O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NOS CURSOS DE MESTRADO EM DIREITO NA CIDADE DE CURITIBA/PR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS COMPONENTES CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OFERTANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
Texto Completo: | http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5018 |
Resumo: | O ensino do Direito enfrenta dificuldades, na medida em que seu currículo privilegia o desenvolvimento de competências ligadas a critérios técnico-dogmáticos, inexistindo uma preocupação nos cursos de graduação com os saberes relacionados aos processos de ensino-aprendizagem. Sendo assim, investigou-se em que medida os cursos de mestrado em Direito, na cidade de Curitiba/PR, apresentam em sua matriz curricular disciplinas voltadas para a formação pedagógica. A pesquisa revelou que o estágio de docência, quando ofertado apresenta caráter eletivo, razão pela qual possibilita que estudantes concluam sua especialização sem que tenham experimentado aspectos teórico e prático relativos à atividade docente. |
id |
CONPEDI-1_e8f3879771e75e94c7e0f8d3e61131ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.indexlaw.org:article/5018 |
network_acronym_str |
CONPEDI-1 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NOS CURSOS DE MESTRADO EM DIREITO NA CIDADE DE CURITIBA/PR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS COMPONENTES CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OFERTANTESEnsino Jurídico; Pesquisa Jurídica; Formação Pedagógica; Pós-Graduação Stricto Sensu; Estágio Docente.O ensino do Direito enfrenta dificuldades, na medida em que seu currículo privilegia o desenvolvimento de competências ligadas a critérios técnico-dogmáticos, inexistindo uma preocupação nos cursos de graduação com os saberes relacionados aos processos de ensino-aprendizagem. Sendo assim, investigou-se em que medida os cursos de mestrado em Direito, na cidade de Curitiba/PR, apresentam em sua matriz curricular disciplinas voltadas para a formação pedagógica. A pesquisa revelou que o estágio de docência, quando ofertado apresenta caráter eletivo, razão pela qual possibilita que estudantes concluam sua especialização sem que tenham experimentado aspectos teórico e prático relativos à atividade docente.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDICalado, Veronicade OIiveira Santos, Flávio Augusto2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/501810.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2018.v4i2.5018Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 4, n. 2 (2018): JULHO - DEZEMBRO; 87-1032525-96362525-9636reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5018/pdfDireitos autorais 2018 Veronica Calado, Flávio Augusto de OIiveira Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-11T16:48:48Zoai:ojs.indexlaw.org:article/5018Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/rpejONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/rpej/oai||indexlawjournals@gmail.com2525-96362525-9636opendoar:2020-09-11T16:48:48Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NOS CURSOS DE MESTRADO EM DIREITO NA CIDADE DE CURITIBA/PR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS COMPONENTES CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OFERTANTES |
title |
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NOS CURSOS DE MESTRADO EM DIREITO NA CIDADE DE CURITIBA/PR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS COMPONENTES CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OFERTANTES |
spellingShingle |
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NOS CURSOS DE MESTRADO EM DIREITO NA CIDADE DE CURITIBA/PR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS COMPONENTES CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OFERTANTES Calado, Veronica Ensino Jurídico; Pesquisa Jurídica; Formação Pedagógica; Pós-Graduação Stricto Sensu; Estágio Docente. |
title_short |
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NOS CURSOS DE MESTRADO EM DIREITO NA CIDADE DE CURITIBA/PR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS COMPONENTES CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OFERTANTES |
title_full |
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NOS CURSOS DE MESTRADO EM DIREITO NA CIDADE DE CURITIBA/PR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS COMPONENTES CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OFERTANTES |
title_fullStr |
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NOS CURSOS DE MESTRADO EM DIREITO NA CIDADE DE CURITIBA/PR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS COMPONENTES CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OFERTANTES |
title_full_unstemmed |
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NOS CURSOS DE MESTRADO EM DIREITO NA CIDADE DE CURITIBA/PR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS COMPONENTES CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OFERTANTES |
title_sort |
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NOS CURSOS DE MESTRADO EM DIREITO NA CIDADE DE CURITIBA/PR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS COMPONENTES CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR OFERTANTES |
author |
Calado, Veronica |
author_facet |
Calado, Veronica de OIiveira Santos, Flávio Augusto |
author_role |
author |
author2 |
de OIiveira Santos, Flávio Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Veronica de OIiveira Santos, Flávio Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Jurídico; Pesquisa Jurídica; Formação Pedagógica; Pós-Graduação Stricto Sensu; Estágio Docente. |
topic |
Ensino Jurídico; Pesquisa Jurídica; Formação Pedagógica; Pós-Graduação Stricto Sensu; Estágio Docente. |
description |
O ensino do Direito enfrenta dificuldades, na medida em que seu currículo privilegia o desenvolvimento de competências ligadas a critérios técnico-dogmáticos, inexistindo uma preocupação nos cursos de graduação com os saberes relacionados aos processos de ensino-aprendizagem. Sendo assim, investigou-se em que medida os cursos de mestrado em Direito, na cidade de Curitiba/PR, apresentam em sua matriz curricular disciplinas voltadas para a formação pedagógica. A pesquisa revelou que o estágio de docência, quando ofertado apresenta caráter eletivo, razão pela qual possibilita que estudantes concluam sua especialização sem que tenham experimentado aspectos teórico e prático relativos à atividade docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5018 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2018.v4i2.5018 |
url |
http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5018 |
identifier_str_mv |
10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2018.v4i2.5018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/5018/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Veronica Calado, Flávio Augusto de OIiveira Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Veronica Calado, Flávio Augusto de OIiveira Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica; v. 4, n. 2 (2018): JULHO - DEZEMBRO; 87-103 2525-9636 2525-9636 reponame:Revista de Pesquisa e Educação Jurídica instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) instacron:CONPEDI |
instname_str |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
instacron_str |
CONPEDI |
institution |
CONPEDI |
reponame_str |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
collection |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa e Educação Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||indexlawjournals@gmail.com |
_version_ |
1808858109891837952 |