BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966 |
Resumo: | O presente estudo analisa a proposta de formação preconizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP), em sua versão preliminar de dezembro de 2018. Examina essas propostas, compreendo-as como marcadas por disputas em torno da definição de um projeto curricular para a educação no País. Questiona o viés pragmatista e reducionista na proposta de formação por competências. O texto resulta de revisão de bibliografia e da análise de documentos. |
id |
CNTE-1_5ae4dc45a93918ecf3602a8e89b1f891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/966 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competênciasDocência. Formação. Currículo.O presente estudo analisa a proposta de formação preconizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP), em sua versão preliminar de dezembro de 2018. Examina essas propostas, compreendo-as como marcadas por disputas em torno da definição de um projeto curricular para a educação no País. Questiona o viés pragmatista e reducionista na proposta de formação por competências. O texto resulta de revisão de bibliografia e da análise de documentos.CNTE2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/96610.22420/rde.v13i25.966Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 137-1532238-439110.22420/rde.v13i25reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbino, Ângela Cristina Alvesda Silva, Andréia Ferreira2019-08-14T12:44:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/966Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:45.535572Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências |
title |
BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências |
spellingShingle |
BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências Albino, Ângela Cristina Alves Docência. Formação. Currículo. |
title_short |
BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências |
title_full |
BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências |
title_fullStr |
BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências |
title_full_unstemmed |
BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências |
title_sort |
BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências |
author |
Albino, Ângela Cristina Alves |
author_facet |
Albino, Ângela Cristina Alves da Silva, Andréia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Andréia Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albino, Ângela Cristina Alves da Silva, Andréia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência. Formação. Currículo. |
topic |
Docência. Formação. Currículo. |
description |
O presente estudo analisa a proposta de formação preconizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP), em sua versão preliminar de dezembro de 2018. Examina essas propostas, compreendo-as como marcadas por disputas em torno da definição de um projeto curricular para a educação no País. Questiona o viés pragmatista e reducionista na proposta de formação por competências. O texto resulta de revisão de bibliografia e da análise de documentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966 10.22420/rde.v13i25.966 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v13i25.966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 13 n. 25 (2019): A BNCC e a formação de professores: concepções,tensões, atores e estratégias; 137-153 2238-4391 10.22420/rde.v13i25 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342645268480 |