História, memória e sujeito: a narrativa histórica e as reapropriações do sujeito. // History, memory and subject: the historical narrative and the reappropriations of the subject.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Neto, Marcelo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Histórica
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24516
Resumo: Nas últimas décadas, o estudo biográfico tem sofrido uma renovação, despertando a atenção de pesquisadores para o estudo do sujeito como possibilidade de pesquisa e tessitura da narrativa histórica. Seguindo essa trilha, propõe-se, no presente escrito, discutir sobre as reapropriações, pela narrativa histórica, das imagens produzidas acerca de Padre Marcos de Araújo Costa, um dos mais importantes políticos do Norte do Império, na primeira metade do século XIX, todavia, lembrado pela historiografia, sobretudo, por seu trabalho como educador. Entende-se, no entanto, que essa memória construída pela historiografia piauiense sobre o Padre como “benemérito educador” não dá conta da complexidade de sua atuação social e política. Esta memória (re)criada, que fabrica e difunde a história sobre esse sujeito, representa uma produção marcada pelo lugar social de seus produtores que, por meio de biografias e crônicas, criaram uma memória escrita que concentra suas discussões apenas no caráter educacional de Padre Marcos. Essa produção construiu uma memória que desloca o referido sujeito da complexidade que o circundou ao criar, pela história narrada, um espaço de ficção que, mais que descrever, realiza um movimento que (re)cria o sujeito como educador. Esse conhecimento produzido sobre Padre Marcos foi capaz de construir, na narrativa, uma memória que se transmitiu a outros escritos, transformando espaços, atribuindo valores e significados diferentes aos da trajetória por ele percorrida. Portanto, refletir acerca de Padre Marcos, sua atuação política e educacional, bem como das maneiras construídas pela historiografia piauiense para representá-lo e inscrevê-lo como um dos mais proeminentes educadores do século XIX, representam os objetos de análises do presente estudo, que utiliza como suporte teórico os estudos de Michel de Certeau e de Jacques Revel.: In recent decades, the biographical study has undergone a renovation and drew the attention of researchers to study the subject as possible and research fabric of historical narrative. Following this path, it’s proposed, in present study, discuss about the reappropriations, by the historical narrative, the images produced about Priest Marcos de Araújo Costa, one of the most important politicians of Northern Empire, in the first half of the nineteenth century, however, remembered by history, especially for his work as educator. It’s believed, however, that memory built by Piauiense historiography about Priest as "meritorious educator" does not contemplate the complexity of his social and political activity. This memory (re) created, which manufactures and distributes a story on this subject, represents a production marked by the social position of their producers, through biographies and chronicles, have created a memory writing that their discussions focused only on the educational character of Priest Marcos. This production has built a memorial that displaces the subject of such complexity that the circled to create, for storytelling, an area of fiction that, rather than describe, perform a movement to (re)creates the subject as an educator. This knowledge produced about Priest Marcos was able to build in the narrative, a memoir that is transmitted to other writings, turning spaces, assigning different values and meanings to the path traveled. So think about Priest Marcos, political and educational activity, as well as the ways constructed by Piauiense historiography to represent him and insert him as one of the most prominent educators of the nineteenth century, constitute the objects of analyzing of this study, which uses as theoretical bases the studies by Michel de Certeau and Jacques Revel
id CLIO-0_28ede7f33f497afac9a741e29b3ea2a3
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24516
network_acronym_str CLIO-0
network_name_str Revista Pesquisa Histórica
spelling História, memória e sujeito: a narrativa histórica e as reapropriações do sujeito. // History, memory and subject: the historical narrative and the reappropriations of the subject.História; Memória; Narrativa; Piauí; Século XIX. // History; Memory; Narrative; Piauí; Century XIX.Nas últimas décadas, o estudo biográfico tem sofrido uma renovação, despertando a atenção de pesquisadores para o estudo do sujeito como possibilidade de pesquisa e tessitura da narrativa histórica. Seguindo essa trilha, propõe-se, no presente escrito, discutir sobre as reapropriações, pela narrativa histórica, das imagens produzidas acerca de Padre Marcos de Araújo Costa, um dos mais importantes políticos do Norte do Império, na primeira metade do século XIX, todavia, lembrado pela historiografia, sobretudo, por seu trabalho como educador. Entende-se, no entanto, que essa memória construída pela historiografia piauiense sobre o Padre como “benemérito educador” não dá conta da complexidade de sua atuação social e política. Esta memória (re)criada, que fabrica e difunde a história sobre esse sujeito, representa uma produção marcada pelo lugar social de seus produtores que, por meio de biografias e crônicas, criaram uma memória escrita que concentra suas discussões apenas no caráter educacional de Padre Marcos. Essa produção construiu uma memória que desloca o referido sujeito da complexidade que o circundou ao criar, pela história narrada, um espaço de ficção que, mais que descrever, realiza um movimento que (re)cria o sujeito como educador. Esse conhecimento produzido sobre Padre Marcos foi capaz de construir, na narrativa, uma memória que se transmitiu a outros escritos, transformando espaços, atribuindo valores e significados diferentes aos da trajetória por ele percorrida. Portanto, refletir acerca de Padre Marcos, sua atuação política e educacional, bem como das maneiras construídas pela historiografia piauiense para representá-lo e inscrevê-lo como um dos mais proeminentes educadores do século XIX, representam os objetos de análises do presente estudo, que utiliza como suporte teórico os estudos de Michel de Certeau e de Jacques Revel.: In recent decades, the biographical study has undergone a renovation and drew the attention of researchers to study the subject as possible and research fabric of historical narrative. Following this path, it’s proposed, in present study, discuss about the reappropriations, by the historical narrative, the images produced about Priest Marcos de Araújo Costa, one of the most important politicians of Northern Empire, in the first half of the nineteenth century, however, remembered by history, especially for his work as educator. It’s believed, however, that memory built by Piauiense historiography about Priest as "meritorious educator" does not contemplate the complexity of his social and political activity. This memory (re) created, which manufactures and distributes a story on this subject, represents a production marked by the social position of their producers, through biographies and chronicles, have created a memory writing that their discussions focused only on the educational character of Priest Marcos. This production has built a memorial that displaces the subject of such complexity that the circled to create, for storytelling, an area of fiction that, rather than describe, perform a movement to (re)creates the subject as an educator. This knowledge produced about Priest Marcos was able to build in the narrative, a memoir that is transmitted to other writings, turning spaces, assigning different values and meanings to the path traveled. So think about Priest Marcos, political and educational activity, as well as the ways constructed by Piauiense historiography to represent him and insert him as one of the most prominent educators of the nineteenth century, constitute the objects of analyzing of this study, which uses as theoretical bases the studies by Michel de Certeau and Jacques RevelCLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)Sousa Neto, Marcelo2015-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24516CLIO: Historical Research Journal; n. 32.2: Julho-Dezembro de 2014. Dossiê Historiografia: Práticas de Pesquisa.CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 32.2: Julho-Dezembro de 2014. Dossiê Historiografia: Práticas de Pesquisa.CLIO (Recife. Online); n. 32.2: Julho-Dezembro de 2014. Dossiê Historiografia: Práticas de Pesquisa.2525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24516/19808Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:39:43Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv História, memória e sujeito: a narrativa histórica e as reapropriações do sujeito. // History, memory and subject: the historical narrative and the reappropriations of the subject.
title História, memória e sujeito: a narrativa histórica e as reapropriações do sujeito. // History, memory and subject: the historical narrative and the reappropriations of the subject.
spellingShingle História, memória e sujeito: a narrativa histórica e as reapropriações do sujeito. // History, memory and subject: the historical narrative and the reappropriations of the subject.
Sousa Neto, Marcelo
História; Memória; Narrativa; Piauí; Século XIX. // History; Memory; Narrative; Piauí; Century XIX.
title_short História, memória e sujeito: a narrativa histórica e as reapropriações do sujeito. // History, memory and subject: the historical narrative and the reappropriations of the subject.
title_full História, memória e sujeito: a narrativa histórica e as reapropriações do sujeito. // History, memory and subject: the historical narrative and the reappropriations of the subject.
title_fullStr História, memória e sujeito: a narrativa histórica e as reapropriações do sujeito. // History, memory and subject: the historical narrative and the reappropriations of the subject.
title_full_unstemmed História, memória e sujeito: a narrativa histórica e as reapropriações do sujeito. // History, memory and subject: the historical narrative and the reappropriations of the subject.
title_sort História, memória e sujeito: a narrativa histórica e as reapropriações do sujeito. // History, memory and subject: the historical narrative and the reappropriations of the subject.
author Sousa Neto, Marcelo
author_facet Sousa Neto, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Neto, Marcelo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv História; Memória; Narrativa; Piauí; Século XIX. // History; Memory; Narrative; Piauí; Century XIX.
topic História; Memória; Narrativa; Piauí; Século XIX. // History; Memory; Narrative; Piauí; Century XIX.
dc.description.none.fl_txt_mv Nas últimas décadas, o estudo biográfico tem sofrido uma renovação, despertando a atenção de pesquisadores para o estudo do sujeito como possibilidade de pesquisa e tessitura da narrativa histórica. Seguindo essa trilha, propõe-se, no presente escrito, discutir sobre as reapropriações, pela narrativa histórica, das imagens produzidas acerca de Padre Marcos de Araújo Costa, um dos mais importantes políticos do Norte do Império, na primeira metade do século XIX, todavia, lembrado pela historiografia, sobretudo, por seu trabalho como educador. Entende-se, no entanto, que essa memória construída pela historiografia piauiense sobre o Padre como “benemérito educador” não dá conta da complexidade de sua atuação social e política. Esta memória (re)criada, que fabrica e difunde a história sobre esse sujeito, representa uma produção marcada pelo lugar social de seus produtores que, por meio de biografias e crônicas, criaram uma memória escrita que concentra suas discussões apenas no caráter educacional de Padre Marcos. Essa produção construiu uma memória que desloca o referido sujeito da complexidade que o circundou ao criar, pela história narrada, um espaço de ficção que, mais que descrever, realiza um movimento que (re)cria o sujeito como educador. Esse conhecimento produzido sobre Padre Marcos foi capaz de construir, na narrativa, uma memória que se transmitiu a outros escritos, transformando espaços, atribuindo valores e significados diferentes aos da trajetória por ele percorrida. Portanto, refletir acerca de Padre Marcos, sua atuação política e educacional, bem como das maneiras construídas pela historiografia piauiense para representá-lo e inscrevê-lo como um dos mais proeminentes educadores do século XIX, representam os objetos de análises do presente estudo, que utiliza como suporte teórico os estudos de Michel de Certeau e de Jacques Revel.: In recent decades, the biographical study has undergone a renovation and drew the attention of researchers to study the subject as possible and research fabric of historical narrative. Following this path, it’s proposed, in present study, discuss about the reappropriations, by the historical narrative, the images produced about Priest Marcos de Araújo Costa, one of the most important politicians of Northern Empire, in the first half of the nineteenth century, however, remembered by history, especially for his work as educator. It’s believed, however, that memory built by Piauiense historiography about Priest as "meritorious educator" does not contemplate the complexity of his social and political activity. This memory (re) created, which manufactures and distributes a story on this subject, represents a production marked by the social position of their producers, through biographies and chronicles, have created a memory writing that their discussions focused only on the educational character of Priest Marcos. This production has built a memorial that displaces the subject of such complexity that the circled to create, for storytelling, an area of fiction that, rather than describe, perform a movement to (re)creates the subject as an educator. This knowledge produced about Priest Marcos was able to build in the narrative, a memoir that is transmitted to other writings, turning spaces, assigning different values and meanings to the path traveled. So think about Priest Marcos, political and educational activity, as well as the ways constructed by Piauiense historiography to represent him and insert him as one of the most prominent educators of the nineteenth century, constitute the objects of analyzing of this study, which uses as theoretical bases the studies by Michel de Certeau and Jacques Revel
description Nas últimas décadas, o estudo biográfico tem sofrido uma renovação, despertando a atenção de pesquisadores para o estudo do sujeito como possibilidade de pesquisa e tessitura da narrativa histórica. Seguindo essa trilha, propõe-se, no presente escrito, discutir sobre as reapropriações, pela narrativa histórica, das imagens produzidas acerca de Padre Marcos de Araújo Costa, um dos mais importantes políticos do Norte do Império, na primeira metade do século XIX, todavia, lembrado pela historiografia, sobretudo, por seu trabalho como educador. Entende-se, no entanto, que essa memória construída pela historiografia piauiense sobre o Padre como “benemérito educador” não dá conta da complexidade de sua atuação social e política. Esta memória (re)criada, que fabrica e difunde a história sobre esse sujeito, representa uma produção marcada pelo lugar social de seus produtores que, por meio de biografias e crônicas, criaram uma memória escrita que concentra suas discussões apenas no caráter educacional de Padre Marcos. Essa produção construiu uma memória que desloca o referido sujeito da complexidade que o circundou ao criar, pela história narrada, um espaço de ficção que, mais que descrever, realiza um movimento que (re)cria o sujeito como educador. Esse conhecimento produzido sobre Padre Marcos foi capaz de construir, na narrativa, uma memória que se transmitiu a outros escritos, transformando espaços, atribuindo valores e significados diferentes aos da trajetória por ele percorrida. Portanto, refletir acerca de Padre Marcos, sua atuação política e educacional, bem como das maneiras construídas pela historiografia piauiense para representá-lo e inscrevê-lo como um dos mais proeminentes educadores do século XIX, representam os objetos de análises do presente estudo, que utiliza como suporte teórico os estudos de Michel de Certeau e de Jacques Revel.: In recent decades, the biographical study has undergone a renovation and drew the attention of researchers to study the subject as possible and research fabric of historical narrative. Following this path, it’s proposed, in present study, discuss about the reappropriations, by the historical narrative, the images produced about Priest Marcos de Araújo Costa, one of the most important politicians of Northern Empire, in the first half of the nineteenth century, however, remembered by history, especially for his work as educator. It’s believed, however, that memory built by Piauiense historiography about Priest as "meritorious educator" does not contemplate the complexity of his social and political activity. This memory (re) created, which manufactures and distributes a story on this subject, represents a production marked by the social position of their producers, through biographies and chronicles, have created a memory writing that their discussions focused only on the educational character of Priest Marcos. This production has built a memorial that displaces the subject of such complexity that the circled to create, for storytelling, an area of fiction that, rather than describe, perform a movement to (re)creates the subject as an educator. This knowledge produced about Priest Marcos was able to build in the narrative, a memoir that is transmitted to other writings, turning spaces, assigning different values and meanings to the path traveled. So think about Priest Marcos, political and educational activity, as well as the ways constructed by Piauiense historiography to represent him and insert him as one of the most prominent educators of the nineteenth century, constitute the objects of analyzing of this study, which uses as theoretical bases the studies by Michel de Certeau and Jacques Revel
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24516
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24516/19808
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; n. 32.2: Julho-Dezembro de 2014. Dossiê Historiografia: Práticas de Pesquisa.
CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 32.2: Julho-Dezembro de 2014. Dossiê Historiografia: Práticas de Pesquisa.
CLIO (Recife. Online); n. 32.2: Julho-Dezembro de 2014. Dossiê Historiografia: Práticas de Pesquisa.
2525-5649
0102-4736
reponame:Revista Pesquisa Histórica
instname:Universidade Federal de Pernambuco
instacron:CLIO
reponame_str Revista Pesquisa Histórica
collection Revista Pesquisa Histórica
instname_str Universidade Federal de Pernambuco
instacron_str CLIO
institution CLIO
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1648261845405925376