A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Flávia Solvelino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souto, Kely Cristina Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1218
Resumo: Este relato de experiência, de autoria de uma professora da rede municipal de educação de Belo Horizonte- MG, resulta de projeto elaborado e aplicado durante a realização do curso de especialização Residência Docente, do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo central do projeto foi compreender qual contribuição a proposta com jogos poderia dar ao grupo de alunos/as dos anos iniciais do ensino fundamental, de modo a diminuir o descompasso na aprendizagem. Optou-se pela ideia dos jogos porque suspeitava-se que as crianças precisavam de aulas mais atraentes e interativas. O trabalho foi desenvolvido entre setembro e novembro de 2019, três vezes por semana, com duração de 50 minutos diários. Foram propostas múltiplas atividades de caráter lúdico, entre elas os jogos bingo dos sons iniciais, caça rimas, troca letras, bingo da letra inicial e palavra dentro de palavra. As análises evidenciaram o significado e a importância dos jogos para as crianças que vivenciam o processo inicial da aprendizagem de leitura e escrita.
id CNTE-1_dabcc2e620befe97f2c427083c1ed92c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1218
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de criançasJogosAprendizagemLeituraEscritaEste relato de experiência, de autoria de uma professora da rede municipal de educação de Belo Horizonte- MG, resulta de projeto elaborado e aplicado durante a realização do curso de especialização Residência Docente, do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo central do projeto foi compreender qual contribuição a proposta com jogos poderia dar ao grupo de alunos/as dos anos iniciais do ensino fundamental, de modo a diminuir o descompasso na aprendizagem. Optou-se pela ideia dos jogos porque suspeitava-se que as crianças precisavam de aulas mais atraentes e interativas. O trabalho foi desenvolvido entre setembro e novembro de 2019, três vezes por semana, com duração de 50 minutos diários. Foram propostas múltiplas atividades de caráter lúdico, entre elas os jogos bingo dos sons iniciais, caça rimas, troca letras, bingo da letra inicial e palavra dentro de palavra. As análises evidenciaram o significado e a importância dos jogos para as crianças que vivenciam o processo inicial da aprendizagem de leitura e escrita.CNTE2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/121810.22420/rde.v15i33.1218Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 1015-10302238-439110.22420/rde.v15i33reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1218/1087Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Flávia SolvelinoSouto, Kely Cristina Nogueira2022-09-16T02:34:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1218Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:51.255834Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças
title A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças
spellingShingle A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças
Santiago, Flávia Solvelino
Jogos
Aprendizagem
Leitura
Escrita
title_short A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças
title_full A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças
title_fullStr A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças
title_full_unstemmed A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças
title_sort A contribuição dos jogos no desenvolvimento da leitura e escrita de crianças
author Santiago, Flávia Solvelino
author_facet Santiago, Flávia Solvelino
Souto, Kely Cristina Nogueira
author_role author
author2 Souto, Kely Cristina Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Flávia Solvelino
Souto, Kely Cristina Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Aprendizagem
Leitura
Escrita
topic Jogos
Aprendizagem
Leitura
Escrita
description Este relato de experiência, de autoria de uma professora da rede municipal de educação de Belo Horizonte- MG, resulta de projeto elaborado e aplicado durante a realização do curso de especialização Residência Docente, do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo central do projeto foi compreender qual contribuição a proposta com jogos poderia dar ao grupo de alunos/as dos anos iniciais do ensino fundamental, de modo a diminuir o descompasso na aprendizagem. Optou-se pela ideia dos jogos porque suspeitava-se que as crianças precisavam de aulas mais atraentes e interativas. O trabalho foi desenvolvido entre setembro e novembro de 2019, três vezes por semana, com duração de 50 minutos diários. Foram propostas múltiplas atividades de caráter lúdico, entre elas os jogos bingo dos sons iniciais, caça rimas, troca letras, bingo da letra inicial e palavra dentro de palavra. As análises evidenciaram o significado e a importância dos jogos para as crianças que vivenciam o processo inicial da aprendizagem de leitura e escrita.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1218
10.22420/rde.v15i33.1218
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1218
identifier_str_mv 10.22420/rde.v15i33.1218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1218/1087
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 1015-1030
2238-4391
10.22420/rde.v15i33
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890343032193024