Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebaje, Alexandre Zacaria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hammes, Lúcio Jorge, Hammes, Itamar Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1102
Resumo: O presente estudo, centrado teoricamente na interface entre as áreas da Educação e do Direito, compreende uma investigação de abordagem qualitativa, cujo escopo abrange questões pertinentes à promoção da cultura de paz e à mediação de conflito no âmbito da escola. O lócus focal da investigação é uma escola de Ensino Médio de Pelotas pertencente à Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. O corpus analítico emerge de dados obtidos por meio de um questionário com perguntas abertas, destacando-se a Análise de Conteúdo como método precípuo de tratamento dos dados obtidos. O estudo teve como mote investigativo as seguintes indagações: (i) Você já ouviu falar a respeito de Cultura de Paz? O que você entende da mesma? (ii) O que você entende por conflito? (iii) O que você entende por mediação de conflito? No sentido de buscar respostas a tais questões, traçou-se como objetivo averiguar a percepção da comunidade escolar no que se refere à cultura de paz e à mediação de conflitos. Os resultados obtidos indicam a necessidade de qualificar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para a promoção da cultura de paz e mediação de conflitos dentro da escola. Sugere-se, assim, a inclusão de cursos de formação e capacitação de professores, a fim de inspirar novas e potentes discussões e construções de saberes.
id CLAEC-1_fff84d27b1246f425c99e760eb45d41c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1102
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de PazConflitocultura de pazformaçãomediação de conflito.O presente estudo, centrado teoricamente na interface entre as áreas da Educação e do Direito, compreende uma investigação de abordagem qualitativa, cujo escopo abrange questões pertinentes à promoção da cultura de paz e à mediação de conflito no âmbito da escola. O lócus focal da investigação é uma escola de Ensino Médio de Pelotas pertencente à Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. O corpus analítico emerge de dados obtidos por meio de um questionário com perguntas abertas, destacando-se a Análise de Conteúdo como método precípuo de tratamento dos dados obtidos. O estudo teve como mote investigativo as seguintes indagações: (i) Você já ouviu falar a respeito de Cultura de Paz? O que você entende da mesma? (ii) O que você entende por conflito? (iii) O que você entende por mediação de conflito? No sentido de buscar respostas a tais questões, traçou-se como objetivo averiguar a percepção da comunidade escolar no que se refere à cultura de paz e à mediação de conflitos. Os resultados obtidos indicam a necessidade de qualificar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para a promoção da cultura de paz e mediação de conflitos dentro da escola. Sugere-se, assim, a inclusão de cursos de formação e capacitação de professores, a fim de inspirar novas e potentes discussões e construções de saberes.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/110210.23899/relacult.v5i4.1102RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1102/617Copyright (c) 2019 Alexandre Zacaria Sebajeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSebaje, Alexandre ZacariaHammes, Lúcio JorgeHammes, Itamar Luis2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1102Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz
title Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz
spellingShingle Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz
Sebaje, Alexandre Zacaria
Conflito
cultura de paz
formação
mediação de conflito.
title_short Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz
title_full Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz
title_fullStr Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz
title_full_unstemmed Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz
title_sort Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz
author Sebaje, Alexandre Zacaria
author_facet Sebaje, Alexandre Zacaria
Hammes, Lúcio Jorge
Hammes, Itamar Luis
author_role author
author2 Hammes, Lúcio Jorge
Hammes, Itamar Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebaje, Alexandre Zacaria
Hammes, Lúcio Jorge
Hammes, Itamar Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito
cultura de paz
formação
mediação de conflito.
topic Conflito
cultura de paz
formação
mediação de conflito.
description O presente estudo, centrado teoricamente na interface entre as áreas da Educação e do Direito, compreende uma investigação de abordagem qualitativa, cujo escopo abrange questões pertinentes à promoção da cultura de paz e à mediação de conflito no âmbito da escola. O lócus focal da investigação é uma escola de Ensino Médio de Pelotas pertencente à Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. O corpus analítico emerge de dados obtidos por meio de um questionário com perguntas abertas, destacando-se a Análise de Conteúdo como método precípuo de tratamento dos dados obtidos. O estudo teve como mote investigativo as seguintes indagações: (i) Você já ouviu falar a respeito de Cultura de Paz? O que você entende da mesma? (ii) O que você entende por conflito? (iii) O que você entende por mediação de conflito? No sentido de buscar respostas a tais questões, traçou-se como objetivo averiguar a percepção da comunidade escolar no que se refere à cultura de paz e à mediação de conflitos. Os resultados obtidos indicam a necessidade de qualificar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para a promoção da cultura de paz e mediação de conflitos dentro da escola. Sugere-se, assim, a inclusão de cursos de formação e capacitação de professores, a fim de inspirar novas e potentes discussões e construções de saberes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1102
10.23899/relacult.v5i4.1102
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1102
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1102/617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Alexandre Zacaria Sebaje
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Alexandre Zacaria Sebaje
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490164412416