Pressões externas na educação básica: dissensos e gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Maria Abadia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/104
Resumo: O presente artigo abre um panorama histórico-reflexivo sobre as diferentes tendências administrativas incorporadas à escola pública brasileira. O estudo aponta as condicionalidades que estruturaram o sistema administrativo escolar, tais como: a instituição do modelo português, a adoção republicana por uma administração científica e tecnocrática e a imposição, mais recente, do Banco Mundial por políticas e ações que modificam o funcionamento, o financiamento e a gestão visando instituir os princípios de eficiência, produtividade, competitividade e racionalidade da educação básica.Palavras-chave: Administração da educação escolar básica. Banco Mundial. Gestão da educação escolar. Escola pública.
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