TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA OU MANUTENÇÃO AUTORITÁRIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS GEISEL E FIGUEREDO PELA DISPUTA DE NARRATIVAS E PRÁTICAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, BEATRIZ DE BRAGANCA LEVI
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: HOGEMANN, EDNA RAQUEL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direitos Humanos e Efetividade
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/8217
Resumo: Promove um olhar crítico-reflexivo sobre os dois últimos governos do regime militar brasileiro, ocorrido entre 1964-1985 para verificar, pela análise dos discursos e das práticas dos referidos governos, a existência objetiva de um projeto de transição para a democracia ou se se tratava de um projeto para a manutenção das bases autoritárias através de novas instrumentalizações. A opção pelos governos Geisel e Figueredo se dá, porque esses costumam ser associados ao processo de abertura para a redemocratização. A análise da questão suscitada é promovida com a utilização da metodologia dialético-descritiva, consubstanciada na pesquisa bibliográfica e documental.
id CONPEDI-8_207a7fa19cb980a5db0fdcc7cedb6610
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/8217
network_acronym_str CONPEDI-8
network_name_str Revista de Direitos Humanos e Efetividade
repository_id_str
spelling TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA OU MANUTENÇÃO AUTORITÁRIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS GEISEL E FIGUEREDO PELA DISPUTA DE NARRATIVAS E PRÁTICAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.Autoritarismo; discurso; ditadura militar; transição; Direitos HumanosPromove um olhar crítico-reflexivo sobre os dois últimos governos do regime militar brasileiro, ocorrido entre 1964-1985 para verificar, pela análise dos discursos e das práticas dos referidos governos, a existência objetiva de um projeto de transição para a democracia ou se se tratava de um projeto para a manutenção das bases autoritárias através de novas instrumentalizações. A opção pelos governos Geisel e Figueredo se dá, porque esses costumam ser associados ao processo de abertura para a redemocratização. A análise da questão suscitada é promovida com a utilização da metodologia dialético-descritiva, consubstanciada na pesquisa bibliográfica e documental.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIOLIVEIRA, BEATRIZ DE BRAGANCA LEVIHOGEMANN, EDNA RAQUEL2022-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/821710.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2021.v7i2.8217Revista de Direitos Humanos e Efetividade; v. 7, n. 2 (2021): JULHO - DEZEMBRO; 21-382526-00222526-0022reponame:Revista de Direitos Humanos e Efetividadeinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/8217/pdfDireitos autorais 2022 BEATRIZ DE BRAGANCA LEVI OLIVEIRA, EDNA RAQUEL HOGEMANNhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T23:03:56Zoai:ojs.indexlaw.org:article/8217Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/ONGhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/oai||indexlawjournals@gmail.com2526-00222526-0022opendoar:2022-08-31T23:03:56Revista de Direitos Humanos e Efetividade - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA OU MANUTENÇÃO AUTORITÁRIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS GEISEL E FIGUEREDO PELA DISPUTA DE NARRATIVAS E PRÁTICAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.
title TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA OU MANUTENÇÃO AUTORITÁRIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS GEISEL E FIGUEREDO PELA DISPUTA DE NARRATIVAS E PRÁTICAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.
spellingShingle TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA OU MANUTENÇÃO AUTORITÁRIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS GEISEL E FIGUEREDO PELA DISPUTA DE NARRATIVAS E PRÁTICAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.
OLIVEIRA, BEATRIZ DE BRAGANCA LEVI
Autoritarismo; discurso; ditadura militar; transição; Direitos Humanos
title_short TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA OU MANUTENÇÃO AUTORITÁRIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS GEISEL E FIGUEREDO PELA DISPUTA DE NARRATIVAS E PRÁTICAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.
title_full TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA OU MANUTENÇÃO AUTORITÁRIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS GEISEL E FIGUEREDO PELA DISPUTA DE NARRATIVAS E PRÁTICAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.
title_fullStr TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA OU MANUTENÇÃO AUTORITÁRIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS GEISEL E FIGUEREDO PELA DISPUTA DE NARRATIVAS E PRÁTICAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.
title_full_unstemmed TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA OU MANUTENÇÃO AUTORITÁRIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS GEISEL E FIGUEREDO PELA DISPUTA DE NARRATIVAS E PRÁTICAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.
title_sort TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA OU MANUTENÇÃO AUTORITÁRIA: ANÁLISE DOS GOVERNOS GEISEL E FIGUEREDO PELA DISPUTA DE NARRATIVAS E PRÁTICAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.
author OLIVEIRA, BEATRIZ DE BRAGANCA LEVI
author_facet OLIVEIRA, BEATRIZ DE BRAGANCA LEVI
HOGEMANN, EDNA RAQUEL
author_role author
author2 HOGEMANN, EDNA RAQUEL
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, BEATRIZ DE BRAGANCA LEVI
HOGEMANN, EDNA RAQUEL
dc.subject.por.fl_str_mv Autoritarismo; discurso; ditadura militar; transição; Direitos Humanos
topic Autoritarismo; discurso; ditadura militar; transição; Direitos Humanos
description Promove um olhar crítico-reflexivo sobre os dois últimos governos do regime militar brasileiro, ocorrido entre 1964-1985 para verificar, pela análise dos discursos e das práticas dos referidos governos, a existência objetiva de um projeto de transição para a democracia ou se se tratava de um projeto para a manutenção das bases autoritárias através de novas instrumentalizações. A opção pelos governos Geisel e Figueredo se dá, porque esses costumam ser associados ao processo de abertura para a redemocratização. A análise da questão suscitada é promovida com a utilização da metodologia dialético-descritiva, consubstanciada na pesquisa bibliográfica e documental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/8217
10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2021.v7i2.8217
url http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/8217
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2021.v7i2.8217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/8217/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 BEATRIZ DE BRAGANCA LEVI OLIVEIRA, EDNA RAQUEL HOGEMANN
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 BEATRIZ DE BRAGANCA LEVI OLIVEIRA, EDNA RAQUEL HOGEMANN
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direitos Humanos e Efetividade; v. 7, n. 2 (2021): JULHO - DEZEMBRO; 21-38
2526-0022
2526-0022
reponame:Revista de Direitos Humanos e Efetividade
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Direitos Humanos e Efetividade
collection Revista de Direitos Humanos e Efetividade
repository.name.fl_str_mv Revista de Direitos Humanos e Efetividade - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv ||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1798316524837011456