RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Cardozo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conpedi Law Review
DOI: 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i2.3710
Texto Completo: https://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3710
Resumo: O artigo trata da relação entre aprendizagem e realização da justiça mediada pela concepção de aceleração social. Afirma-se que a racionalidade argumentativa e o processo eletrônico alteram o tempo da aprendizagem no direito e de realização da justiça. A compressão do tempo reduz a experiência cognitiva e emocional necessária à consolidação do conhecimento.  O processo eletrônico, embora reduza os tempos do processo, contribui para esvaziar a experiência de sentido da normatividade. Sustenta-se que a razão argumentativa busca uma saída para essa dupla perda da experiência, com o risco de assumir um caráter regressivo na tutela de direitos no Brasil.
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