Empoderamento de crianças negras com o brinquedo-infográfico “Pretinhos do Poder!”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Raphael Henrique do Rosário
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bandeira, Ana da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1301
Resumo: Este trabalho tem como intuito demonstrar o processo e as escolhas de técnicas adequadas para o desenvolvimento do brinquedo-infográfico “Pretinhos do poder!”, desenvolvido como proposta de trabalho final para a disciplina de Design da Informação do curso de Design Gráfico. Em busca de referências de infográficos voltados para o público negro na internet, os principais resultados encontrados versaram sobre a violência contra a população negra, número de negros no mercado de trabalho, índice de escolaridade de negros, etc. Na busca de um viés diferenciado, surgiu a proposta de trabalhar o empoderamento de crianças negras e a aceitação de seus respectivos cabelos. Com base nos dados estatísticos levantados, foi confirmada a ideia de que o projeto do brinquedo-infográfico deveria ser focado para crianças, com o intuito das mesmas se identificarem com os personagens, mas também com informações para os pais educarem seus filhos. Então, com um tema estabelecido, uma pesquisa mais elaborada foi realizada além de um briefing, buscando traçar quais as necessidades primordiais do projeto. A consulta ao público foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Irene, Pelotas - RS, com uma amostragem definida por acessibilidade. Foram consultados 13 alunos, com idades entre 8 e 11 anos. Foi possível observar, com o projeto deste infográfico, a importância de aplicar um conteúdo de grande relevância em um material com potencial didático.
id CLAEC-1_f203c42778aac1309ddd6549af7c1d4c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1301
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Empoderamento de crianças negras com o brinquedo-infográfico “Pretinhos do Poder!”Brinquedoinfográficoempoderamentocrianças negrasdesign da informaçãoEste trabalho tem como intuito demonstrar o processo e as escolhas de técnicas adequadas para o desenvolvimento do brinquedo-infográfico “Pretinhos do poder!”, desenvolvido como proposta de trabalho final para a disciplina de Design da Informação do curso de Design Gráfico. Em busca de referências de infográficos voltados para o público negro na internet, os principais resultados encontrados versaram sobre a violência contra a população negra, número de negros no mercado de trabalho, índice de escolaridade de negros, etc. Na busca de um viés diferenciado, surgiu a proposta de trabalhar o empoderamento de crianças negras e a aceitação de seus respectivos cabelos. Com base nos dados estatísticos levantados, foi confirmada a ideia de que o projeto do brinquedo-infográfico deveria ser focado para crianças, com o intuito das mesmas se identificarem com os personagens, mas também com informações para os pais educarem seus filhos. Então, com um tema estabelecido, uma pesquisa mais elaborada foi realizada além de um briefing, buscando traçar quais as necessidades primordiais do projeto. A consulta ao público foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Irene, Pelotas - RS, com uma amostragem definida por acessibilidade. Foram consultados 13 alunos, com idades entre 8 e 11 anos. Foi possível observar, com o projeto deste infográfico, a importância de aplicar um conteúdo de grande relevância em um material com potencial didático.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/130110.23899/relacult.v5i4.1301RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1301/775Copyright (c) 2019 Raphael Henrique do Rosário Gonçalves, Ana da Rosa Bandeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Raphael Henrique do RosárioBandeira, Ana da Rosa2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1301Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Empoderamento de crianças negras com o brinquedo-infográfico “Pretinhos do Poder!”
title Empoderamento de crianças negras com o brinquedo-infográfico “Pretinhos do Poder!”
spellingShingle Empoderamento de crianças negras com o brinquedo-infográfico “Pretinhos do Poder!”
Gonçalves, Raphael Henrique do Rosário
Brinquedo
infográfico
empoderamento
crianças negras
design da informação
title_short Empoderamento de crianças negras com o brinquedo-infográfico “Pretinhos do Poder!”
title_full Empoderamento de crianças negras com o brinquedo-infográfico “Pretinhos do Poder!”
title_fullStr Empoderamento de crianças negras com o brinquedo-infográfico “Pretinhos do Poder!”
title_full_unstemmed Empoderamento de crianças negras com o brinquedo-infográfico “Pretinhos do Poder!”
title_sort Empoderamento de crianças negras com o brinquedo-infográfico “Pretinhos do Poder!”
author Gonçalves, Raphael Henrique do Rosário
author_facet Gonçalves, Raphael Henrique do Rosário
Bandeira, Ana da Rosa
author_role author
author2 Bandeira, Ana da Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Raphael Henrique do Rosário
Bandeira, Ana da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedo
infográfico
empoderamento
crianças negras
design da informação
topic Brinquedo
infográfico
empoderamento
crianças negras
design da informação
description Este trabalho tem como intuito demonstrar o processo e as escolhas de técnicas adequadas para o desenvolvimento do brinquedo-infográfico “Pretinhos do poder!”, desenvolvido como proposta de trabalho final para a disciplina de Design da Informação do curso de Design Gráfico. Em busca de referências de infográficos voltados para o público negro na internet, os principais resultados encontrados versaram sobre a violência contra a população negra, número de negros no mercado de trabalho, índice de escolaridade de negros, etc. Na busca de um viés diferenciado, surgiu a proposta de trabalhar o empoderamento de crianças negras e a aceitação de seus respectivos cabelos. Com base nos dados estatísticos levantados, foi confirmada a ideia de que o projeto do brinquedo-infográfico deveria ser focado para crianças, com o intuito das mesmas se identificarem com os personagens, mas também com informações para os pais educarem seus filhos. Então, com um tema estabelecido, uma pesquisa mais elaborada foi realizada além de um briefing, buscando traçar quais as necessidades primordiais do projeto. A consulta ao público foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Irene, Pelotas - RS, com uma amostragem definida por acessibilidade. Foram consultados 13 alunos, com idades entre 8 e 11 anos. Foi possível observar, com o projeto deste infográfico, a importância de aplicar um conteúdo de grande relevância em um material com potencial didático.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1301
10.23899/relacult.v5i4.1301
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1301
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1301/775
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Raphael Henrique do Rosário Gonçalves, Ana da Rosa Bandeira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Raphael Henrique do Rosário Gonçalves, Ana da Rosa Bandeira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490999078912