História e construção da identidade - Compromissos e expectativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monlevade, João Antonio Cabral de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/27
Resumo: RESUMO: O artigo traça o itinerário histórico da presença de trabalhadores não docentes nas escolas brasileiras desde a educação jesuítica até hoje, abordando aspectos influentes para a construção da nova identidade (escolar e legal) de profissionais da educação, ao lado dos professores e pedagogos.Palavras-chave:     Funcionário de escola. História da educação brasileira. Reconhecimento profissional. Profissionalização. Identidade profissional.
id CNTE-1_da3d2d263ade477063dff8af295cb112
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/27
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling História e construção da identidade - Compromissos e expectativasRESUMO: O artigo traça o itinerário histórico da presença de trabalhadores não docentes nas escolas brasileiras desde a educação jesuítica até hoje, abordando aspectos influentes para a construção da nova identidade (escolar e legal) de profissionais da educação, ao lado dos professores e pedagogos.Palavras-chave:     Funcionário de escola. História da educação brasileira. Reconhecimento profissional. Profissionalização. Identidade profissional.CNTE2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2710.22420/rde.v3i5.27Retratos da Escola; v. 3 n. 5 (2009): Funcionário de Escola: identidade e profissionalização2238-439110.22420/rde.v3i5reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/27/321Monlevade, João Antonio Cabral deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-03T04:41:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/27Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:13.520564Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv História e construção da identidade - Compromissos e expectativas
title História e construção da identidade - Compromissos e expectativas
spellingShingle História e construção da identidade - Compromissos e expectativas
Monlevade, João Antonio Cabral de
title_short História e construção da identidade - Compromissos e expectativas
title_full História e construção da identidade - Compromissos e expectativas
title_fullStr História e construção da identidade - Compromissos e expectativas
title_full_unstemmed História e construção da identidade - Compromissos e expectativas
title_sort História e construção da identidade - Compromissos e expectativas
author Monlevade, João Antonio Cabral de
author_facet Monlevade, João Antonio Cabral de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monlevade, João Antonio Cabral de
description RESUMO: O artigo traça o itinerário histórico da presença de trabalhadores não docentes nas escolas brasileiras desde a educação jesuítica até hoje, abordando aspectos influentes para a construção da nova identidade (escolar e legal) de profissionais da educação, ao lado dos professores e pedagogos.Palavras-chave:     Funcionário de escola. História da educação brasileira. Reconhecimento profissional. Profissionalização. Identidade profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/27
10.22420/rde.v3i5.27
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/27
identifier_str_mv 10.22420/rde.v3i5.27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/27/321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 3 n. 5 (2009): Funcionário de Escola: identidade e profissionalização
2238-4391
10.22420/rde.v3i5
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890340877369344