OS XUKURU E O “SUL”: migrações e trabalho indígena na lavoura canavieira em Pernambuco e Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edson
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Histórica
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24183
Resumo: Nas memórias dos índios Xukuru, assim como em registros históricos, é citada a migração para a Zona da Mata Sul de Pernambuco, chamada “o Sul” pelos índios. Os Xukuru relatam em suas tradições orais que por causa das violências dos fazendeiros invasores das terras do antigo aldeamento de Cimbres, famílias indígenas fugindo de perseguições, da fome e da seca, engrossaram o grande contingente de mão-de-obra disperso por regiões vizinhas ou migraram para lugares mais distantes. Muitas famílias foram trabalhar na lavoura da cana-de-açúcar. Os índios Xukuru que possuíam pequenos lotes de terras e migravam periodicamente por causa da seca, retornavam com as primeiras chuvas aos seus lugares de origens. Outros por falta de terras, por falta de trabalho para sobrevivência, migraram também para Zona da Mata em Pernambuco e Alagoas, onde se estabeleceram reinventando a vida e suas relações no mundo do açúcar.   Palavras-chave: índios; Xukuru; migrações; trabalho indígena; lavoura canavieira.
id CLIO-0_ace9f4267594cc441ee5260bb00c0641
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24183
network_acronym_str CLIO-0
network_name_str Revista Pesquisa Histórica
spelling OS XUKURU E O “SUL”: migrações e trabalho indígena na lavoura canavieira em Pernambuco e AlagoasNas memórias dos índios Xukuru, assim como em registros históricos, é citada a migração para a Zona da Mata Sul de Pernambuco, chamada “o Sul” pelos índios. Os Xukuru relatam em suas tradições orais que por causa das violências dos fazendeiros invasores das terras do antigo aldeamento de Cimbres, famílias indígenas fugindo de perseguições, da fome e da seca, engrossaram o grande contingente de mão-de-obra disperso por regiões vizinhas ou migraram para lugares mais distantes. Muitas famílias foram trabalhar na lavoura da cana-de-açúcar. Os índios Xukuru que possuíam pequenos lotes de terras e migravam periodicamente por causa da seca, retornavam com as primeiras chuvas aos seus lugares de origens. Outros por falta de terras, por falta de trabalho para sobrevivência, migraram também para Zona da Mata em Pernambuco e Alagoas, onde se estabeleceram reinventando a vida e suas relações no mundo do açúcar.   Palavras-chave: índios; Xukuru; migrações; trabalho indígena; lavoura canavieira.CLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)Silva, Edson2010-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24183CLIO: Historical Research Journal; n. 26.2 (2008): Julho-Dezembro de 2008. Dossiê: Sociedades açucareiras.CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 26.2 (2008): Julho-Dezembro de 2008. Dossiê: Sociedades açucareiras.CLIO (Recife. Online); n. 26.2 (2008): Julho-Dezembro de 2008. Dossiê: Sociedades açucareiras.2525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24183/19622Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:39:20Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv OS XUKURU E O “SUL”: migrações e trabalho indígena na lavoura canavieira em Pernambuco e Alagoas
title OS XUKURU E O “SUL”: migrações e trabalho indígena na lavoura canavieira em Pernambuco e Alagoas
spellingShingle OS XUKURU E O “SUL”: migrações e trabalho indígena na lavoura canavieira em Pernambuco e Alagoas
Silva, Edson
title_short OS XUKURU E O “SUL”: migrações e trabalho indígena na lavoura canavieira em Pernambuco e Alagoas
title_full OS XUKURU E O “SUL”: migrações e trabalho indígena na lavoura canavieira em Pernambuco e Alagoas
title_fullStr OS XUKURU E O “SUL”: migrações e trabalho indígena na lavoura canavieira em Pernambuco e Alagoas
title_full_unstemmed OS XUKURU E O “SUL”: migrações e trabalho indígena na lavoura canavieira em Pernambuco e Alagoas
title_sort OS XUKURU E O “SUL”: migrações e trabalho indígena na lavoura canavieira em Pernambuco e Alagoas
author Silva, Edson
author_facet Silva, Edson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edson
dc.description.none.fl_txt_mv Nas memórias dos índios Xukuru, assim como em registros históricos, é citada a migração para a Zona da Mata Sul de Pernambuco, chamada “o Sul” pelos índios. Os Xukuru relatam em suas tradições orais que por causa das violências dos fazendeiros invasores das terras do antigo aldeamento de Cimbres, famílias indígenas fugindo de perseguições, da fome e da seca, engrossaram o grande contingente de mão-de-obra disperso por regiões vizinhas ou migraram para lugares mais distantes. Muitas famílias foram trabalhar na lavoura da cana-de-açúcar. Os índios Xukuru que possuíam pequenos lotes de terras e migravam periodicamente por causa da seca, retornavam com as primeiras chuvas aos seus lugares de origens. Outros por falta de terras, por falta de trabalho para sobrevivência, migraram também para Zona da Mata em Pernambuco e Alagoas, onde se estabeleceram reinventando a vida e suas relações no mundo do açúcar.   Palavras-chave: índios; Xukuru; migrações; trabalho indígena; lavoura canavieira.
description Nas memórias dos índios Xukuru, assim como em registros históricos, é citada a migração para a Zona da Mata Sul de Pernambuco, chamada “o Sul” pelos índios. Os Xukuru relatam em suas tradições orais que por causa das violências dos fazendeiros invasores das terras do antigo aldeamento de Cimbres, famílias indígenas fugindo de perseguições, da fome e da seca, engrossaram o grande contingente de mão-de-obra disperso por regiões vizinhas ou migraram para lugares mais distantes. Muitas famílias foram trabalhar na lavoura da cana-de-açúcar. Os índios Xukuru que possuíam pequenos lotes de terras e migravam periodicamente por causa da seca, retornavam com as primeiras chuvas aos seus lugares de origens. Outros por falta de terras, por falta de trabalho para sobrevivência, migraram também para Zona da Mata em Pernambuco e Alagoas, onde se estabeleceram reinventando a vida e suas relações no mundo do açúcar.   Palavras-chave: índios; Xukuru; migrações; trabalho indígena; lavoura canavieira.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24183
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24183/19622
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; n. 26.2 (2008): Julho-Dezembro de 2008. Dossiê: Sociedades açucareiras.
CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 26.2 (2008): Julho-Dezembro de 2008. Dossiê: Sociedades açucareiras.
CLIO (Recife. Online); n. 26.2 (2008): Julho-Dezembro de 2008. Dossiê: Sociedades açucareiras.
2525-5649
0102-4736
reponame:Revista Pesquisa Histórica
instname:Universidade Federal de Pernambuco
instacron:CLIO
reponame_str Revista Pesquisa Histórica
collection Revista Pesquisa Histórica
instname_str Universidade Federal de Pernambuco
instacron_str CLIO
institution CLIO
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1648261845007466496