Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Marilia Gouvea de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210
Resumo: O artigo discute as implicações do negacionismo científico para a educação escolar. Parte do pressuposto de que o neoconservadorismo, de que o negacionismo científico é uma expressão, decorre das contradições geradas pelo processo de neoliberalização. Quando o aparato produtivo acionado pela ciência e tecnologia produz, contraditoriamente, a negação da própria ciência, atualizando a depreciação da racionalidade e da autonomia intelectual, quais as consequências para a educação?
id CNTE-1_074ee12eca120a661801ee324f7bb1de
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1210
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?NeoliberalismoNeoconservadorismoNegacionismo científicoEducação escolar.O artigo discute as implicações do negacionismo científico para a educação escolar. Parte do pressuposto de que o neoconservadorismo, de que o negacionismo científico é uma expressão, decorre das contradições geradas pelo processo de neoliberalização. Quando o aparato produtivo acionado pela ciência e tecnologia produz, contraditoriamente, a negação da própria ciência, atualizando a depreciação da racionalidade e da autonomia intelectual, quais as consequências para a educação?CNTE2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/121010.22420/rde.v14i30.1210Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 688-6992238-439110.22420/rde.v14i30reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Marilia Gouvea de2022-09-16T02:40:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1210Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.046742Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?
title Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?
spellingShingle Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?
Miranda, Marilia Gouvea de
Neoliberalismo
Neoconservadorismo
Negacionismo científico
Educação escolar.
title_short Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?
title_full Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?
title_fullStr Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?
title_full_unstemmed Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?
title_sort Em que se sustenta a educação dos terraplanistas e criacionistas?
author Miranda, Marilia Gouvea de
author_facet Miranda, Marilia Gouvea de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Marilia Gouvea de
dc.subject.por.fl_str_mv Neoliberalismo
Neoconservadorismo
Negacionismo científico
Educação escolar.
topic Neoliberalismo
Neoconservadorismo
Negacionismo científico
Educação escolar.
description O artigo discute as implicações do negacionismo científico para a educação escolar. Parte do pressuposto de que o neoconservadorismo, de que o negacionismo científico é uma expressão, decorre das contradições geradas pelo processo de neoliberalização. Quando o aparato produtivo acionado pela ciência e tecnologia produz, contraditoriamente, a negação da própria ciência, atualizando a depreciação da racionalidade e da autonomia intelectual, quais as consequências para a educação?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210
10.22420/rde.v14i30.1210
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210
identifier_str_mv 10.22420/rde.v14i30.1210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1210/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 688-699
2238-4391
10.22420/rde.v14i30
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343025901568