Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Gustavo Bruno Bicalho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guimarães, Jane Mary de Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203
Resumo: A pandemia mudou abruptamente o processo de trabalho na educação básica, trazendo novos desafios para as redes públicas de ensino. Este artigo apresenta os sentimentos dos professores em meio à pandemia, a partir de um survey realizado com professores das redes públicas de todos os estados do País, e discute sobre o trabalho docente em tempos de pandemia e seus efeitos na saúde mental, em diálogo com a literatura, a partir da hipótese de que a falta de formação, apoio e condições trabalho estão contribuindo para a sobrecarga de trabalho, afetando a saúde mental dos professores.
id CNTE-1_1fef907ce1458cec9d4d73a41f6adeba
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1203
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docenteCovid-19. Distanciamento social. Trabalho docente. Saúde mental.A pandemia mudou abruptamente o processo de trabalho na educação básica, trazendo novos desafios para as redes públicas de ensino. Este artigo apresenta os sentimentos dos professores em meio à pandemia, a partir de um survey realizado com professores das redes públicas de todos os estados do País, e discute sobre o trabalho docente em tempos de pandemia e seus efeitos na saúde mental, em diálogo com a literatura, a partir da hipótese de que a falta de formação, apoio e condições trabalho estão contribuindo para a sobrecarga de trabalho, afetando a saúde mental dos professores.CNTE2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/120310.22420/rde.v14i30.1203Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 772-7862238-439110.22420/rde.v14i30reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Gustavo Bruno BicalhoGuimarães, Jane Mary de Medeiros2022-09-16T02:40:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1203Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:50.788972Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente
title Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente
spellingShingle Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente
Gonçalves, Gustavo Bruno Bicalho
Covid-19. Distanciamento social. Trabalho docente. Saúde mental.
title_short Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente
title_full Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente
title_fullStr Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente
title_full_unstemmed Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente
title_sort Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente
author Gonçalves, Gustavo Bruno Bicalho
author_facet Gonçalves, Gustavo Bruno Bicalho
Guimarães, Jane Mary de Medeiros
author_role author
author2 Guimarães, Jane Mary de Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Gustavo Bruno Bicalho
Guimarães, Jane Mary de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19. Distanciamento social. Trabalho docente. Saúde mental.
topic Covid-19. Distanciamento social. Trabalho docente. Saúde mental.
description A pandemia mudou abruptamente o processo de trabalho na educação básica, trazendo novos desafios para as redes públicas de ensino. Este artigo apresenta os sentimentos dos professores em meio à pandemia, a partir de um survey realizado com professores das redes públicas de todos os estados do País, e discute sobre o trabalho docente em tempos de pandemia e seus efeitos na saúde mental, em diálogo com a literatura, a partir da hipótese de que a falta de formação, apoio e condições trabalho estão contribuindo para a sobrecarga de trabalho, afetando a saúde mental dos professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203
10.22420/rde.v14i30.1203
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203
identifier_str_mv 10.22420/rde.v14i30.1203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 772-786
2238-4391
10.22420/rde.v14i30
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343019610112