Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210 |
Resumo: | O artigo discute as implicações do negacionismo científico para a educação escolar. Parte do pressuposto de que o neoconservadorismo, de que o negacionismo científico é uma expressão, decorre das contradições geradas pelo processo de neoliberalização. Quando o aparato produtivo acionado pela ciência e tecnologia produz, contraditoriamente, a negação da própria ciência, atualizando a depreciação da racionalidade e da autonomia intelectual, quais as consequências para a educação? |
id |
CNTE-1_074ee12eca120a661801ee324f7bb1de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1210 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?NeoliberalismoNeoconservadorismoNegacionismo científicoEducação escolar.O artigo discute as implicações do negacionismo científico para a educação escolar. Parte do pressuposto de que o neoconservadorismo, de que o negacionismo científico é uma expressão, decorre das contradições geradas pelo processo de neoliberalização. Quando o aparato produtivo acionado pela ciência e tecnologia produz, contraditoriamente, a negação da própria ciência, atualizando a depreciação da racionalidade e da autonomia intelectual, quais as consequências para a educação?CNTE2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/121010.22420/rde.v14i30.1210Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 688-6992238-439110.22420/rde.v14i30reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Marilia Gouvea de2022-09-16T02:40:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1210Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.046742Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas? |
title |
Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas? |
spellingShingle |
Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas? Miranda, Marilia Gouvea de Neoliberalismo Neoconservadorismo Negacionismo científico Educação escolar. |
title_short |
Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas? |
title_full |
Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas? |
title_fullStr |
Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas? |
title_full_unstemmed |
Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas? |
title_sort |
Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas? |
author |
Miranda, Marilia Gouvea de |
author_facet |
Miranda, Marilia Gouvea de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Marilia Gouvea de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neoliberalismo Neoconservadorismo Negacionismo científico Educação escolar. |
topic |
Neoliberalismo Neoconservadorismo Negacionismo científico Educação escolar. |
description |
O artigo discute as implicações do negacionismo científico para a educação escolar. Parte do pressuposto de que o neoconservadorismo, de que o negacionismo científico é uma expressão, decorre das contradições geradas pelo processo de neoliberalização. Quando o aparato produtivo acionado pela ciência e tecnologia produz, contraditoriamente, a negação da própria ciência, atualizando a depreciação da racionalidade e da autonomia intelectual, quais as consequências para a educação? |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210 10.22420/rde.v14i30.1210 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v14i30.1210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 688-699 2238-4391 10.22420/rde.v14i30 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343025901568 |