Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sander, Benno
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pacheco, Eliezer, Frigotto, Gaudencio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/44
Resumo: Os últimos oito anos, políticas, programas e ações vêm sendo direcionados à melhoria do ensino médio e da educação profissional, pela superação do seu dualismo estrutural. O objetivo era melhorar a qualidade, oti­mizar o acesso e a permanência, por meio de educação integrada. Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59, de 2009, surgiram novos de­safios, incluindo a universalização do ensino obrigatório de 4 a 17 anos, até 2016. Os baixos índices da matrícula bruta (82,6%) e líquida (48%) no ensino médio, segundo o censo de 2008, revelaram a necessidade de políticas orgânicas, com a democratização do acesso e a permanência com qualidade nesta etapa da educação básica para todos. Situar esses avanços legais e discutir a obrigatoriedade e a universalização do ensino médio e sua integração à educação profissional é o foco desta entrevista, com Benno Sander, Eliezer Pacheco e Gaudêncio Frigotto, realizada pelo editor de Re­tratos da Escola, Luiz Fernandes Dourado.
id CNTE-1_3dff79bf52cfdb458f9f0a8edc6b5fbf
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/44
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Entrevista - A ruptura com o dualismo estruturalOs últimos oito anos, políticas, programas e ações vêm sendo direcionados à melhoria do ensino médio e da educação profissional, pela superação do seu dualismo estrutural. O objetivo era melhorar a qualidade, oti­mizar o acesso e a permanência, por meio de educação integrada. Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59, de 2009, surgiram novos de­safios, incluindo a universalização do ensino obrigatório de 4 a 17 anos, até 2016. Os baixos índices da matrícula bruta (82,6%) e líquida (48%) no ensino médio, segundo o censo de 2008, revelaram a necessidade de políticas orgânicas, com a democratização do acesso e a permanência com qualidade nesta etapa da educação básica para todos. Situar esses avanços legais e discutir a obrigatoriedade e a universalização do ensino médio e sua integração à educação profissional é o foco desta entrevista, com Benno Sander, Eliezer Pacheco e Gaudêncio Frigotto, realizada pelo editor de Re­tratos da Escola, Luiz Fernandes Dourado.CNTE2012-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/4410.22420/rde.v5i8.44Retratos da Escola; v. 5 n. 8 (2011): Ensino Médio e Educação Profissional; 11-242238-439110.22420/rde.v5i8reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/44/41Sander, BennoPacheco, EliezerFrigotto, Gaudencioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-26T21:50:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/44Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:14.359988Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural
title Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural
spellingShingle Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural
Sander, Benno
title_short Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural
title_full Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural
title_fullStr Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural
title_full_unstemmed Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural
title_sort Entrevista - A ruptura com o dualismo estrutural
author Sander, Benno
author_facet Sander, Benno
Pacheco, Eliezer
Frigotto, Gaudencio
author_role author
author2 Pacheco, Eliezer
Frigotto, Gaudencio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sander, Benno
Pacheco, Eliezer
Frigotto, Gaudencio
description Os últimos oito anos, políticas, programas e ações vêm sendo direcionados à melhoria do ensino médio e da educação profissional, pela superação do seu dualismo estrutural. O objetivo era melhorar a qualidade, oti­mizar o acesso e a permanência, por meio de educação integrada. Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59, de 2009, surgiram novos de­safios, incluindo a universalização do ensino obrigatório de 4 a 17 anos, até 2016. Os baixos índices da matrícula bruta (82,6%) e líquida (48%) no ensino médio, segundo o censo de 2008, revelaram a necessidade de políticas orgânicas, com a democratização do acesso e a permanência com qualidade nesta etapa da educação básica para todos. Situar esses avanços legais e discutir a obrigatoriedade e a universalização do ensino médio e sua integração à educação profissional é o foco desta entrevista, com Benno Sander, Eliezer Pacheco e Gaudêncio Frigotto, realizada pelo editor de Re­tratos da Escola, Luiz Fernandes Dourado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/44
10.22420/rde.v5i8.44
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/44
identifier_str_mv 10.22420/rde.v5i8.44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/44/41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 5 n. 8 (2011): Ensino Médio e Educação Profissional; 11-24
2238-4391
10.22420/rde.v5i8
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340907778048