RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conpedi Law Review |
DOI: | 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i2.3710 |
Texto Completo: | https://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3710 |
Resumo: | O artigo trata da relação entre aprendizagem e realização da justiça mediada pela concepção de aceleração social. Afirma-se que a racionalidade argumentativa e o processo eletrônico alteram o tempo da aprendizagem no direito e de realização da justiça. A compressão do tempo reduz a experiência cognitiva e emocional necessária à consolidação do conhecimento. O processo eletrônico, embora reduza os tempos do processo, contribui para esvaziar a experiência de sentido da normatividade. Sustenta-se que a razão argumentativa busca uma saída para essa dupla perda da experiência, com o risco de assumir um caráter regressivo na tutela de direitos no Brasil. |
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RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASILracionalidade argumentativaprocesso eletrônicoaceleração socialensino jurídicorealização da justiçaO artigo trata da relação entre aprendizagem e realização da justiça mediada pela concepção de aceleração social. Afirma-se que a racionalidade argumentativa e o processo eletrônico alteram o tempo da aprendizagem no direito e de realização da justiça. A compressão do tempo reduz a experiência cognitiva e emocional necessária à consolidação do conhecimento. O processo eletrônico, embora reduza os tempos do processo, contribui para esvaziar a experiência de sentido da normatividade. Sustenta-se que a razão argumentativa busca uma saída para essa dupla perda da experiência, com o risco de assumir um caráter regressivo na tutela de direitos no Brasil.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/371010.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i2.3710Conpedi Law Review; v. 3 n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 106-1262448-39312448-3931reponame:Conpedi Law Reviewinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3710/pdfCopyright (c) 2018 Francisco Cardozo Oliveira, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francisco CardozoOliveira, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas2021-08-20T02:09:22Zoai:ojs.indexlaw.org:article/3710Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireviewONGhttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/oaipublicacao@conpedi.org.br||indexlawjournals@gmail.com2448-39312448-3931opendoar:2021-08-20T02:09:22Conpedi Law Review - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
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