Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1344 |
Resumo: | Este texto se propõe a refletir sobre as potencialidades da educação integral no Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental – DCRN-EF a partir de um olhar intercultural e decolonial. Os fundamentos teóricos que embasam as reflexões se pautaram na emergência da ciência complexa e plural, reveladora dos elos e das interdependências históricas. O olhar analítico/reflexivo apresentou as contradições do documento curricular em seus subitens introdutórios e os confrontou com a proposição de educação integral como premissa dos direitos humanos, cuja ideia central passa pela democracia formativa. Uma educação integral para todos e todas, orientada para o diálogo permanente entre os saberes formais, os saberes não formais e até os saberes informais que circulam nos diversos e diferentes territórios, assegura o direito de aprender para a vivência e a convivência social inclusiva. Os resultados não são, contudo, potenciais. O DCRN-EF apresenta um distanciamento da educação integral, na perspectiva intercultural e decolonial, como constituinte prioritária do processo de formação no RN, sobretudo, no seu potencial inclusivo e radicalmente em favor dos povos racializados. |
id |
CNTE-1_38cabcf6e3d6749fa5b956621d8d71a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1344 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniaisEducação IntegralDocumento CurricularCurrículo InterculturalDecolonialidadeEste texto se propõe a refletir sobre as potencialidades da educação integral no Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental – DCRN-EF a partir de um olhar intercultural e decolonial. Os fundamentos teóricos que embasam as reflexões se pautaram na emergência da ciência complexa e plural, reveladora dos elos e das interdependências históricas. O olhar analítico/reflexivo apresentou as contradições do documento curricular em seus subitens introdutórios e os confrontou com a proposição de educação integral como premissa dos direitos humanos, cuja ideia central passa pela democracia formativa. Uma educação integral para todos e todas, orientada para o diálogo permanente entre os saberes formais, os saberes não formais e até os saberes informais que circulam nos diversos e diferentes territórios, assegura o direito de aprender para a vivência e a convivência social inclusiva. Os resultados não são, contudo, potenciais. O DCRN-EF apresenta um distanciamento da educação integral, na perspectiva intercultural e decolonial, como constituinte prioritária do processo de formação no RN, sobretudo, no seu potencial inclusivo e radicalmente em favor dos povos racializados.CNTE2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/134410.22420/rde.v15i33.1344Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 845-8642238-439110.22420/rde.v15i33reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1344/1078Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAires, Ana Maria PereiraGarcia, Maria de FátimaBrito, Nazineide2022-09-16T02:34:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1344Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:54.354521Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais |
title |
Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais |
spellingShingle |
Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais Aires, Ana Maria Pereira Educação Integral Documento Curricular Currículo Intercultural Decolonialidade |
title_short |
Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais |
title_full |
Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais |
title_fullStr |
Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais |
title_full_unstemmed |
Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais |
title_sort |
Educação integral no ‘Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental’: potencialidades interculturais e decoloniais |
author |
Aires, Ana Maria Pereira |
author_facet |
Aires, Ana Maria Pereira Garcia, Maria de Fátima Brito, Nazineide |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Maria de Fátima Brito, Nazineide |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aires, Ana Maria Pereira Garcia, Maria de Fátima Brito, Nazineide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Integral Documento Curricular Currículo Intercultural Decolonialidade |
topic |
Educação Integral Documento Curricular Currículo Intercultural Decolonialidade |
description |
Este texto se propõe a refletir sobre as potencialidades da educação integral no Documento Curricular do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental – DCRN-EF a partir de um olhar intercultural e decolonial. Os fundamentos teóricos que embasam as reflexões se pautaram na emergência da ciência complexa e plural, reveladora dos elos e das interdependências históricas. O olhar analítico/reflexivo apresentou as contradições do documento curricular em seus subitens introdutórios e os confrontou com a proposição de educação integral como premissa dos direitos humanos, cuja ideia central passa pela democracia formativa. Uma educação integral para todos e todas, orientada para o diálogo permanente entre os saberes formais, os saberes não formais e até os saberes informais que circulam nos diversos e diferentes territórios, assegura o direito de aprender para a vivência e a convivência social inclusiva. Os resultados não são, contudo, potenciais. O DCRN-EF apresenta um distanciamento da educação integral, na perspectiva intercultural e decolonial, como constituinte prioritária do processo de formação no RN, sobretudo, no seu potencial inclusivo e radicalmente em favor dos povos racializados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1344 10.22420/rde.v15i33.1344 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1344 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i33.1344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1344/1078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 845-864 2238-4391 10.22420/rde.v15i33 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343281754112 |