Pressões externas na educação básica: dissensos e gestão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/104 |
Resumo: | O presente artigo abre um panorama histórico-reflexivo sobre as diferentes tendências administrativas incorporadas à escola pública brasileira. O estudo aponta as condicionalidades que estruturaram o sistema administrativo escolar, tais como: a instituição do modelo português, a adoção republicana por uma administração científica e tecnocrática e a imposição, mais recente, do Banco Mundial por políticas e ações que modificam o funcionamento, o financiamento e a gestão visando instituir os princípios de eficiência, produtividade, competitividade e racionalidade da educação básica.Palavras-chave: Administração da educação escolar básica. Banco Mundial. Gestão da educação escolar. Escola pública. |
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