Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Retratos da Escola (Online) |
Download full: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1299 |
Summary: | A discussão da relação entre insumos escolares, qualidade da educação e seu custo é relativamente recente no Brasil. Uma das características desse debate é a tentativa da grande mídia, através de editoriais e de colunistas ligados ao mercado, de reforçar o argumento de que os recursos destinados à educação no Brasil são suficientes e que os problemas educacionais do país estão relacionados à gestão das escolas e sistemas educacionais. Este artigo pretende problematizar esse ponto de vista, trazendo indicadores do gasto educacional do país e dos estudos que apontam os valores necessários a serem aplicados por aluno na perspectiva do Custo Aluno-Qualidade – CAQ. Valendo-se de indicadores de mensalidades de escolas privadas de elite, ou que apresentam boas notas no ENEM, o artigo mostra a distância com relação aos valores gastos por aluno/a na rede pública de ensino, na educação básica. Com base em indicadores de gastos, remuneração e alunos por turma da rede federal de ensino em comparação com parâmetros equivalentes de países da OCDE, sinaliza-se para um novo padrão de financiamento das escolas brasileiras. |
id |
CNTE-1_fa4813048bd3f6990c30fae6b599c04b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1299 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQFinanciamento da educaçãocustos educacionais.Custo Aluno QualidadeA discussão da relação entre insumos escolares, qualidade da educação e seu custo é relativamente recente no Brasil. Uma das características desse debate é a tentativa da grande mídia, através de editoriais e de colunistas ligados ao mercado, de reforçar o argumento de que os recursos destinados à educação no Brasil são suficientes e que os problemas educacionais do país estão relacionados à gestão das escolas e sistemas educacionais. Este artigo pretende problematizar esse ponto de vista, trazendo indicadores do gasto educacional do país e dos estudos que apontam os valores necessários a serem aplicados por aluno na perspectiva do Custo Aluno-Qualidade – CAQ. Valendo-se de indicadores de mensalidades de escolas privadas de elite, ou que apresentam boas notas no ENEM, o artigo mostra a distância com relação aos valores gastos por aluno/a na rede pública de ensino, na educação básica. Com base em indicadores de gastos, remuneração e alunos por turma da rede federal de ensino em comparação com parâmetros equivalentes de países da OCDE, sinaliza-se para um novo padrão de financiamento das escolas brasileiras.CNTE2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/129910.22420/rde.v15i33.1299Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 689-7122238-439110.22420/rde.v15i33reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1299/1069Copyright (c) 2022 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, José Marcelino Rezende2022-09-16T02:34:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1299Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:53.710640Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ |
title |
Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ |
spellingShingle |
Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ Pinto, José Marcelino Rezende Financiamento da educação custos educacionais. Custo Aluno Qualidade |
title_short |
Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ |
title_full |
Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ |
title_fullStr |
Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ |
title_full_unstemmed |
Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ |
title_sort |
Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ |
author |
Pinto, José Marcelino Rezende |
author_facet |
Pinto, José Marcelino Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, José Marcelino Rezende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Financiamento da educação custos educacionais. Custo Aluno Qualidade |
topic |
Financiamento da educação custos educacionais. Custo Aluno Qualidade |
description |
A discussão da relação entre insumos escolares, qualidade da educação e seu custo é relativamente recente no Brasil. Uma das características desse debate é a tentativa da grande mídia, através de editoriais e de colunistas ligados ao mercado, de reforçar o argumento de que os recursos destinados à educação no Brasil são suficientes e que os problemas educacionais do país estão relacionados à gestão das escolas e sistemas educacionais. Este artigo pretende problematizar esse ponto de vista, trazendo indicadores do gasto educacional do país e dos estudos que apontam os valores necessários a serem aplicados por aluno na perspectiva do Custo Aluno-Qualidade – CAQ. Valendo-se de indicadores de mensalidades de escolas privadas de elite, ou que apresentam boas notas no ENEM, o artigo mostra a distância com relação aos valores gastos por aluno/a na rede pública de ensino, na educação básica. Com base em indicadores de gastos, remuneração e alunos por turma da rede federal de ensino em comparação com parâmetros equivalentes de países da OCDE, sinaliza-se para um novo padrão de financiamento das escolas brasileiras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1299 10.22420/rde.v15i33.1299 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1299 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v15i33.1299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1299/1069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 15 n. 33 (2021): Políticas de financiamento no Brasil contemporâneo; 689-712 2238-4391 10.22420/rde.v15i33 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890343266025472 |