RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conpedi Law Review |
Texto Completo: | https://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3710 |
Resumo: | O artigo trata da relação entre aprendizagem e realização da justiça mediada pela concepção de aceleração social. Afirma-se que a racionalidade argumentativa e o processo eletrônico alteram o tempo da aprendizagem no direito e de realização da justiça. A compressão do tempo reduz a experiência cognitiva e emocional necessária à consolidação do conhecimento. O processo eletrônico, embora reduza os tempos do processo, contribui para esvaziar a experiência de sentido da normatividade. Sustenta-se que a razão argumentativa busca uma saída para essa dupla perda da experiência, com o risco de assumir um caráter regressivo na tutela de direitos no Brasil. |
id |
CONPEDI-4_c77f21f864c0c5f07598c95ca8411a72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.indexlaw.org:article/3710 |
network_acronym_str |
CONPEDI-4 |
network_name_str |
Conpedi Law Review |
repository_id_str |
|
spelling |
RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASILracionalidade argumentativaprocesso eletrônicoaceleração socialensino jurídicorealização da justiçaO artigo trata da relação entre aprendizagem e realização da justiça mediada pela concepção de aceleração social. Afirma-se que a racionalidade argumentativa e o processo eletrônico alteram o tempo da aprendizagem no direito e de realização da justiça. A compressão do tempo reduz a experiência cognitiva e emocional necessária à consolidação do conhecimento. O processo eletrônico, embora reduza os tempos do processo, contribui para esvaziar a experiência de sentido da normatividade. Sustenta-se que a razão argumentativa busca uma saída para essa dupla perda da experiência, com o risco de assumir um caráter regressivo na tutela de direitos no Brasil.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/371010.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i2.3710Conpedi Law Review; v. 3 n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 106-1262448-39312448-3931reponame:Conpedi Law Reviewinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3710/pdfCopyright (c) 2018 Francisco Cardozo Oliveira, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francisco CardozoOliveira, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas2021-08-20T02:09:22Zoai:ojs.indexlaw.org:article/3710Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireviewONGhttps://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/oaipublicacao@conpedi.org.br||indexlawjournals@gmail.com2448-39312448-3931opendoar:2021-08-20T02:09:22Conpedi Law Review - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASIL |
title |
RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASIL |
spellingShingle |
RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASIL Oliveira, Francisco Cardozo racionalidade argumentativa processo eletrônico aceleração social ensino jurídico realização da justiça |
title_short |
RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASIL |
title_full |
RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASIL |
title_fullStr |
RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASIL |
title_sort |
RAZÃO ARGUMENTATIVA, PROCESSO ELETRÔNICO E ACELERAÇÃO: O TEMPO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO JURÍDICO E SEUS EFEITOS NO BRASIL |
author |
Oliveira, Francisco Cardozo |
author_facet |
Oliveira, Francisco Cardozo Oliveira, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco Cardozo Oliveira, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
racionalidade argumentativa processo eletrônico aceleração social ensino jurídico realização da justiça |
topic |
racionalidade argumentativa processo eletrônico aceleração social ensino jurídico realização da justiça |
description |
O artigo trata da relação entre aprendizagem e realização da justiça mediada pela concepção de aceleração social. Afirma-se que a racionalidade argumentativa e o processo eletrônico alteram o tempo da aprendizagem no direito e de realização da justiça. A compressão do tempo reduz a experiência cognitiva e emocional necessária à consolidação do conhecimento. O processo eletrônico, embora reduza os tempos do processo, contribui para esvaziar a experiência de sentido da normatividade. Sustenta-se que a razão argumentativa busca uma saída para essa dupla perda da experiência, com o risco de assumir um caráter regressivo na tutela de direitos no Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3710 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i2.3710 |
url |
https://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3710 |
identifier_str_mv |
10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2017.v3i2.3710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3710/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Francisco Cardozo Oliveira, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Francisco Cardozo Oliveira, Nancy Mahra de Medeiros Nicolas Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conpedi Law Review; v. 3 n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO; 106-126 2448-3931 2448-3931 reponame:Conpedi Law Review instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) instacron:CONPEDI |
instname_str |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
instacron_str |
CONPEDI |
institution |
CONPEDI |
reponame_str |
Conpedi Law Review |
collection |
Conpedi Law Review |
repository.name.fl_str_mv |
Conpedi Law Review - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
repository.mail.fl_str_mv |
publicacao@conpedi.org.br||indexlawjournals@gmail.com |
_version_ |
1809730145826635776 |