Tributo a Florestan Fernandes: reminiscências de um incomum, destemido e fundamental desafio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auras, Marli
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/914
Resumo: Quando fui fazer o doutorado na área da Educação, na PUC/SP, em 1985, logo vários colegas me alertaram para não deixar de fazer o curso que estava sendo ofertado pelo professor Florestan Fernandes, “Análise dos processos revolucionários”. Em 1984, por iniciativa de alguns dos pós-gradua ndos, suas aulas foram gravadas (com seu devido consentimento, é claro), em fitas k7, e, depois, diligentemente transcritas e datilografadas. Essa transcrição, por sua vez, ainda sofreu uma cuidadosa revisão, acompanhada da audição das gravações, o que, enfim, acabou por resultar num volumoso conjunto de páginas e páginas datilografadas e, ao mesmo tempo, contendo várias correções e acréscimos feitos a mão, em letra cursiva legível, num criterioso trabalho de equipe, de modo a tornar a leitura do material a mais fiel possível ao que havia sido exposto pelo professor. Todo esse empenho resultou em preciosas 336 páginas, que foram encadernadas em dois volumes espiralados. Esse trabalho artesanal de edição, concluído meses após, possibilitou aos discentes interessados ter seu próprio exemplar fotocopiado da íntegra do curso que havia sido dado pelo professor Florestan, no segundo semestre de 1984. Em 1986, de posse de um desses exemplares, tive também o privilégio de cursar a disciplina oferecida pelo professor Florestan Fernandes.
id CNTE-1_2ef896d549ff22e002a2cf76963d19df
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/914
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Tributo a Florestan Fernandes: reminiscências de um incomum, destemido e fundamental desafioQuando fui fazer o doutorado na área da Educação, na PUC/SP, em 1985, logo vários colegas me alertaram para não deixar de fazer o curso que estava sendo ofertado pelo professor Florestan Fernandes, “Análise dos processos revolucionários”. Em 1984, por iniciativa de alguns dos pós-gradua ndos, suas aulas foram gravadas (com seu devido consentimento, é claro), em fitas k7, e, depois, diligentemente transcritas e datilografadas. Essa transcrição, por sua vez, ainda sofreu uma cuidadosa revisão, acompanhada da audição das gravações, o que, enfim, acabou por resultar num volumoso conjunto de páginas e páginas datilografadas e, ao mesmo tempo, contendo várias correções e acréscimos feitos a mão, em letra cursiva legível, num criterioso trabalho de equipe, de modo a tornar a leitura do material a mais fiel possível ao que havia sido exposto pelo professor. Todo esse empenho resultou em preciosas 336 páginas, que foram encadernadas em dois volumes espiralados. Esse trabalho artesanal de edição, concluído meses após, possibilitou aos discentes interessados ter seu próprio exemplar fotocopiado da íntegra do curso que havia sido dado pelo professor Florestan, no segundo semestre de 1984. Em 1986, de posse de um desses exemplares, tive também o privilégio de cursar a disciplina oferecida pelo professor Florestan Fernandes.CNTE2019-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/91410.22420/rde.v12i24.914Retratos da Escola; v. 12 n. 24 (2018): Educação: 30 Anos da Constituição Federal; 557-5672238-439110.22420/rde.v12i24reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/914/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAuras, Marli2019-02-01T15:32:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/914Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:44.293204Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tributo a Florestan Fernandes: reminiscências de um incomum, destemido e fundamental desafio
title Tributo a Florestan Fernandes: reminiscências de um incomum, destemido e fundamental desafio
spellingShingle Tributo a Florestan Fernandes: reminiscências de um incomum, destemido e fundamental desafio
Auras, Marli
title_short Tributo a Florestan Fernandes: reminiscências de um incomum, destemido e fundamental desafio
title_full Tributo a Florestan Fernandes: reminiscências de um incomum, destemido e fundamental desafio
title_fullStr Tributo a Florestan Fernandes: reminiscências de um incomum, destemido e fundamental desafio
title_full_unstemmed Tributo a Florestan Fernandes: reminiscências de um incomum, destemido e fundamental desafio
title_sort Tributo a Florestan Fernandes: reminiscências de um incomum, destemido e fundamental desafio
author Auras, Marli
author_facet Auras, Marli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Auras, Marli
description Quando fui fazer o doutorado na área da Educação, na PUC/SP, em 1985, logo vários colegas me alertaram para não deixar de fazer o curso que estava sendo ofertado pelo professor Florestan Fernandes, “Análise dos processos revolucionários”. Em 1984, por iniciativa de alguns dos pós-gradua ndos, suas aulas foram gravadas (com seu devido consentimento, é claro), em fitas k7, e, depois, diligentemente transcritas e datilografadas. Essa transcrição, por sua vez, ainda sofreu uma cuidadosa revisão, acompanhada da audição das gravações, o que, enfim, acabou por resultar num volumoso conjunto de páginas e páginas datilografadas e, ao mesmo tempo, contendo várias correções e acréscimos feitos a mão, em letra cursiva legível, num criterioso trabalho de equipe, de modo a tornar a leitura do material a mais fiel possível ao que havia sido exposto pelo professor. Todo esse empenho resultou em preciosas 336 páginas, que foram encadernadas em dois volumes espiralados. Esse trabalho artesanal de edição, concluído meses após, possibilitou aos discentes interessados ter seu próprio exemplar fotocopiado da íntegra do curso que havia sido dado pelo professor Florestan, no segundo semestre de 1984. Em 1986, de posse de um desses exemplares, tive também o privilégio de cursar a disciplina oferecida pelo professor Florestan Fernandes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/914
10.22420/rde.v12i24.914
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/914
identifier_str_mv 10.22420/rde.v12i24.914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/914/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 12 n. 24 (2018): Educação: 30 Anos da Constituição Federal; 557-567
2238-4391
10.22420/rde.v12i24
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342615908352