EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/46 |
Resumo: | No modo de produção capitalista, a inclusão é sempre subordinada, o que não é um problema pedagógico, mas político. Há que investir na construção coletiva de uma nova proposta pedagógica, que, contemplando a diversidade, articule formação científica e sócio-histórica à tecnológica, promovendo autonomia intelectual e ética, mediante o domínio teórico-metodológico do conhecimento socialmente produzido e acumulado. E ampliar a oferta da modalidade integrada; e investir maciçamente na qualidade da educação geral, para reverter os efeitos perversos da dualidade invertida. Palavras-chave: Ensino médio. Educação profissional. Inclusão subordinada. Proposta pedagógica. Dualidade invertida. |
id |
CNTE-1_e64e6dc020fdd3c3409b2ea87f812553 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/46 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EM e EP na produção flexível: a dualidade invertidaNo modo de produção capitalista, a inclusão é sempre subordinada, o que não é um problema pedagógico, mas político. Há que investir na construção coletiva de uma nova proposta pedagógica, que, contemplando a diversidade, articule formação científica e sócio-histórica à tecnológica, promovendo autonomia intelectual e ética, mediante o domínio teórico-metodológico do conhecimento socialmente produzido e acumulado. E ampliar a oferta da modalidade integrada; e investir maciçamente na qualidade da educação geral, para reverter os efeitos perversos da dualidade invertida. Palavras-chave: Ensino médio. Educação profissional. Inclusão subordinada. Proposta pedagógica. Dualidade invertida. CNTE2012-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/4610.22420/rde.v5i8.46Retratos da Escola; v. 5 n. 8 (2011): Ensino Médio e Educação Profissional; 43-552238-439110.22420/rde.v5i8reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/46/43Kuenzer, Acacia Zeneidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-26T21:50:15Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/46Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:14.455843Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida |
title |
EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida |
spellingShingle |
EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida Kuenzer, Acacia Zeneida |
title_short |
EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida |
title_full |
EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida |
title_fullStr |
EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida |
title_full_unstemmed |
EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida |
title_sort |
EM e EP na produção flexível: a dualidade invertida |
author |
Kuenzer, Acacia Zeneida |
author_facet |
Kuenzer, Acacia Zeneida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuenzer, Acacia Zeneida |
description |
No modo de produção capitalista, a inclusão é sempre subordinada, o que não é um problema pedagógico, mas político. Há que investir na construção coletiva de uma nova proposta pedagógica, que, contemplando a diversidade, articule formação científica e sócio-histórica à tecnológica, promovendo autonomia intelectual e ética, mediante o domínio teórico-metodológico do conhecimento socialmente produzido e acumulado. E ampliar a oferta da modalidade integrada; e investir maciçamente na qualidade da educação geral, para reverter os efeitos perversos da dualidade invertida. Palavras-chave: Ensino médio. Educação profissional. Inclusão subordinada. Proposta pedagógica. Dualidade invertida. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/46 10.22420/rde.v5i8.46 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/46 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v5i8.46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/46/43 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 5 n. 8 (2011): Ensino Médio e Educação Profissional; 43-55 2238-4391 10.22420/rde.v5i8 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890340909875200 |