MANIFESTAÇÕES ANTIPOSITIVISTAS NO PENSAMENTO JURÍDICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO SÉCULO XX: UMA RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DIALOGADA COM PAULO MERÊA, CABRAL DE MONCADA E CASTANHEIRA NEVES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Aline de Almeida Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de História do Direito
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/historiadireito/article/view/8211
Resumo: O presente estudo convoca grandes vozes do pensamento jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no séc. XX, na medida em que as três contribuíram de forma paradigmática para a superação da mentalidade juspositivista cientificista naquele contexto. O primeiro condutor, Paulo Merêa, é lembrado como a primeira reação antipositivista e anti-totalitária em defesa dos direitos subjetivos. Já a segunda voz, a de Cabral Moncada, é lembrada pela retomada da cátedra de Filosofia do Direito. Por fim, convoca-se também Castanheira Neves, por sua grande contribuição para o pensamento jusfilosófico contemporâneo. 
id CONPEDI-31_a20de23a45caae12e22ee16395567791
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/8211
network_acronym_str CONPEDI-31
network_name_str Revista Brasileira de História do Direito
repository_id_str
spelling MANIFESTAÇÕES ANTIPOSITIVISTAS NO PENSAMENTO JURÍDICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO SÉCULO XX: UMA RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DIALOGADA COM PAULO MERÊA, CABRAL DE MONCADA E CASTANHEIRA NEVES.Pós-positivismo jurídico; Filosofia do Direito; Universidade de Coimbra; Século XX; Justiça.O presente estudo convoca grandes vozes do pensamento jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no séc. XX, na medida em que as três contribuíram de forma paradigmática para a superação da mentalidade juspositivista cientificista naquele contexto. O primeiro condutor, Paulo Merêa, é lembrado como a primeira reação antipositivista e anti-totalitária em defesa dos direitos subjetivos. Já a segunda voz, a de Cabral Moncada, é lembrada pela retomada da cátedra de Filosofia do Direito. Por fim, convoca-se também Castanheira Neves, por sua grande contribuição para o pensamento jusfilosófico contemporâneo. Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDISousa, Aline de Almeida Silva2022-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/historiadireito/article/view/821110.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2021.v7i2.8211Revista Brasileira de História do Direito; v. 7, n. 2 (2021): JULHO - DEZEMBRO; 60-802526-009X2526-009Xreponame:Revista Brasileira de História do Direitoinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/historiadireito/article/view/8211/pdfDireitos autorais 2022 Aline de Almeida Silva Sousahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T22:58:21Zoai:ojs.indexlaw.org:article/8211Revistahttp://www.indexlaw.org/index.php/historiadireito/oai2526-009X2526-009Xopendoar:2022-08-31T22:58:21Revista Brasileira de História do Direito - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv MANIFESTAÇÕES ANTIPOSITIVISTAS NO PENSAMENTO JURÍDICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO SÉCULO XX: UMA RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DIALOGADA COM PAULO MERÊA, CABRAL DE MONCADA E CASTANHEIRA NEVES.
title MANIFESTAÇÕES ANTIPOSITIVISTAS NO PENSAMENTO JURÍDICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO SÉCULO XX: UMA RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DIALOGADA COM PAULO MERÊA, CABRAL DE MONCADA E CASTANHEIRA NEVES.
spellingShingle MANIFESTAÇÕES ANTIPOSITIVISTAS NO PENSAMENTO JURÍDICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO SÉCULO XX: UMA RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DIALOGADA COM PAULO MERÊA, CABRAL DE MONCADA E CASTANHEIRA NEVES.
Sousa, Aline de Almeida Silva
Pós-positivismo jurídico; Filosofia do Direito; Universidade de Coimbra; Século XX; Justiça.
title_short MANIFESTAÇÕES ANTIPOSITIVISTAS NO PENSAMENTO JURÍDICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO SÉCULO XX: UMA RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DIALOGADA COM PAULO MERÊA, CABRAL DE MONCADA E CASTANHEIRA NEVES.
title_full MANIFESTAÇÕES ANTIPOSITIVISTAS NO PENSAMENTO JURÍDICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO SÉCULO XX: UMA RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DIALOGADA COM PAULO MERÊA, CABRAL DE MONCADA E CASTANHEIRA NEVES.
title_fullStr MANIFESTAÇÕES ANTIPOSITIVISTAS NO PENSAMENTO JURÍDICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO SÉCULO XX: UMA RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DIALOGADA COM PAULO MERÊA, CABRAL DE MONCADA E CASTANHEIRA NEVES.
title_full_unstemmed MANIFESTAÇÕES ANTIPOSITIVISTAS NO PENSAMENTO JURÍDICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO SÉCULO XX: UMA RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DIALOGADA COM PAULO MERÊA, CABRAL DE MONCADA E CASTANHEIRA NEVES.
title_sort MANIFESTAÇÕES ANTIPOSITIVISTAS NO PENSAMENTO JURÍDICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO SÉCULO XX: UMA RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DIALOGADA COM PAULO MERÊA, CABRAL DE MONCADA E CASTANHEIRA NEVES.
author Sousa, Aline de Almeida Silva
author_facet Sousa, Aline de Almeida Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Aline de Almeida Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-positivismo jurídico; Filosofia do Direito; Universidade de Coimbra; Século XX; Justiça.
topic Pós-positivismo jurídico; Filosofia do Direito; Universidade de Coimbra; Século XX; Justiça.
description O presente estudo convoca grandes vozes do pensamento jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no séc. XX, na medida em que as três contribuíram de forma paradigmática para a superação da mentalidade juspositivista cientificista naquele contexto. O primeiro condutor, Paulo Merêa, é lembrado como a primeira reação antipositivista e anti-totalitária em defesa dos direitos subjetivos. Já a segunda voz, a de Cabral Moncada, é lembrada pela retomada da cátedra de Filosofia do Direito. Por fim, convoca-se também Castanheira Neves, por sua grande contribuição para o pensamento jusfilosófico contemporâneo. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/historiadireito/article/view/8211
10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2021.v7i2.8211
url http://www.indexlaw.org/index.php/historiadireito/article/view/8211
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2021.v7i2.8211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/historiadireito/article/view/8211/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Aline de Almeida Silva Sousa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Aline de Almeida Silva Sousa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História do Direito; v. 7, n. 2 (2021): JULHO - DEZEMBRO; 60-80
2526-009X
2526-009X
reponame:Revista Brasileira de História do Direito
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista Brasileira de História do Direito
collection Revista Brasileira de História do Direito
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de História do Direito - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843991153639424