Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orsato, Andréia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Márcia Ondina Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Retratos da Escola (Online)
Texto Completo: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/781
Resumo: O texto trata do debate acerca das relações sociais de gênero no ensino de sociologia no IFSul, destacando o espaço destinado ao tema nos currículos e as metodologias empregadas pelos docentes ao abordá-lo. A partir de análise documental (grades curriculares e programas da disciplina) e de respostas a questionários aplicados aos professores podemos afirmar que o debate se centra na questão da mulher e está presente de forma transversal ou com espaço específico em grande parte dos programas, além de que diversas estratégias de ensino são utilizadas em sua abordagem.
id CNTE-1_edb7455c45aeb58b2b53d6e74a6c005e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/781
network_acronym_str CNTE-1
network_name_str Retratos da Escola (Online)
repository_id_str
spelling Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSulRelações sociais de gênero. Ensino de sociologia. Currículo. IFSul.O texto trata do debate acerca das relações sociais de gênero no ensino de sociologia no IFSul, destacando o espaço destinado ao tema nos currículos e as metodologias empregadas pelos docentes ao abordá-lo. A partir de análise documental (grades curriculares e programas da disciplina) e de respostas a questionários aplicados aos professores podemos afirmar que o debate se centra na questão da mulher e está presente de forma transversal ou com espaço específico em grande parte dos programas, além de que diversas estratégias de ensino são utilizadas em sua abordagem.CNTE2018-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/78110.22420/rde.v12i22.781Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 87-992238-439110.22420/rde.v12i22reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/781/pdfCopyright (c) 2018 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessOrsato, AndréiaFerreira, Márcia Ondina Vieira2018-08-08T14:17:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/781Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:40.555793Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul
title Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul
spellingShingle Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul
Orsato, Andréia
Relações sociais de gênero. Ensino de sociologia. Currículo. IFSul.
title_short Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul
title_full Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul
title_fullStr Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul
title_full_unstemmed Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul
title_sort Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul
author Orsato, Andréia
author_facet Orsato, Andréia
Ferreira, Márcia Ondina Vieira
author_role author
author2 Ferreira, Márcia Ondina Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orsato, Andréia
Ferreira, Márcia Ondina Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Relações sociais de gênero. Ensino de sociologia. Currículo. IFSul.
topic Relações sociais de gênero. Ensino de sociologia. Currículo. IFSul.
description O texto trata do debate acerca das relações sociais de gênero no ensino de sociologia no IFSul, destacando o espaço destinado ao tema nos currículos e as metodologias empregadas pelos docentes ao abordá-lo. A partir de análise documental (grades curriculares e programas da disciplina) e de respostas a questionários aplicados aos professores podemos afirmar que o debate se centra na questão da mulher e está presente de forma transversal ou com espaço específico em grande parte dos programas, além de que diversas estratégias de ensino são utilizadas em sua abordagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/781
10.22420/rde.v12i22.781
url https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/781
identifier_str_mv 10.22420/rde.v12i22.781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/781/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Retratos da Escola
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CNTE
publisher.none.fl_str_mv CNTE
dc.source.none.fl_str_mv Retratos da Escola; v. 12 n. 22 (2018): Conape 2018; 87-99
2238-4391
10.22420/rde.v12i22
reponame:Retratos da Escola (Online)
instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron:CNTE
instname_str Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
instacron_str CNTE
institution CNTE
reponame_str Retratos da Escola (Online)
collection Retratos da Escola (Online)
repository.name.fl_str_mv Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
repository.mail.fl_str_mv lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com
_version_ 1793890342296092672