O senhor da história e as tentações do Baixo São Francisco: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1987). // The lord of history and the temptations of the Lower São Francisco: the feast of Bom Jesus dos Navegantes in Propriá / SE (1962-1987).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Magno Francisco de Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Histórica
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24683
Resumo: A festa de Bom Jesus dos Navegantes na cidade de Propriá é a principal romaria do Baixo São Francisco, atraindo romeiros de várias localidades dos estados de Sergipe e Alagoas. A procissão foi criada em 1921 e ao longo do século XX passou a evidenciar diferentes culturas políticas, indo da campanha contra o comunismo até a luta em prol da reforma agrária. O propósito desse artigo é compreender as culturas políticas na festa de Bom Jesus dos Navegantes entre 1921 e 1987. Por meio do jornal católico "A Defesa" é possível problematizar as diferentes acepções atribuídas a festividade, assim como a construção da instável relação entre Estado e Igreja.La fiesta de Bom Jesus dos Navegantes en la ciudad de Propriá es la romería principal del Bajo São Francisco, que atrae a peregrinos de diversas localidades de los estados de Sergipe y Alagoas. La procesión se estableció en 1921 y durante todo el siglo XX comenzó a mostrar las diferentes culturas políticas, campaña permanente contra el comunismo a la lucha por la reforma agraria. El propósito de este artículo es entender las culturas políticas en la celebración de Bom Jesus dos Navegantes entre 1921 y 1987 a través de la prensa local puede discutir los diferentes significados atribuidos a la fiesta, así como la construcción de la relación inestable entre la Iglesia y el Estado.
id CLIO-0_b0659684f4c98a5d813f88d53b9cf85c
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24683
network_acronym_str CLIO-0
network_name_str Revista Pesquisa Histórica
spelling O senhor da história e as tentações do Baixo São Francisco: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1987). // The lord of history and the temptations of the Lower São Francisco: the feast of Bom Jesus dos Navegantes in Propriá / SE (1962-1987).Festa, Igreja, Estado. // Fiesta, Iglesia, Estado.A festa de Bom Jesus dos Navegantes na cidade de Propriá é a principal romaria do Baixo São Francisco, atraindo romeiros de várias localidades dos estados de Sergipe e Alagoas. A procissão foi criada em 1921 e ao longo do século XX passou a evidenciar diferentes culturas políticas, indo da campanha contra o comunismo até a luta em prol da reforma agrária. O propósito desse artigo é compreender as culturas políticas na festa de Bom Jesus dos Navegantes entre 1921 e 1987. Por meio do jornal católico "A Defesa" é possível problematizar as diferentes acepções atribuídas a festividade, assim como a construção da instável relação entre Estado e Igreja.La fiesta de Bom Jesus dos Navegantes en la ciudad de Propriá es la romería principal del Bajo São Francisco, que atrae a peregrinos de diversas localidades de los estados de Sergipe y Alagoas. La procesión se estableció en 1921 y durante todo el siglo XX comenzó a mostrar las diferentes culturas políticas, campaña permanente contra el comunismo a la lucha por la reforma agraria. El propósito de este artículo es entender las culturas políticas en la celebración de Bom Jesus dos Navegantes entre 1921 y 1987 a través de la prensa local puede discutir los diferentes significados atribuidos a la fiesta, así como la construcción de la relación inestable entre la Iglesia y el Estado. CLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)Santos, Magno Francisco de Jesus2015-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24683CLIO: Historical Research Journal; n. 33.1: Janeiro-Junho de 2015. Dossiê: Nação, cidadania, insurgências e práticas políticas, 1817-1848 - Parte 1.CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 33.1: Janeiro-Junho de 2015. Dossiê: Nação, cidadania, insurgências e práticas políticas, 1817-1848 - Parte 1.CLIO (Recife. Online); n. 33.1: Janeiro-Junho de 2015. Dossiê: Nação, cidadania, insurgências e práticas políticas, 1817-1848 - Parte 1.2525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24683/19957Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:39:42Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O senhor da história e as tentações do Baixo São Francisco: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1987). // The lord of history and the temptations of the Lower São Francisco: the feast of Bom Jesus dos Navegantes in Propriá / SE (1962-1987).
title O senhor da história e as tentações do Baixo São Francisco: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1987). // The lord of history and the temptations of the Lower São Francisco: the feast of Bom Jesus dos Navegantes in Propriá / SE (1962-1987).
spellingShingle O senhor da história e as tentações do Baixo São Francisco: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1987). // The lord of history and the temptations of the Lower São Francisco: the feast of Bom Jesus dos Navegantes in Propriá / SE (1962-1987).
Santos, Magno Francisco de Jesus
Festa, Igreja, Estado. // Fiesta, Iglesia, Estado.
title_short O senhor da história e as tentações do Baixo São Francisco: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1987). // The lord of history and the temptations of the Lower São Francisco: the feast of Bom Jesus dos Navegantes in Propriá / SE (1962-1987).
title_full O senhor da história e as tentações do Baixo São Francisco: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1987). // The lord of history and the temptations of the Lower São Francisco: the feast of Bom Jesus dos Navegantes in Propriá / SE (1962-1987).
title_fullStr O senhor da história e as tentações do Baixo São Francisco: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1987). // The lord of history and the temptations of the Lower São Francisco: the feast of Bom Jesus dos Navegantes in Propriá / SE (1962-1987).
title_full_unstemmed O senhor da história e as tentações do Baixo São Francisco: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1987). // The lord of history and the temptations of the Lower São Francisco: the feast of Bom Jesus dos Navegantes in Propriá / SE (1962-1987).
title_sort O senhor da história e as tentações do Baixo São Francisco: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1987). // The lord of history and the temptations of the Lower São Francisco: the feast of Bom Jesus dos Navegantes in Propriá / SE (1962-1987).
author Santos, Magno Francisco de Jesus
author_facet Santos, Magno Francisco de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Magno Francisco de Jesus
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Festa, Igreja, Estado. // Fiesta, Iglesia, Estado.
topic Festa, Igreja, Estado. // Fiesta, Iglesia, Estado.
dc.description.none.fl_txt_mv A festa de Bom Jesus dos Navegantes na cidade de Propriá é a principal romaria do Baixo São Francisco, atraindo romeiros de várias localidades dos estados de Sergipe e Alagoas. A procissão foi criada em 1921 e ao longo do século XX passou a evidenciar diferentes culturas políticas, indo da campanha contra o comunismo até a luta em prol da reforma agrária. O propósito desse artigo é compreender as culturas políticas na festa de Bom Jesus dos Navegantes entre 1921 e 1987. Por meio do jornal católico "A Defesa" é possível problematizar as diferentes acepções atribuídas a festividade, assim como a construção da instável relação entre Estado e Igreja.La fiesta de Bom Jesus dos Navegantes en la ciudad de Propriá es la romería principal del Bajo São Francisco, que atrae a peregrinos de diversas localidades de los estados de Sergipe y Alagoas. La procesión se estableció en 1921 y durante todo el siglo XX comenzó a mostrar las diferentes culturas políticas, campaña permanente contra el comunismo a la lucha por la reforma agraria. El propósito de este artículo es entender las culturas políticas en la celebración de Bom Jesus dos Navegantes entre 1921 y 1987 a través de la prensa local puede discutir los diferentes significados atribuidos a la fiesta, así como la construcción de la relación inestable entre la Iglesia y el Estado.
description A festa de Bom Jesus dos Navegantes na cidade de Propriá é a principal romaria do Baixo São Francisco, atraindo romeiros de várias localidades dos estados de Sergipe e Alagoas. A procissão foi criada em 1921 e ao longo do século XX passou a evidenciar diferentes culturas políticas, indo da campanha contra o comunismo até a luta em prol da reforma agrária. O propósito desse artigo é compreender as culturas políticas na festa de Bom Jesus dos Navegantes entre 1921 e 1987. Por meio do jornal católico "A Defesa" é possível problematizar as diferentes acepções atribuídas a festividade, assim como a construção da instável relação entre Estado e Igreja.La fiesta de Bom Jesus dos Navegantes en la ciudad de Propriá es la romería principal del Bajo São Francisco, que atrae a peregrinos de diversas localidades de los estados de Sergipe y Alagoas. La procesión se estableció en 1921 y durante todo el siglo XX comenzó a mostrar las diferentes culturas políticas, campaña permanente contra el comunismo a la lucha por la reforma agraria. El propósito de este artículo es entender las culturas políticas en la celebración de Bom Jesus dos Navegantes entre 1921 y 1987 a través de la prensa local puede discutir los diferentes significados atribuidos a la fiesta, así como la construcción de la relación inestable entre la Iglesia y el Estado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24683
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24683/19957
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; n. 33.1: Janeiro-Junho de 2015. Dossiê: Nação, cidadania, insurgências e práticas políticas, 1817-1848 - Parte 1.
CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 33.1: Janeiro-Junho de 2015. Dossiê: Nação, cidadania, insurgências e práticas políticas, 1817-1848 - Parte 1.
CLIO (Recife. Online); n. 33.1: Janeiro-Junho de 2015. Dossiê: Nação, cidadania, insurgências e práticas políticas, 1817-1848 - Parte 1.
2525-5649
0102-4736
reponame:Revista Pesquisa Histórica
instname:Universidade Federal de Pernambuco
instacron:CLIO
reponame_str Revista Pesquisa Histórica
collection Revista Pesquisa Histórica
instname_str Universidade Federal de Pernambuco
instacron_str CLIO
institution CLIO
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1648261845382856704