FILOSOFIA DO DIREITO NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Talisson Sousa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Mendonca, Andrea Natan de, Lucio, Adriana Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Filosofia do Direito
Texto Completo: https://www.indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/article/view/10029
Resumo: A introdução da filosofia do direito na educação busca ampliar a compreensão dos alunos sobre os fundamentos teóricos, éticos e políticos do direito. Ela visa desenvolver habilidades de pensamento crítico e promover uma consciência cívica e ética em relação ao sistema jurídico e seu papel na sociedade. Os instrumentos essenciais do estudo filosófico são assuntos muito frequentes e indispensáveis, como; o sentido da aparição humana, como a origem e exício, a alegria e tristeza, o certo e o errado, a felicidade e a dor, o amor, a capacidade, entre outros, que iluminam a relação entre todas as pessoas na sociedade aprendizagem e coexistência. Ao adotar essas abordagens, as instituições de ensino têm a oportunidade de enriquecer a experiência educacional, estimulando o desenvolvimento de competências críticas, a habilidade para resolver desafios complexos e a capacidade de tomar decisões éticas. Portanto esse estudo tem como objetivo articular sobre a compreensão dos fundamentos teóricos, desenvolvimento do pensamento crítico, reflexão ética e moral e consciência dos direitos e responsabilidades na educação de maneira comum.
id CONPEDI-32_413ffd534067788ba0c7663166798cc0
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/10029
network_acronym_str CONPEDI-32
network_name_str Revista Brasileira de Filosofia do Direito
repository_id_str
spelling FILOSOFIA DO DIREITO NA EDUCAÇÃODireito; Educação; Ensino; Filosofia; Pensamento.A introdução da filosofia do direito na educação busca ampliar a compreensão dos alunos sobre os fundamentos teóricos, éticos e políticos do direito. Ela visa desenvolver habilidades de pensamento crítico e promover uma consciência cívica e ética em relação ao sistema jurídico e seu papel na sociedade. Os instrumentos essenciais do estudo filosófico são assuntos muito frequentes e indispensáveis, como; o sentido da aparição humana, como a origem e exício, a alegria e tristeza, o certo e o errado, a felicidade e a dor, o amor, a capacidade, entre outros, que iluminam a relação entre todas as pessoas na sociedade aprendizagem e coexistência. Ao adotar essas abordagens, as instituições de ensino têm a oportunidade de enriquecer a experiência educacional, estimulando o desenvolvimento de competências críticas, a habilidade para resolver desafios complexos e a capacidade de tomar decisões éticas. Portanto esse estudo tem como objetivo articular sobre a compreensão dos fundamentos teóricos, desenvolvimento do pensamento crítico, reflexão ética e moral e consciência dos direitos e responsabilidades na educação de maneira comum.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDILopes, Talisson SousaMendonca, Andrea Natan deLucio, Adriana Silva2024-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/article/view/1002910.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2023.v9i2.10029Revista Brasileira de Filosofia do Direito; v. 9, n. 2 (2023): JULHO - DEZEMBRO2526-012X2526-012Xreponame:Revista Brasileira de Filosofia do Direitoinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttps://www.indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/article/view/10029/pdfDireitos autorais 2024 Talisson Sousa Lopes, Andrea Natan de Mendonca, Adriana Silva Luciohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-16T19:19:24Zoai:ojs.indexlaw.org:article/10029Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/filosofiadireitoONGhttps://www.indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/oaipublicacao@conpedi.org.br2526-012X2526-012Xopendoar:2024-02-16T19:19:24Revista Brasileira de Filosofia do Direito - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv FILOSOFIA DO DIREITO NA EDUCAÇÃO
title FILOSOFIA DO DIREITO NA EDUCAÇÃO
spellingShingle FILOSOFIA DO DIREITO NA EDUCAÇÃO
Lopes, Talisson Sousa
Direito; Educação; Ensino; Filosofia; Pensamento.
title_short FILOSOFIA DO DIREITO NA EDUCAÇÃO
title_full FILOSOFIA DO DIREITO NA EDUCAÇÃO
title_fullStr FILOSOFIA DO DIREITO NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed FILOSOFIA DO DIREITO NA EDUCAÇÃO
title_sort FILOSOFIA DO DIREITO NA EDUCAÇÃO
author Lopes, Talisson Sousa
author_facet Lopes, Talisson Sousa
Mendonca, Andrea Natan de
Lucio, Adriana Silva
author_role author
author2 Mendonca, Andrea Natan de
Lucio, Adriana Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Talisson Sousa
Mendonca, Andrea Natan de
Lucio, Adriana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Direito; Educação; Ensino; Filosofia; Pensamento.
topic Direito; Educação; Ensino; Filosofia; Pensamento.
description A introdução da filosofia do direito na educação busca ampliar a compreensão dos alunos sobre os fundamentos teóricos, éticos e políticos do direito. Ela visa desenvolver habilidades de pensamento crítico e promover uma consciência cívica e ética em relação ao sistema jurídico e seu papel na sociedade. Os instrumentos essenciais do estudo filosófico são assuntos muito frequentes e indispensáveis, como; o sentido da aparição humana, como a origem e exício, a alegria e tristeza, o certo e o errado, a felicidade e a dor, o amor, a capacidade, entre outros, que iluminam a relação entre todas as pessoas na sociedade aprendizagem e coexistência. Ao adotar essas abordagens, as instituições de ensino têm a oportunidade de enriquecer a experiência educacional, estimulando o desenvolvimento de competências críticas, a habilidade para resolver desafios complexos e a capacidade de tomar decisões éticas. Portanto esse estudo tem como objetivo articular sobre a compreensão dos fundamentos teóricos, desenvolvimento do pensamento crítico, reflexão ética e moral e consciência dos direitos e responsabilidades na educação de maneira comum.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/article/view/10029
10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2023.v9i2.10029
url https://www.indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/article/view/10029
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2023.v9i2.10029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/article/view/10029/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Talisson Sousa Lopes, Andrea Natan de Mendonca, Adriana Silva Lucio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Talisson Sousa Lopes, Andrea Natan de Mendonca, Adriana Silva Lucio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Filosofia do Direito; v. 9, n. 2 (2023): JULHO - DEZEMBRO
2526-012X
2526-012X
reponame:Revista Brasileira de Filosofia do Direito
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista Brasileira de Filosofia do Direito
collection Revista Brasileira de Filosofia do Direito
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Filosofia do Direito - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv publicacao@conpedi.org.br
_version_ 1798315077499092992