Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Ana Maria Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Garcia, Maria de Fátima, Brito, Nazineide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1344
Resumo: Este texto se propõe a refletir sobre as potencialidades da educação integral no Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental – DCRN-EF a partir de um olhar intercultural e decolonial. Os fundamentos teóricos que embasam as reflexões se pautaram na emergência da ciência complexa e plural, reveladora dos elos e das interdependências históricas. O olhar analítico/reflexivo apresentou as contradições do documento curricular em seus subitens introdutórios e os confrontou com a proposição de educação integral como premissa dos direitos humanos, cuja ideia central passa pela democracia formativa. Uma educação integral para todos e todas, orientada para o diálogo permanente entre os saberes formais, os saberes não formais e até os saberes informais que circulam nos diversos e diferentes territórios, assegura o direito de aprender para a vivência e a convivência social inclusiva. Os resultados não são, contudo, potenciais. O DCRN-EF apresenta um distanciamento da educação integral, na perspectiva intercultural e decolonial, como constituinte prioritária do processo de formação no RN, sobretudo, no seu potencial inclusivo e radicalmente em favor dos povos racializados.
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