Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1102 |
Resumo: | O presente estudo, centrado teoricamente na interface entre as áreas da Educação e do Direito, compreende uma investigação de abordagem qualitativa, cujo escopo abrange questões pertinentes à promoção da cultura de paz e à mediação de conflito no âmbito da escola. O lócus focal da investigação é uma escola de Ensino Médio de Pelotas pertencente à Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. O corpus analítico emerge de dados obtidos por meio de um questionário com perguntas abertas, destacando-se a Análise de Conteúdo como método precípuo de tratamento dos dados obtidos. O estudo teve como mote investigativo as seguintes indagações: (i) Você já ouviu falar a respeito de Cultura de Paz? O que você entende da mesma? (ii) O que você entende por conflito? (iii) O que você entende por mediação de conflito? No sentido de buscar respostas a tais questões, traçou-se como objetivo averiguar a percepção da comunidade escolar no que se refere à cultura de paz e à mediação de conflitos. Os resultados obtidos indicam a necessidade de qualificar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para a promoção da cultura de paz e mediação de conflitos dentro da escola. Sugere-se, assim, a inclusão de cursos de formação e capacitação de professores, a fim de inspirar novas e potentes discussões e construções de saberes. |
id |
CLAEC-1_fff84d27b1246f425c99e760eb45d41c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1102 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de PazConflitocultura de pazformaçãomediação de conflito.O presente estudo, centrado teoricamente na interface entre as áreas da Educação e do Direito, compreende uma investigação de abordagem qualitativa, cujo escopo abrange questões pertinentes à promoção da cultura de paz e à mediação de conflito no âmbito da escola. O lócus focal da investigação é uma escola de Ensino Médio de Pelotas pertencente à Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. O corpus analítico emerge de dados obtidos por meio de um questionário com perguntas abertas, destacando-se a Análise de Conteúdo como método precípuo de tratamento dos dados obtidos. O estudo teve como mote investigativo as seguintes indagações: (i) Você já ouviu falar a respeito de Cultura de Paz? O que você entende da mesma? (ii) O que você entende por conflito? (iii) O que você entende por mediação de conflito? No sentido de buscar respostas a tais questões, traçou-se como objetivo averiguar a percepção da comunidade escolar no que se refere à cultura de paz e à mediação de conflitos. Os resultados obtidos indicam a necessidade de qualificar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para a promoção da cultura de paz e mediação de conflitos dentro da escola. Sugere-se, assim, a inclusão de cursos de formação e capacitação de professores, a fim de inspirar novas e potentes discussões e construções de saberes.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/110210.23899/relacult.v5i4.1102RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1102/617Copyright (c) 2019 Alexandre Zacaria Sebajeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSebaje, Alexandre ZacariaHammes, Lúcio JorgeHammes, Itamar Luis2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1102Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz |
title |
Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz |
spellingShingle |
Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz Sebaje, Alexandre Zacaria Conflito cultura de paz formação mediação de conflito. |
title_short |
Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz |
title_full |
Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz |
title_fullStr |
Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz |
title_full_unstemmed |
Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz |
title_sort |
Educação para a Paz e a Mediação de Conflitos: um Direito e um Instrumento para a Promoção da Cultura de Paz |
author |
Sebaje, Alexandre Zacaria |
author_facet |
Sebaje, Alexandre Zacaria Hammes, Lúcio Jorge Hammes, Itamar Luis |
author_role |
author |
author2 |
Hammes, Lúcio Jorge Hammes, Itamar Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sebaje, Alexandre Zacaria Hammes, Lúcio Jorge Hammes, Itamar Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conflito cultura de paz formação mediação de conflito. |
topic |
Conflito cultura de paz formação mediação de conflito. |
description |
O presente estudo, centrado teoricamente na interface entre as áreas da Educação e do Direito, compreende uma investigação de abordagem qualitativa, cujo escopo abrange questões pertinentes à promoção da cultura de paz e à mediação de conflito no âmbito da escola. O lócus focal da investigação é uma escola de Ensino Médio de Pelotas pertencente à Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul. O corpus analítico emerge de dados obtidos por meio de um questionário com perguntas abertas, destacando-se a Análise de Conteúdo como método precípuo de tratamento dos dados obtidos. O estudo teve como mote investigativo as seguintes indagações: (i) Você já ouviu falar a respeito de Cultura de Paz? O que você entende da mesma? (ii) O que você entende por conflito? (iii) O que você entende por mediação de conflito? No sentido de buscar respostas a tais questões, traçou-se como objetivo averiguar a percepção da comunidade escolar no que se refere à cultura de paz e à mediação de conflitos. Os resultados obtidos indicam a necessidade de qualificar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para a promoção da cultura de paz e mediação de conflitos dentro da escola. Sugere-se, assim, a inclusão de cursos de formação e capacitação de professores, a fim de inspirar novas e potentes discussões e construções de saberes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1102 10.23899/relacult.v5i4.1102 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1102 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1102/617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Alexandre Zacaria Sebaje info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Alexandre Zacaria Sebaje |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490164412416 |