Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/908 |
Resumo: | O artigo, com base no conceito de democracia de Georges Burdeau, aborda a evolução da gestão democrática da educação. Problematiza o caráter autoritário das relações sociais de uma perspectiva histórica, os contextos sócio-políticos da luta pela redemocratização e sua conquista, e a promulgação da Carta Magna. Pontua como o princípio da gestão democrática materializou-se na legislação e na prática da política, pontos de inflexão da gestão nas três décadas, avanços e recuos em face de projetos em disputa, e ameaças à ordem democrática., |
id |
CNTE-1_3f31bd098e9a92ba089e074dbed6d8c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/908 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivasGestão democrática da educação básica. 30 anos de Constituição. Retrocessos e resistênciaO artigo, com base no conceito de democracia de Georges Burdeau, aborda a evolução da gestão democrática da educação. Problematiza o caráter autoritário das relações sociais de uma perspectiva histórica, os contextos sócio-políticos da luta pela redemocratização e sua conquista, e a promulgação da Carta Magna. Pontua como o princípio da gestão democrática materializou-se na legislação e na prática da política, pontos de inflexão da gestão nas três décadas, avanços e recuos em face de projetos em disputa, e ameaças à ordem democrática.,CNTE2019-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/90810.22420/rde.v12i24.908Retratos da Escola; v. 12 n. 24 (2018): Educação: 30 Anos da Constituição Federal; 495-5102238-439110.22420/rde.v12i24reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/908/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessLins de Azevedo, Janete Mariade Farias, Maria da Salete Barboza2019-02-01T15:26:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/908Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:44.072543Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas |
title |
Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas |
spellingShingle |
Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas Lins de Azevedo, Janete Maria Gestão democrática da educação básica. 30 anos de Constituição. Retrocessos e resistência |
title_short |
Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas |
title_full |
Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas |
title_fullStr |
Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas |
title_sort |
Democratização da gestão da educação: avanços e perspectivas |
author |
Lins de Azevedo, Janete Maria |
author_facet |
Lins de Azevedo, Janete Maria de Farias, Maria da Salete Barboza |
author_role |
author |
author2 |
de Farias, Maria da Salete Barboza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lins de Azevedo, Janete Maria de Farias, Maria da Salete Barboza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática da educação básica. 30 anos de Constituição. Retrocessos e resistência |
topic |
Gestão democrática da educação básica. 30 anos de Constituição. Retrocessos e resistência |
description |
O artigo, com base no conceito de democracia de Georges Burdeau, aborda a evolução da gestão democrática da educação. Problematiza o caráter autoritário das relações sociais de uma perspectiva histórica, os contextos sócio-políticos da luta pela redemocratização e sua conquista, e a promulgação da Carta Magna. Pontua como o princípio da gestão democrática materializou-se na legislação e na prática da política, pontos de inflexão da gestão nas três décadas, avanços e recuos em face de projetos em disputa, e ameaças à ordem democrática., |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/908 10.22420/rde.v12i24.908 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/908 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v12i24.908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/908/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 12 n. 24 (2018): Educação: 30 Anos da Constituição Federal; 495-510 2238-4391 10.22420/rde.v12i24 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342610665472 |