Entre tensões e contradições: a capilaridade do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1235 |
Resumo: | Neste artigo discute-se a capilaridade da oferta do Ensino Médio Integrado – EMI no universo da Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Metodologicamente, recorre à abordagem qualitativa e parte do estudo do caso do Instituto Federal de Alagoas – Ifal. Nesse trajeto, apresenta as concepções e traça um retrato histórico da efetivação do EMI no contexto de tensões e contradições das políticas públicas educacionais brasileiras. Em seguida, analisa a oferta do EMI no Ifal e na Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica, a partir dos dados da Plataforma Nilo Peçanha 2020. A análise conclui que tal oferta adquire prioridade no Ifal, em conformidade com a previsão legal da Lei nº 11.892/2008, colaborando para a democratização do acesso ao Ensino Médio Integrado. |
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