O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PLANO DOS DIREITOS HUMANOS: QUAL O SENTIDO DA EDUCAÇÃO ANTES DE ENSINAR?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais |
Texto Completo: | http://www.indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/article/view/9656 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo sobre a importância da educação inclusiva no plano dos direitos humanos. Tem-se como objetivo geral refletir sobre os principais aspectos referentes à evolução do pensamento relativo ao campo da efetividade das políticas públicas, no que se refere à educação inclusiva, como um processo do aprender a aprender. Justifica-se o estudo, eis que a doutrina que trata da educação ao longo do tempo desenvolveu variadas teorias, contudo para ensinar no Brasil, necessita-se primeiramente de uma forma jurídica que comporte a educação inclusiva, mas não é somente isso, o docente necessita aprender a aprender para depois ensinar, pois a efetividade do direito à educação inclusiva perpassa pelas implicações e explicações fornecidas pela própria educação. Quanto à metodologia, utiliza-se o método dialético; quanto à natureza, básica; quanto aos objetivos, exploratória; e, quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental. Busca-se na discussão, a partir do seguinte problema de pesquisa: Ao levar a educação inclusiva no plano dos direitos humanos, qual o sentido da educação antes de ensinar? Tem-se como resultados que a superação dos problemas relacionados à educação inclusiva perpassa pela evolução do pensamento consciencioso por parte de todos, sociedade e estado. |
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O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PLANO DOS DIREITOS HUMANOS: QUAL O SENTIDO DA EDUCAÇÃO ANTES DE ENSINAR?Educação Inclusiva; Aprender a aprender; Direito fundamentalO artigo apresenta um estudo sobre a importância da educação inclusiva no plano dos direitos humanos. Tem-se como objetivo geral refletir sobre os principais aspectos referentes à evolução do pensamento relativo ao campo da efetividade das políticas públicas, no que se refere à educação inclusiva, como um processo do aprender a aprender. Justifica-se o estudo, eis que a doutrina que trata da educação ao longo do tempo desenvolveu variadas teorias, contudo para ensinar no Brasil, necessita-se primeiramente de uma forma jurídica que comporte a educação inclusiva, mas não é somente isso, o docente necessita aprender a aprender para depois ensinar, pois a efetividade do direito à educação inclusiva perpassa pelas implicações e explicações fornecidas pela própria educação. Quanto à metodologia, utiliza-se o método dialético; quanto à natureza, básica; quanto aos objetivos, exploratória; e, quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental. Busca-se na discussão, a partir do seguinte problema de pesquisa: Ao levar a educação inclusiva no plano dos direitos humanos, qual o sentido da educação antes de ensinar? Tem-se como resultados que a superação dos problemas relacionados à educação inclusiva perpassa pela evolução do pensamento consciencioso por parte de todos, sociedade e estado.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDISantos, Adilson Souza2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/article/view/965610.26668/IndexLawJournals/2526-0111/2023.v9i1.9656Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais; v. 9, n. 1 (2023): JANEIRO-JUNHO; 38 – 582526-01112526-0111reponame:Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentaisinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/article/view/9656/pdfDireitos autorais 2023 Adilson Souza Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-02T23:22:35Zoai:ojs.indexlaw.org:article/9656Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/garantiasfundamentais/oai2526-01112526-0111opendoar:2023-08-02T23:22:35Revista Brasileira de Direitos e Garantias Fundamentais - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
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