Estranhamentos e homossexualidades: professores homens nos anos iniciais e educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Thomaz Spartacus Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferrari, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1183
Resumo: Que estranhamentos emergem a partir da presença de professores homens nos anos iniciais? É essa questão que irá organizar nossas análises, interessadas nas articulações entre saberes, poderes e seus efeitos nos sujeitos que estão nas escolas e que levam para esse espaço educativo as organizações em torno das relações de gênero. Uma questão foco, resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação realizada entre 2010 e 2011. Metodologicamente, trabalhamos com entrevistas com os dois professores homens cisgênero e com observação das aulas. A perspectiva teórico-metodológica que orienta as problematizações são os estudos foucaultianos e pós-estruturalistas. Um dos achados da pesquisa foi fortalecer o aspecto educativo de constituição dos sujeitos que estamos colocando em circulação nas escolas quando definimos espaços distintos para homens e mulheres e como a presença de professores homens nos anos iniciais está atravessada por relações de gênero e sexualidade.
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