Tecendo os caminhos da seda: resgate histórico e cultural da produção de casulo de seda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1331 |
Resumo: | Este relato de experiência traz os resultados de uma atividade pedagógica na Escola Estadual do Campo Barão de Lucena, que buscou resgatar o histórico da produção do casulo de seda em Nova Esperança, noroeste do Paraná. Utilizando a metodologia de projetos, professoras de arte e ciências proporcionaram aos/às estudantes diversas vivências relacionadas à produção de casulo, como palestras, visitas técnicas e oficinas. Os materiais coletados e os procedimentos aprendidos nas atividades resultaram em um documentário realizado pelos/as estudantes e apresentado à comunidade, assim como a exposição dos/as discentes sobre seus aprendizados, em uma troca de vivências com os/as visitantes. Pudemos verificar a possibilidade de alinhamento entre as disciplinas de ciências e arte como incorporação da valorização cultural na escola do campo. |
id |
CNTE-1_7e8d8df27f3e5974823c2515ec98c96b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1331 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecendo os caminhos da seda: resgate histórico e cultural da produção de casulo de sedaEnsinoInterdisciplinaridadeProjetoEste relato de experiência traz os resultados de uma atividade pedagógica na Escola Estadual do Campo Barão de Lucena, que buscou resgatar o histórico da produção do casulo de seda em Nova Esperança, noroeste do Paraná. Utilizando a metodologia de projetos, professoras de arte e ciências proporcionaram aos/às estudantes diversas vivências relacionadas à produção de casulo, como palestras, visitas técnicas e oficinas. Os materiais coletados e os procedimentos aprendidos nas atividades resultaram em um documentário realizado pelos/as estudantes e apresentado à comunidade, assim como a exposição dos/as discentes sobre seus aprendizados, em uma troca de vivências com os/as visitantes. Pudemos verificar a possibilidade de alinhamento entre as disciplinas de ciências e arte como incorporação da valorização cultural na escola do campo.CNTE2022-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/133110.22420/rde.v16i35.1331Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 633-6462238-439110.22420/rde.v16i35reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1331/1126Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Bruna MarquesRibeiro, Rhuan Guilherme TardoMello, Rosimara Albuquerque2022-09-17T19:31:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1331Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:54.211131Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecendo os caminhos da seda: resgate histórico e cultural da produção de casulo de seda |
title |
Tecendo os caminhos da seda: resgate histórico e cultural da produção de casulo de seda |
spellingShingle |
Tecendo os caminhos da seda: resgate histórico e cultural da produção de casulo de seda Duarte, Bruna Marques Ensino Interdisciplinaridade Projeto |
title_short |
Tecendo os caminhos da seda: resgate histórico e cultural da produção de casulo de seda |
title_full |
Tecendo os caminhos da seda: resgate histórico e cultural da produção de casulo de seda |
title_fullStr |
Tecendo os caminhos da seda: resgate histórico e cultural da produção de casulo de seda |
title_full_unstemmed |
Tecendo os caminhos da seda: resgate histórico e cultural da produção de casulo de seda |
title_sort |
Tecendo os caminhos da seda: resgate histórico e cultural da produção de casulo de seda |
author |
Duarte, Bruna Marques |
author_facet |
Duarte, Bruna Marques Ribeiro, Rhuan Guilherme Tardo Mello, Rosimara Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Rhuan Guilherme Tardo Mello, Rosimara Albuquerque |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Bruna Marques Ribeiro, Rhuan Guilherme Tardo Mello, Rosimara Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Interdisciplinaridade Projeto |
topic |
Ensino Interdisciplinaridade Projeto |
description |
Este relato de experiência traz os resultados de uma atividade pedagógica na Escola Estadual do Campo Barão de Lucena, que buscou resgatar o histórico da produção do casulo de seda em Nova Esperança, noroeste do Paraná. Utilizando a metodologia de projetos, professoras de arte e ciências proporcionaram aos/às estudantes diversas vivências relacionadas à produção de casulo, como palestras, visitas técnicas e oficinas. Os materiais coletados e os procedimentos aprendidos nas atividades resultaram em um documentário realizado pelos/as estudantes e apresentado à comunidade, assim como a exposição dos/as discentes sobre seus aprendizados, em uma troca de vivências com os/as visitantes. Pudemos verificar a possibilidade de alinhamento entre as disciplinas de ciências e arte como incorporação da valorização cultural na escola do campo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1331 10.22420/rde.v16i35.1331 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1331 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v16i35.1331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1331/1126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 16 n. 35 (2022): A implementação do Novo Ensino Médio nos estados; 633-646 2238-4391 10.22420/rde.v16i35 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343278608384 |