DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL SOCIAL À EDUCAÇÃO E A TEORIA DO “BRANQUEAMENTO” DA RAÇA E O MITO DA “DEMOCRACIA RACIAL” NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo dos Santos, Sônia Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Wenczenovicz, Thaís Janaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/8915
Resumo: A educação é essencial para todo ser humano, pois proporciona condições para o seu desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e, ainda, qualificando-o para o trabalho. A educação é um direito humano fundamental social estabelecido como direito de todos na Constituição Federal brasileira de 1988. Mesmo diante de documentos internacionais e da legislação interna, nem sempre esse direito é efetivado para as crianças e adolescentes pertencentes às diversas classes, raças, etnias e gêneros. O objetivo é analisar o direito humano fundamental à educação em cotejo com a teoria do “branqueamento” da raça e o mito da democracia racial.
id CONPEDI-24_f73efb389566a4e25a738a801f77f501
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/8915
network_acronym_str CONPEDI-24
network_name_str Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica
repository_id_str
spelling DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL SOCIAL À EDUCAÇÃO E A TEORIA DO “BRANQUEAMENTO” DA RAÇA E O MITO DA “DEMOCRACIA RACIAL” NO BRASILBranqueamento da raça; Brasil; Direito humano fundamental social à educação; Mito da democracia racial; RacismoA educação é essencial para todo ser humano, pois proporciona condições para o seu desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e, ainda, qualificando-o para o trabalho. A educação é um direito humano fundamental social estabelecido como direito de todos na Constituição Federal brasileira de 1988. Mesmo diante de documentos internacionais e da legislação interna, nem sempre esse direito é efetivado para as crianças e adolescentes pertencentes às diversas classes, raças, etnias e gêneros. O objetivo é analisar o direito humano fundamental à educação em cotejo com a teoria do “branqueamento” da raça e o mito da democracia racial.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDICardozo dos Santos, Sônia MariaWenczenovicz, Thaís Janaina2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/891510.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2022.v8i1.8915Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica; v. 8, n. 1 (2022): JANEIRO-JUNHO2526-02512526-0251reponame:Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídicainstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/8915/xmlDireitos autorais 2022 Sônia Maria Cardozo dos Santos, Thaís Janaina Wenczenoviczhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-25T15:19:20Zoai:ojs.indexlaw.org:article/8915Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/ONGhttps://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/oaipublicacao@conpedi.org.br2526-02512526-0251opendoar:2023-02-25T15:19:20Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL SOCIAL À EDUCAÇÃO E A TEORIA DO “BRANQUEAMENTO” DA RAÇA E O MITO DA “DEMOCRACIA RACIAL” NO BRASIL
title DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL SOCIAL À EDUCAÇÃO E A TEORIA DO “BRANQUEAMENTO” DA RAÇA E O MITO DA “DEMOCRACIA RACIAL” NO BRASIL
spellingShingle DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL SOCIAL À EDUCAÇÃO E A TEORIA DO “BRANQUEAMENTO” DA RAÇA E O MITO DA “DEMOCRACIA RACIAL” NO BRASIL
Cardozo dos Santos, Sônia Maria
Branqueamento da raça; Brasil; Direito humano fundamental social à educação; Mito da democracia racial; Racismo
title_short DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL SOCIAL À EDUCAÇÃO E A TEORIA DO “BRANQUEAMENTO” DA RAÇA E O MITO DA “DEMOCRACIA RACIAL” NO BRASIL
title_full DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL SOCIAL À EDUCAÇÃO E A TEORIA DO “BRANQUEAMENTO” DA RAÇA E O MITO DA “DEMOCRACIA RACIAL” NO BRASIL
title_fullStr DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL SOCIAL À EDUCAÇÃO E A TEORIA DO “BRANQUEAMENTO” DA RAÇA E O MITO DA “DEMOCRACIA RACIAL” NO BRASIL
title_full_unstemmed DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL SOCIAL À EDUCAÇÃO E A TEORIA DO “BRANQUEAMENTO” DA RAÇA E O MITO DA “DEMOCRACIA RACIAL” NO BRASIL
title_sort DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL SOCIAL À EDUCAÇÃO E A TEORIA DO “BRANQUEAMENTO” DA RAÇA E O MITO DA “DEMOCRACIA RACIAL” NO BRASIL
author Cardozo dos Santos, Sônia Maria
author_facet Cardozo dos Santos, Sônia Maria
Wenczenovicz, Thaís Janaina
author_role author
author2 Wenczenovicz, Thaís Janaina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo dos Santos, Sônia Maria
Wenczenovicz, Thaís Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Branqueamento da raça; Brasil; Direito humano fundamental social à educação; Mito da democracia racial; Racismo
topic Branqueamento da raça; Brasil; Direito humano fundamental social à educação; Mito da democracia racial; Racismo
description A educação é essencial para todo ser humano, pois proporciona condições para o seu desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e, ainda, qualificando-o para o trabalho. A educação é um direito humano fundamental social estabelecido como direito de todos na Constituição Federal brasileira de 1988. Mesmo diante de documentos internacionais e da legislação interna, nem sempre esse direito é efetivado para as crianças e adolescentes pertencentes às diversas classes, raças, etnias e gêneros. O objetivo é analisar o direito humano fundamental à educação em cotejo com a teoria do “branqueamento” da raça e o mito da democracia racial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/8915
10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2022.v8i1.8915
url http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/8915
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2022.v8i1.8915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/8915/xml
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Sônia Maria Cardozo dos Santos, Thaís Janaina Wenczenovicz
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Sônia Maria Cardozo dos Santos, Thaís Janaina Wenczenovicz
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica; v. 8, n. 1 (2022): JANEIRO-JUNHO
2526-0251
2526-0251
reponame:Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica
collection Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica
repository.name.fl_str_mv Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv publicacao@conpedi.org.br
_version_ 1798314867802767360