Educação escolar e população do campo: Por um ensino de português bidialetal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rosenildo da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/598
Resumo: Este texto tem como objetivo analisar o efeito “devastador”do ensino de português padrão no processo ensino-aprendizadoe no rebaixamento da identidade linguística dos alunos das classespopulares do campo da Amazônia Paraense. Os pressupostos teóricose metodológicos que embasaram a elaboração deste trabalhode pesquisa foram os mais renomados hoje no campo de estudo dasociolinguística no Brasil como: Bagno (1999, 2006), Bortoni-Ricardo(2005), Couto (1991), Silva (2004), Soares (2002), entre outros, queguiaram, orientaram e fundamentaram nossa argumentação. Oestudo bibliográfico aponta que a escola não reconhece os diferentesdialetos dos sujeitos do campo.Palavras-chave: Ensin
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