INTERPRETAÇÕES DAS RELAÇÕES ENTRE CURA ANIMARUM E POTESTAS INDIRECTA NO MUNDO LUSO-AMERICANO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Histórica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24161 |
Resumo: | Neste texto, procuro explicitar que relações se estabeleceram entre cura animarum e potestas indirecta numa zona de expansão do império português. Para tanto, examino inicialmente como o pensamento do teólogo jesuíta Francisco Suárez a respeito da “lei” e do “costume” foi interpretado por um missionário jesuíta, na capitania de São Vicente, no final do século XVII. Num segundo momento, confronto o seu ponto de vista com o de um funcionário régio, buscando identificar a extensão de um consenso que se construía localmente a respeito da legitimidade das formas costumeiras de exploração do trabalho indígena. A questão que quero levantar para discussão concerne à maneira como a circulação de determinadas noções dominantes em âmbito europeu foram incorporadas localmente, pelos missionários da Província do Brasil. A resposta a esta questão deverá permitir esclarecer como os saberes missionários, ao procurarem promover a missão nas zonas de expansão do império português, cessaram imediatamente de se propor como especificamente “missionários”, avançando um feixe coerente de proposições teológicas, políticas e jurídicas que tinha como pressuposto a necessidade da intervenção do missionário no processo de formação da sociedade colonial para obter a conversão do gentio. A tensão entre cura animarum e potestas indirecta traduz a dimensão política da missão jesuíta, no Brasil. Palavras-chave: Jesuítas; Francisco Suárez; Império Português |
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INTERPRETAÇÕES DAS RELAÇÕES ENTRE CURA ANIMARUM E POTESTAS INDIRECTA NO MUNDO LUSO-AMERICANONeste texto, procuro explicitar que relações se estabeleceram entre cura animarum e potestas indirecta numa zona de expansão do império português. Para tanto, examino inicialmente como o pensamento do teólogo jesuíta Francisco Suárez a respeito da “lei” e do “costume” foi interpretado por um missionário jesuíta, na capitania de São Vicente, no final do século XVII. Num segundo momento, confronto o seu ponto de vista com o de um funcionário régio, buscando identificar a extensão de um consenso que se construía localmente a respeito da legitimidade das formas costumeiras de exploração do trabalho indígena. A questão que quero levantar para discussão concerne à maneira como a circulação de determinadas noções dominantes em âmbito europeu foram incorporadas localmente, pelos missionários da Província do Brasil. A resposta a esta questão deverá permitir esclarecer como os saberes missionários, ao procurarem promover a missão nas zonas de expansão do império português, cessaram imediatamente de se propor como especificamente “missionários”, avançando um feixe coerente de proposições teológicas, políticas e jurídicas que tinha como pressuposto a necessidade da intervenção do missionário no processo de formação da sociedade colonial para obter a conversão do gentio. A tensão entre cura animarum e potestas indirecta traduz a dimensão política da missão jesuíta, no Brasil. Palavras-chave: Jesuítas; Francisco Suárez; Império PortuguêsCLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)de M. R. Zeron, Carlos Alberto2010-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24161CLIO: Historical Research Journal; n. 27.1: Janeiro-Junho de 2009. Dossiê: Estudos Jesuíticos. Parte 1.CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 27.1: Janeiro-Junho de 2009. Dossiê: Estudos Jesuíticos. Parte 1.CLIO (Recife. Online); n. 27.1: Janeiro-Junho de 2009. Dossiê: Estudos Jesuíticos. Parte 1.2525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24161/19603Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:37:39Zmail@mail.com - |
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Neste texto, procuro explicitar que relações se estabeleceram entre cura animarum e potestas indirecta numa zona de expansão do império português. Para tanto, examino inicialmente como o pensamento do teólogo jesuíta Francisco Suárez a respeito da “lei” e do “costume” foi interpretado por um missionário jesuíta, na capitania de São Vicente, no final do século XVII. Num segundo momento, confronto o seu ponto de vista com o de um funcionário régio, buscando identificar a extensão de um consenso que se construía localmente a respeito da legitimidade das formas costumeiras de exploração do trabalho indígena. A questão que quero levantar para discussão concerne à maneira como a circulação de determinadas noções dominantes em âmbito europeu foram incorporadas localmente, pelos missionários da Província do Brasil. A resposta a esta questão deverá permitir esclarecer como os saberes missionários, ao procurarem promover a missão nas zonas de expansão do império português, cessaram imediatamente de se propor como especificamente “missionários”, avançando um feixe coerente de proposições teológicas, políticas e jurídicas que tinha como pressuposto a necessidade da intervenção do missionário no processo de formação da sociedade colonial para obter a conversão do gentio. A tensão entre cura animarum e potestas indirecta traduz a dimensão política da missão jesuíta, no Brasil. Palavras-chave: Jesuítas; Francisco Suárez; Império Português |
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