A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazi, Ana Carla Simonetti Rossato
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bellochio, Cláudia Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1288
Resumo: O presente artigo tem como centralidade a discussão de processos de educação músico-vocal de um grupo de professoras da educação infantil, fundamentando-se, teórica e metodologicamente, em princípios da pesquisa-formação. No desenvolvimento da pesquisa, parte das professoras mencionou a realização de algumas práticas musicais junto à infância. Contudo, elas ressaltaram que estas foram ampliadas e aprofundadas a partir da pesquisa-formação e pelos conhecimentos mobilizados no grupo. Ressalta-se ainda que as professoras estiveram engajadas em todo o processo, refletindo sobre suas práticas musicais junto à infância, por meio de experiências musicais e vocais vividas e problematizadas no espaço escolar. Como resultados, é importante destacar que as professoras mencionadas previamente estiveram mais envolvidas com a produção musical de suas próprias vozes e a de seus alunos e buscaram desenvolver práticas músico-vocais em sala de aula de educação infantil, baseadas nos cuidados da voz na infância e nas possibilidades musicais que decorrem de repertórios cantados, promovendo educação musical no contexto escolar.
id CNTE-1_b925795fe754092a76fd81d567ec6c0e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1288
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantilEducação Musical. Voz. Pesquisa-formação. Educação Infantil. Docência.O presente artigo tem como centralidade a discussão de processos de educação músico-vocal de um grupo de professoras da educação infantil, fundamentando-se, teórica e metodologicamente, em princípios da pesquisa-formação. No desenvolvimento da pesquisa, parte das professoras mencionou a realização de algumas práticas musicais junto à infância. Contudo, elas ressaltaram que estas foram ampliadas e aprofundadas a partir da pesquisa-formação e pelos conhecimentos mobilizados no grupo. Ressalta-se ainda que as professoras estiveram engajadas em todo o processo, refletindo sobre suas práticas musicais junto à infância, por meio de experiências musicais e vocais vividas e problematizadas no espaço escolar. Como resultados, é importante destacar que as professoras mencionadas previamente estiveram mais envolvidas com a produção musical de suas próprias vozes e a de seus alunos e buscaram desenvolver práticas músico-vocais em sala de aula de educação infantil, baseadas nos cuidados da voz na infância e nas possibilidades musicais que decorrem de repertórios cantados, promovendo educação musical no contexto escolar.CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/128810.22420/rde.v15i32.1288Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 565-5802238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1288/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessTomazi, Ana Carla Simonetti RossatoBellochio, Cláudia Ribeiro2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1288Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.267962Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil
title A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil
spellingShingle A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil
Tomazi, Ana Carla Simonetti Rossato
Educação Musical. Voz. Pesquisa-formação. Educação Infantil. Docência.
title_short A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil
title_full A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil
title_fullStr A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil
title_full_unstemmed A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil
title_sort A voz cantada e falada: uma pesquisa-formação com professoras da educação infantil
author Tomazi, Ana Carla Simonetti Rossato
author_facet Tomazi, Ana Carla Simonetti Rossato
Bellochio, Cláudia Ribeiro
author_role author
author2 Bellochio, Cláudia Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazi, Ana Carla Simonetti Rossato
Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical. Voz. Pesquisa-formação. Educação Infantil. Docência.
topic Educação Musical. Voz. Pesquisa-formação. Educação Infantil. Docência.
description O presente artigo tem como centralidade a discussão de processos de educação músico-vocal de um grupo de professoras da educação infantil, fundamentando-se, teórica e metodologicamente, em princípios da pesquisa-formação. No desenvolvimento da pesquisa, parte das professoras mencionou a realização de algumas práticas musicais junto à infância. Contudo, elas ressaltaram que estas foram ampliadas e aprofundadas a partir da pesquisa-formação e pelos conhecimentos mobilizados no grupo. Ressalta-se ainda que as professoras estiveram engajadas em todo o processo, refletindo sobre suas práticas musicais junto à infância, por meio de experiências musicais e vocais vividas e problematizadas no espaço escolar. Como resultados, é importante destacar que as professoras mencionadas previamente estiveram mais envolvidas com a produção musical de suas próprias vozes e a de seus alunos e buscaram desenvolver práticas músico-vocais em sala de aula de educação infantil, baseadas nos cuidados da voz na infância e nas possibilidades musicais que decorrem de repertórios cantados, promovendo educação musical no contexto escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1288
10.22420/rde.v15i32.1288
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1288
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i32.1288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1288/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 565-580
2238-4391
10.22420/rde.v15i32
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343255539712