Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Diego dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Melo, Beatriz Medeiros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1235
Resumo: Neste artigo discute-se a capilaridade da oferta do Ensino Médio Integrado – EMI no universo da Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Metodologicamente, recorre à abordagem qualitativa e parte do estudo do caso do Instituto Federal de Alagoas – Ifal. Nesse trajeto, apresenta as concepções e traça um retrato histórico da efetivação do EMI no contexto de tensões e contradições das políticas públicas educacionais brasileiras. Em seguida, analisa a oferta do EMI no Ifal e na Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica, a partir dos dados da Plataforma Nilo Peçanha 2020. A análise conclui que tal oferta adquire prioridade no Ifal, em conformidade com a previsão legal da Lei nº 11.892/2008, colaborando para a democratização do acesso ao Ensino Médio Integrado.
id CNTE-1_ca4ddbb5fcffd3820e2c179b53a9aa05
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1235
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e TecnológicaFormação integrada. Ensino. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica.Neste artigo discute-se a capilaridade da oferta do Ensino Médio Integrado – EMI no universo da Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Metodologicamente, recorre à abordagem qualitativa e parte do estudo do caso do Instituto Federal de Alagoas – Ifal. Nesse trajeto, apresenta as concepções e traça um retrato histórico da efetivação do EMI no contexto de tensões e contradições das políticas públicas educacionais brasileiras. Em seguida, analisa a oferta do EMI no Ifal e na Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica, a partir dos dados da Plataforma Nilo Peçanha 2020. A análise conclui que tal oferta adquire prioridade no Ifal, em conformidade com a previsão legal da Lei nº 11.892/2008, colaborando para a democratização do acesso ao Ensino Médio Integrado.CNTE2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/123510.22420/rde.v15i32.1235Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 581-5962238-439110.22420/rde.v15i32reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1235/pdfCopyright (c) 2021 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Diego dos SantosMelo, Beatriz Medeiros de2022-09-16T02:38:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1235Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.713702Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
title Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
spellingShingle Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
Alves, Diego dos Santos
Formação integrada. Ensino. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica.
title_short Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
title_full Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
title_fullStr Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
title_full_unstemmed Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
title_sort Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
author Alves, Diego dos Santos
author_facet Alves, Diego dos Santos
Melo, Beatriz Medeiros de
author_role author
author2 Melo, Beatriz Medeiros de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Diego dos Santos
Melo, Beatriz Medeiros de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação integrada. Ensino. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica.
topic Formação integrada. Ensino. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica.
description Neste artigo discute-se a capilaridade da oferta do Ensino Médio Integrado – EMI no universo da Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Metodologicamente, recorre à abordagem qualitativa e parte do estudo do caso do Instituto Federal de Alagoas – Ifal. Nesse trajeto, apresenta as concepções e traça um retrato histórico da efetivação do EMI no contexto de tensões e contradições das políticas públicas educacionais brasileiras. Em seguida, analisa a oferta do EMI no Ifal e na Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica, a partir dos dados da Plataforma Nilo Peçanha 2020. A análise conclui que tal oferta adquire prioridade no Ifal, em conformidade com a previsão legal da Lei nº 11.892/2008, colaborando para a democratização do acesso ao Ensino Médio Integrado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1235
10.22420/rde.v15i32.1235
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1235
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i32.1235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1235/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 32 (2021): Educação de Jovens e Adultos: políticas, pesquisa e práticas educativas; 581-596
2238-4391
10.22420/rde.v15i32
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343044775936