada dentro de uma perspectiva intercultural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/293 10.23899/relacult.v2i4.293 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/293 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v2i4.293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/293/121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Lorena Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Lorena Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 225-246 2525-7870 10.23899/relacult.v2i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042488251809792 |