Educação em Prisões no Espírito Santo: condição docente e formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demuner Ribeiro, Flávia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ventorim, Silvana, Ricas de Oliveira, Dalva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1636
Resumo: Este artigo analisa a relação entre condição docente e formação continuada de educadores/as da Educação em Prisões, no estado do Espírito Santo, durante a pandemia da COVID-19. Usa abordagem quali-quantitativa, com recursos da pesquisa exploratória-documental na aplicação de questionário semiestruturado (Google Forms) a 336 educadores/as que atuam na Educação em Prisões no Espírito Santo. Foi constatado que esses/as educadores/as traduziram suas concepções durante o processo de formação continuada, indicando a necessidade de formação permanente e de reflexão sobre os modelos de formação. Conclui-se que a formação permanente e crítica associada a políticas de valorização profissional e à concepção sócio-histórica de educador é o caminho possível para que os/as educadores/as construam alternativas de emancipação, garantindo a educação como elemento de justiça social e cidadania.
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