Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/781 |
Resumo: | O texto trata do debate acerca das relações sociais de gênero no ensino de sociologia no IFSul, destacando o espaço destinado ao tema nos currículos e as metodologias empregadas pelos docentes ao abordá-lo. A partir de análise documental (grades curriculares e programas da disciplina) e de respostas a questionários aplicados aos professores podemos afirmar que o debate se centra na questão da mulher e está presente de forma transversal ou com espaço específico em grande parte dos programas, além de que diversas estratégias de ensino são utilizadas em sua abordagem. |
id |
CNTE-1_edb7455c45aeb58b2b53d6e74a6c005e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/781 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSulRelações sociais de gênero. Ensino de sociologia. Currículo. IFSul.O texto trata do debate acerca das relações sociais de gênero no ensino de sociologia no IFSul, destacando o espaço destinado ao tema nos currículos e as metodologias empregadas pelos docentes ao abordá-lo. A partir de análise documental (grades curriculares e programas da disciplina) e de respostas a questionários aplicados aos professores podemos afirmar que o debate se centra na questão da mulher e está presente de forma transversal ou com espaço específico em grande parte dos programas, além de que diversas estratégias de ensino são utilizadas em sua abordagem.CNTE2018-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/78110.22420/rde.v12i22.781Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 87-992238-439110.22420/rde.v12i22reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/781/pdfCopyright (c) 2018 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessOrsato, AndréiaFerreira, Márcia Ondina Vieira2018-08-08T14:17:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/781Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:40.555793Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul |
title |
Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul |
spellingShingle |
Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul Orsato, Andréia Relações sociais de gênero. Ensino de sociologia. Currículo. IFSul. |
title_short |
Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul |
title_full |
Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul |
title_fullStr |
Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul |
title_full_unstemmed |
Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul |
title_sort |
Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul |
author |
Orsato, Andréia |
author_facet |
Orsato, Andréia Ferreira, Márcia Ondina Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Márcia Ondina Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orsato, Andréia Ferreira, Márcia Ondina Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações sociais de gênero. Ensino de sociologia. Currículo. IFSul. |
topic |
Relações sociais de gênero. Ensino de sociologia. Currículo. IFSul. |
description |
O texto trata do debate acerca das relações sociais de gênero no ensino de sociologia no IFSul, destacando o espaço destinado ao tema nos currículos e as metodologias empregadas pelos docentes ao abordá-lo. A partir de análise documental (grades curriculares e programas da disciplina) e de respostas a questionários aplicados aos professores podemos afirmar que o debate se centra na questão da mulher e está presente de forma transversal ou com espaço específico em grande parte dos programas, além de que diversas estratégias de ensino são utilizadas em sua abordagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/781 10.22420/rde.v12i22.781 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/781 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v12i22.781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/781/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 87-99 2238-4391 10.22420/rde.v12i22 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342296092672 |