Ser docente de Educação Física na Educação Infantil: desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Walk
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Borges Soeiro, Lucas, Rodrigues de Sousa, Galdino, Pires de Queiroz, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1713
Resumo: Este texto trata de uma pesquisa que se valeu da análise de conteúdo e da técnica da nuvem de palavras para compreender os principais desafios de professores/as de Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Cariacica em 2019 e sugerir melhorias na formação docente e suas condições materiais e estruturais. O estudo identificou que a maior parte desses/as professores/as tiveram seu primeiro contato com a Educação Física na Educação Infantil enquanto docentes em atuação e apresentaram dificuldades pela falta de espaços adequados e materiais pedagógicos insuficientes – o que pode trazer impactos negativos para a prática pedagógica da Educação Física. Foi verificada a necessidade de adequar os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs para potencializar a prática desses/as professores/as, que mesmo diante das adversidades têm criado e subvertido as ausências estruturais e de formação; e realizar uma intervenção na formação inicial e continuada dos/das docentes de Educação Física para aturarem na Educação Infantil.
id CNTE-1_0938fe2174316246049f5f2068677e0f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1713
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Ser docente de Educação Física na Educação Infantil: desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito SantoEducação físicaEducação Infantil.Valorização Docente.Este texto trata de uma pesquisa que se valeu da análise de conteúdo e da técnica da nuvem de palavras para compreender os principais desafios de professores/as de Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Cariacica em 2019 e sugerir melhorias na formação docente e suas condições materiais e estruturais. O estudo identificou que a maior parte desses/as professores/as tiveram seu primeiro contato com a Educação Física na Educação Infantil enquanto docentes em atuação e apresentaram dificuldades pela falta de espaços adequados e materiais pedagógicos insuficientes – o que pode trazer impactos negativos para a prática pedagógica da Educação Física. Foi verificada a necessidade de adequar os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs para potencializar a prática desses/as professores/as, que mesmo diante das adversidades têm criado e subvertido as ausências estruturais e de formação; e realizar uma intervenção na formação inicial e continuada dos/das docentes de Educação Física para aturarem na Educação Infantil.CNTE2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/171310.22420/rde.v17i39.1713Retratos da Escola; v. 17 n. 39 (2023): Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas2238-439110.22420/rde.v17i39reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1713/1226Loureiro, WalkBorges Soeiro, LucasRodrigues de Sousa, GaldinoPires de Queiroz, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-29T19:48:47Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1713Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-12-29T19:48:47Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser docente de Educação Física na Educação Infantil: desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo
title Ser docente de Educação Física na Educação Infantil: desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo
spellingShingle Ser docente de Educação Física na Educação Infantil: desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo
Loureiro, Walk
Educação física
Educação Infantil.
Valorização Docente.
title_short Ser docente de Educação Física na Educação Infantil: desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo
title_full Ser docente de Educação Física na Educação Infantil: desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo
title_fullStr Ser docente de Educação Física na Educação Infantil: desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo
title_full_unstemmed Ser docente de Educação Física na Educação Infantil: desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo
title_sort Ser docente de Educação Física na Educação Infantil: desafios para a prática pedagógica e alternativas para a valorização docente a partir da Rede Municipal de Cariacica, Espírito Santo
author Loureiro, Walk
author_facet Loureiro, Walk
Borges Soeiro, Lucas
Rodrigues de Sousa, Galdino
Pires de Queiroz, Paulo
author_role author
author2 Borges Soeiro, Lucas
Rodrigues de Sousa, Galdino
Pires de Queiroz, Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Walk
Borges Soeiro, Lucas
Rodrigues de Sousa, Galdino
Pires de Queiroz, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação Infantil.
Valorização Docente.
topic Educação física
Educação Infantil.
Valorização Docente.
description Este texto trata de uma pesquisa que se valeu da análise de conteúdo e da técnica da nuvem de palavras para compreender os principais desafios de professores/as de Educação Física na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Cariacica em 2019 e sugerir melhorias na formação docente e suas condições materiais e estruturais. O estudo identificou que a maior parte desses/as professores/as tiveram seu primeiro contato com a Educação Física na Educação Infantil enquanto docentes em atuação e apresentaram dificuldades pela falta de espaços adequados e materiais pedagógicos insuficientes – o que pode trazer impactos negativos para a prática pedagógica da Educação Física. Foi verificada a necessidade de adequar os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs para potencializar a prática desses/as professores/as, que mesmo diante das adversidades têm criado e subvertido as ausências estruturais e de formação; e realizar uma intervenção na formação inicial e continuada dos/das docentes de Educação Física para aturarem na Educação Infantil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1713
10.22420/rde.v17i39.1713
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1713
identifier_str_mv 10.22420/rde.v17i39.1713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1713/1226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 17 n. 39 (2023): Processos educativos em suas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas
2238-4391
10.22420/rde.v17i39
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340549165056