Projeto Arara Azul - Pioneiro na construção da identidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/35 |
Resumo: | RESUMO: Ao resgatar a trajetória de negação da formação dos funcionários(as) de escola no Brasil, o artigo indica os avanços no processo educacional das experiências de Mato Grosso (MT), evidenciando as legislações que legitimaram os direitos e a omissão de estudiosos, gestores e educadores sobre o tema. Aborda a necessidade da formação inicial e continuada de funcionários(as) e problematiza os cursos que vão se conformar no perfil do profissional e seus responsáveis.Palavras-chave: Funcionário de escola. História da Profissionalização. Valorização profissional. Qualidade na educação. |
id |
CNTE-1_affe844cf4bc939c58f0721e2676f64d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/35 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Arara Azul - Pioneiro na construção da identidadeRESUMO: Ao resgatar a trajetória de negação da formação dos funcionários(as) de escola no Brasil, o artigo indica os avanços no processo educacional das experiências de Mato Grosso (MT), evidenciando as legislações que legitimaram os direitos e a omissão de estudiosos, gestores e educadores sobre o tema. Aborda a necessidade da formação inicial e continuada de funcionários(as) e problematiza os cursos que vão se conformar no perfil do profissional e seus responsáveis.Palavras-chave: Funcionário de escola. História da Profissionalização. Valorização profissional. Qualidade na educação.CNTE2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/3510.22420/rde.v3i5.35Retratos da Escola; v. 3 n. 5 (2009): Funcionário de Escola: identidade e profissionalização2238-439110.22420/rde.v3i5reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/35/320Oliveira Andrade, Guelda Cristina dedos Santos, Jocilene Barbozainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-03T04:41:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/35Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:13.920589Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Arara Azul - Pioneiro na construção da identidade |
title |
Projeto Arara Azul - Pioneiro na construção da identidade |
spellingShingle |
Projeto Arara Azul - Pioneiro na construção da identidade Oliveira Andrade, Guelda Cristina de |
title_short |
Projeto Arara Azul - Pioneiro na construção da identidade |
title_full |
Projeto Arara Azul - Pioneiro na construção da identidade |
title_fullStr |
Projeto Arara Azul - Pioneiro na construção da identidade |
title_full_unstemmed |
Projeto Arara Azul - Pioneiro na construção da identidade |
title_sort |
Projeto Arara Azul - Pioneiro na construção da identidade |
author |
Oliveira Andrade, Guelda Cristina de |
author_facet |
Oliveira Andrade, Guelda Cristina de dos Santos, Jocilene Barboza |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Jocilene Barboza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Andrade, Guelda Cristina de dos Santos, Jocilene Barboza |
description |
RESUMO: Ao resgatar a trajetória de negação da formação dos funcionários(as) de escola no Brasil, o artigo indica os avanços no processo educacional das experiências de Mato Grosso (MT), evidenciando as legislações que legitimaram os direitos e a omissão de estudiosos, gestores e educadores sobre o tema. Aborda a necessidade da formação inicial e continuada de funcionários(as) e problematiza os cursos que vão se conformar no perfil do profissional e seus responsáveis.Palavras-chave: Funcionário de escola. História da Profissionalização. Valorização profissional. Qualidade na educação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/35 10.22420/rde.v3i5.35 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/35 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v3i5.35 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/35/320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 3 n. 5 (2009): Funcionário de Escola: identidade e profissionalização 2238-4391 10.22420/rde.v3i5 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890340897292288 |