Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/965 |
Resumo: | Neste artigo nos propomos a problematizar o referencial com base em competências na definição dos currículos da formação de professores. Fazemos, inicialmente, uma análise dessa abordagem situando sua origem no campo do trabalho em geral. Em seguida, discutimos a relação entre BNCC, formação de professores e o modelo de competências, considerando a experiência brasileira e sua retomada nos documentos atuais de políticas curriculares. Concluímos pela impertinência desse referencial, considerando, sobretudo, seu caráter economicista e reducionista. |
id |
CNTE-1_08c55a3510bb14292f81ac1ad5eb14ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/965 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competênciasBNCC e formação de professores. Modelo de competências. Currículo e competências. Trabalho e formação docente.Neste artigo nos propomos a problematizar o referencial com base em competências na definição dos currículos da formação de professores. Fazemos, inicialmente, uma análise dessa abordagem situando sua origem no campo do trabalho em geral. Em seguida, discutimos a relação entre BNCC, formação de professores e o modelo de competências, considerando a experiência brasileira e sua retomada nos documentos atuais de políticas curriculares. Concluímos pela impertinência desse referencial, considerando, sobretudo, seu caráter economicista e reducionista.CNTE2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/96510.22420/rde.v13i25.965Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 123-1352238-439110.22420/rde.v13i25reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/965/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Monica Ribeiro2019-08-14T12:44:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/965Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:45.458879Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências |
title |
Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências |
spellingShingle |
Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências da Silva, Monica Ribeiro BNCC e formação de professores. Modelo de competências. Currículo e competências. Trabalho e formação docente. |
title_short |
Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências |
title_full |
Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências |
title_fullStr |
Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências |
title_full_unstemmed |
Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências |
title_sort |
Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências |
author |
da Silva, Monica Ribeiro |
author_facet |
da Silva, Monica Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Monica Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC e formação de professores. Modelo de competências. Currículo e competências. Trabalho e formação docente. |
topic |
BNCC e formação de professores. Modelo de competências. Currículo e competências. Trabalho e formação docente. |
description |
Neste artigo nos propomos a problematizar o referencial com base em competências na definição dos currículos da formação de professores. Fazemos, inicialmente, uma análise dessa abordagem situando sua origem no campo do trabalho em geral. Em seguida, discutimos a relação entre BNCC, formação de professores e o modelo de competências, considerando a experiência brasileira e sua retomada nos documentos atuais de políticas curriculares. Concluímos pela impertinência desse referencial, considerando, sobretudo, seu caráter economicista e reducionista. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/965 10.22420/rde.v13i25.965 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/965 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v13i25.965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/965/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 123-135 2238-4391 10.22420/rde.v13i25 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342644219904 |