BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Ângela Cristina Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Andréia Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966
Resumo: O presente estudo analisa a proposta de formação preconizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP), em sua versão preliminar de dezembro de 2018. Examina essas propostas, compreendo-as como marcadas por disputas em torno da definição de um projeto curricular para a educação no País. Questiona o viés pragmatista e reducionista na proposta de formação por competências. O texto resulta de revisão de bibliografia e da análise de documentos.
id CNTE-1_5ae4dc45a93918ecf3602a8e89b1f891
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/966
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competênciasDocência. Formação. Currículo.O presente estudo analisa a proposta de formação preconizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP), em sua versão preliminar de dezembro de 2018. Examina essas propostas, compreendo-as como marcadas por disputas em torno da definição de um projeto curricular para a educação no País. Questiona o viés pragmatista e reducionista na proposta de formação por competências. O texto resulta de revisão de bibliografia e da análise de documentos.CNTE2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/96610.22420/rde.v13i25.966Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 137-1532238-439110.22420/rde.v13i25reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbino, Ângela Cristina Alvesda Silva, Andréia Ferreira2019-08-14T12:44:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/966Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:45.535572Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências
title BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências
spellingShingle BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências
Albino, Ângela Cristina Alves
Docência. Formação. Currículo.
title_short BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências
title_full BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências
title_fullStr BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências
title_full_unstemmed BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências
title_sort BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências
author Albino, Ângela Cristina Alves
author_facet Albino, Ângela Cristina Alves
da Silva, Andréia Ferreira
author_role author
author2 da Silva, Andréia Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albino, Ângela Cristina Alves
da Silva, Andréia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Docência. Formação. Currículo.
topic Docência. Formação. Currículo.
description O presente estudo analisa a proposta de formação preconizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP), em sua versão preliminar de dezembro de 2018. Examina essas propostas, compreendo-as como marcadas por disputas em torno da definição de um projeto curricular para a educação no País. Questiona o viés pragmatista e reducionista na proposta de formação por competências. O texto resulta de revisão de bibliografia e da análise de documentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966
10.22420/rde.v13i25.966
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966
identifier_str_mv 10.22420/rde.v13i25.966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 137-153
2238-4391
10.22420/rde.v13i25
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342645268480