Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Monica Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/965
Resumo: Neste artigo nos propomos a problematizar o referencial com base em competências na definição dos currículos da formação de professores. Fazemos, inicialmente, uma análise dessa abordagem situando sua origem no campo do trabalho em geral. Em seguida, discutimos a relação entre BNCC, formação de professores e o modelo de competências, considerando a experiência brasileira e sua retomada nos documentos atuais de políticas curriculares. Concluímos pela impertinência desse referencial, considerando, sobretudo, seu caráter economicista e reducionista.
id CNTE-1_08c55a3510bb14292f81ac1ad5eb14ed
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/965
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competênciasBNCC e formação de professores. Modelo de competências. Currículo e competências. Trabalho e formação docente.Neste artigo nos propomos a problematizar o referencial com base em competências na definição dos currículos da formação de professores. Fazemos, inicialmente, uma análise dessa abordagem situando sua origem no campo do trabalho em geral. Em seguida, discutimos a relação entre BNCC, formação de professores e o modelo de competências, considerando a experiência brasileira e sua retomada nos documentos atuais de políticas curriculares. Concluímos pela impertinência desse referencial, considerando, sobretudo, seu caráter economicista e reducionista.CNTE2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/96510.22420/rde.v13i25.965Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 123-1352238-439110.22420/rde.v13i25reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/965/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Monica Ribeiro2019-08-14T12:44:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/965Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:45.458879Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências
title Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências
spellingShingle Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências
da Silva, Monica Ribeiro
BNCC e formação de professores. Modelo de competências. Currículo e competências. Trabalho e formação docente.
title_short Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências
title_full Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências
title_fullStr Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências
title_full_unstemmed Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências
title_sort Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências
author da Silva, Monica Ribeiro
author_facet da Silva, Monica Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Monica Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC e formação de professores. Modelo de competências. Currículo e competências. Trabalho e formação docente.
topic BNCC e formação de professores. Modelo de competências. Currículo e competências. Trabalho e formação docente.
description Neste artigo nos propomos a problematizar o referencial com base em competências na definição dos currículos da formação de professores. Fazemos, inicialmente, uma análise dessa abordagem situando sua origem no campo do trabalho em geral. Em seguida, discutimos a relação entre BNCC, formação de professores e o modelo de competências, considerando a experiência brasileira e sua retomada nos documentos atuais de políticas curriculares. Concluímos pela impertinência desse referencial, considerando, sobretudo, seu caráter economicista e reducionista.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/965
10.22420/rde.v13i25.965
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/965
identifier_str_mv 10.22420/rde.v13i25.965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/965/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 123-135
2238-4391
10.22420/rde.v13i25
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342644219904