MOVIMENTOS REATIVOS E LIDERANÇAS CATÓLICAS NO SÉCULO XIX NO BRASIL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Célia Nonata
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Histórica
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24264
Resumo: p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 11.0px Helvetica} Este artigo analisa os movimentos messiânicos no periodo Oitocentista sob um aspecto conceitual dos movimentos sociais. A partir das referencias teóricas de Tilly analisamos as ações coletivas no campo como formas reativas, a partir das lideranças religiosas e seu discurso enaltecedor da tradição. Este é o repertório da ação coletiva identificado nos comportamentos e discursos, a permanencia de um imaginario contra-reformista e barroco como elemento cimentador dos movimentos rurais neste período. Assim, o questionamento para tal baseia-se na reflexão e importância que assumem as lideranças católicas nos meios rurais e seus discursos aglutinadores calcados na tradição e em elementos contrareformistas, que mantiveram e consolidaram um habitus da experiência, mas principalmente caracterizaram o repertorio dos conflitos rurais, identificados a partir da lei de Terras de 1850 ate a primeira metade do seculo XX. Palavras-chave: Igreja, Terra, Conflitos, messianismo, rural.
id CLIO-0_d878ff65bab51dbffea02b406a4d7506
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24264
network_acronym_str CLIO-0
network_name_str Revista Pesquisa Histórica
spelling MOVIMENTOS REATIVOS E LIDERANÇAS CATÓLICAS NO SÉCULO XIX NO BRASIL.p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 11.0px Helvetica} Este artigo analisa os movimentos messiânicos no periodo Oitocentista sob um aspecto conceitual dos movimentos sociais. A partir das referencias teóricas de Tilly analisamos as ações coletivas no campo como formas reativas, a partir das lideranças religiosas e seu discurso enaltecedor da tradição. Este é o repertório da ação coletiva identificado nos comportamentos e discursos, a permanencia de um imaginario contra-reformista e barroco como elemento cimentador dos movimentos rurais neste período. Assim, o questionamento para tal baseia-se na reflexão e importância que assumem as lideranças católicas nos meios rurais e seus discursos aglutinadores calcados na tradição e em elementos contrareformistas, que mantiveram e consolidaram um habitus da experiência, mas principalmente caracterizaram o repertorio dos conflitos rurais, identificados a partir da lei de Terras de 1850 ate a primeira metade do seculo XX. Palavras-chave: Igreja, Terra, Conflitos, messianismo, rural.CLIO: Historical Research JournalCLIO: Revista de Investigación HistóricaCLIO (Recife. Online)da Silva, Célia Nonata2011-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24264CLIO: Historical Research Journal; n. 28.2: Julho-Dezembro de 2010. Dossiê: Poderes e Sociabilidades.CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 28.2: Julho-Dezembro de 2010. Dossiê: Poderes e Sociabilidades.CLIO (Recife. Online); n. 28.2: Julho-Dezembro de 2010. Dossiê: Poderes e Sociabilidades.2525-56490102-4736reponame:Revista Pesquisa Históricainstname:Universidade Federal de Pernambucoinstacron:CLIOporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24264/19686Direitos autorais 2018 .https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-21T09:38:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv MOVIMENTOS REATIVOS E LIDERANÇAS CATÓLICAS NO SÉCULO XIX NO BRASIL.
title MOVIMENTOS REATIVOS E LIDERANÇAS CATÓLICAS NO SÉCULO XIX NO BRASIL.
spellingShingle MOVIMENTOS REATIVOS E LIDERANÇAS CATÓLICAS NO SÉCULO XIX NO BRASIL.
da Silva, Célia Nonata
title_short MOVIMENTOS REATIVOS E LIDERANÇAS CATÓLICAS NO SÉCULO XIX NO BRASIL.
title_full MOVIMENTOS REATIVOS E LIDERANÇAS CATÓLICAS NO SÉCULO XIX NO BRASIL.
title_fullStr MOVIMENTOS REATIVOS E LIDERANÇAS CATÓLICAS NO SÉCULO XIX NO BRASIL.
title_full_unstemmed MOVIMENTOS REATIVOS E LIDERANÇAS CATÓLICAS NO SÉCULO XIX NO BRASIL.
title_sort MOVIMENTOS REATIVOS E LIDERANÇAS CATÓLICAS NO SÉCULO XIX NO BRASIL.
author da Silva, Célia Nonata
author_facet da Silva, Célia Nonata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Célia Nonata
dc.description.none.fl_txt_mv p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 11.0px Helvetica} Este artigo analisa os movimentos messiânicos no periodo Oitocentista sob um aspecto conceitual dos movimentos sociais. A partir das referencias teóricas de Tilly analisamos as ações coletivas no campo como formas reativas, a partir das lideranças religiosas e seu discurso enaltecedor da tradição. Este é o repertório da ação coletiva identificado nos comportamentos e discursos, a permanencia de um imaginario contra-reformista e barroco como elemento cimentador dos movimentos rurais neste período. Assim, o questionamento para tal baseia-se na reflexão e importância que assumem as lideranças católicas nos meios rurais e seus discursos aglutinadores calcados na tradição e em elementos contrareformistas, que mantiveram e consolidaram um habitus da experiência, mas principalmente caracterizaram o repertorio dos conflitos rurais, identificados a partir da lei de Terras de 1850 ate a primeira metade do seculo XX. Palavras-chave: Igreja, Terra, Conflitos, messianismo, rural.
description p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 11.0px Helvetica} Este artigo analisa os movimentos messiânicos no periodo Oitocentista sob um aspecto conceitual dos movimentos sociais. A partir das referencias teóricas de Tilly analisamos as ações coletivas no campo como formas reativas, a partir das lideranças religiosas e seu discurso enaltecedor da tradição. Este é o repertório da ação coletiva identificado nos comportamentos e discursos, a permanencia de um imaginario contra-reformista e barroco como elemento cimentador dos movimentos rurais neste período. Assim, o questionamento para tal baseia-se na reflexão e importância que assumem as lideranças católicas nos meios rurais e seus discursos aglutinadores calcados na tradição e em elementos contrareformistas, que mantiveram e consolidaram um habitus da experiência, mas principalmente caracterizaram o repertorio dos conflitos rurais, identificados a partir da lei de Terras de 1850 ate a primeira metade do seculo XX. Palavras-chave: Igreja, Terra, Conflitos, messianismo, rural.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24264
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24264/19686
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 .
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
publisher.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal
CLIO: Revista de Investigación Histórica
CLIO (Recife. Online)
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; n. 28.2: Julho-Dezembro de 2010. Dossiê: Poderes e Sociabilidades.
CLIO: Revista de Investigación Histórica; n. 28.2: Julho-Dezembro de 2010. Dossiê: Poderes e Sociabilidades.
CLIO (Recife. Online); n. 28.2: Julho-Dezembro de 2010. Dossiê: Poderes e Sociabilidades.
2525-5649
0102-4736
reponame:Revista Pesquisa Histórica
instname:Universidade Federal de Pernambuco
instacron:CLIO
reponame_str Revista Pesquisa Histórica
collection Revista Pesquisa Histórica
instname_str Universidade Federal de Pernambuco
instacron_str CLIO
institution CLIO
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1648261844575453185