Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203 |
Resumo: | A pandemia mudou abruptamente o processo de trabalho na educação básica, trazendo novos desafios para as redes públicas de ensino. Este artigo apresenta os sentimentos dos professores em meio à pandemia, a partir de um survey realizado com professores das redes públicas de todos os estados do País, e discute sobre o trabalho docente em tempos de pandemia e seus efeitos na saúde mental, em diálogo com a literatura, a partir da hipótese de que a falta de formação, apoio e condições trabalho estão contribuindo para a sobrecarga de trabalho, afetando a saúde mental dos professores. |
id |
CNTE-1_1fef907ce1458cec9d4d73a41f6adeba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1203 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docenteCovid-19. Distanciamento social. Trabalho docente. Saúde mental.A pandemia mudou abruptamente o processo de trabalho na educação básica, trazendo novos desafios para as redes públicas de ensino. Este artigo apresenta os sentimentos dos professores em meio à pandemia, a partir de um survey realizado com professores das redes públicas de todos os estados do País, e discute sobre o trabalho docente em tempos de pandemia e seus efeitos na saúde mental, em diálogo com a literatura, a partir da hipótese de que a falta de formação, apoio e condições trabalho estão contribuindo para a sobrecarga de trabalho, afetando a saúde mental dos professores.CNTE2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/120310.22420/rde.v14i30.1203Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 772-7862238-439110.22420/rde.v14i30reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Gustavo Bruno BicalhoGuimarães, Jane Mary de Medeiros2022-09-16T02:40:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1203Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:50.788972Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente |
title |
Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente |
spellingShingle |
Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente Gonçalves, Gustavo Bruno Bicalho Covid-19. Distanciamento social. Trabalho docente. Saúde mental. |
title_short |
Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente |
title_full |
Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente |
title_fullStr |
Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente |
title_sort |
Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente |
author |
Gonçalves, Gustavo Bruno Bicalho |
author_facet |
Gonçalves, Gustavo Bruno Bicalho Guimarães, Jane Mary de Medeiros |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Jane Mary de Medeiros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Gustavo Bruno Bicalho Guimarães, Jane Mary de Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19. Distanciamento social. Trabalho docente. Saúde mental. |
topic |
Covid-19. Distanciamento social. Trabalho docente. Saúde mental. |
description |
A pandemia mudou abruptamente o processo de trabalho na educação básica, trazendo novos desafios para as redes públicas de ensino. Este artigo apresenta os sentimentos dos professores em meio à pandemia, a partir de um survey realizado com professores das redes públicas de todos os estados do País, e discute sobre o trabalho docente em tempos de pandemia e seus efeitos na saúde mental, em diálogo com a literatura, a partir da hipótese de que a falta de formação, apoio e condições trabalho estão contribuindo para a sobrecarga de trabalho, afetando a saúde mental dos professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203 10.22420/rde.v14i30.1203 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v14i30.1203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1203/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 14 n. 30 (2020): Trabalho docente em tempos de pandemia; 772-786 2238-4391 10.22420/rde.v14i30 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343019610112 |