ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Cleber José Tizziani
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Rogério Luiz Nery da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direitos Humanos e Efetividade
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/2521
Resumo: O tema deste estudo é justiça social, com recorte central na inclusão de pessoas negligenciadas por meio da educação voltada ao pleno desenvolvimento como política pública. O problema de pesquisa é discutir o excessivo direcionamento para a educação profissionalizante como inibidor de potencialidades participativas do estudante. Justificativa: atualidade do debate pelo advento da reforma pela nova lei do Ensino Médio. O método de trabalho será dedutivo dialético, com pesquisa qualitativa bibliográfica e normativa. Conclusão: reforma do Ensino Médio põe em risco a autodeterminação dos estudantes ao restringir suas possibilidades de escolha sobre seus destinos.
id CONPEDI-8_5053a8e7d3f1aad9feddcca80e34df17
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/2521
network_acronym_str CONPEDI-8
network_name_str Revista de Direitos Humanos e Efetividade
repository_id_str
spelling ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIOjustiça social; educação; reforma; ensino médio; políticas públicas.O tema deste estudo é justiça social, com recorte central na inclusão de pessoas negligenciadas por meio da educação voltada ao pleno desenvolvimento como política pública. O problema de pesquisa é discutir o excessivo direcionamento para a educação profissionalizante como inibidor de potencialidades participativas do estudante. Justificativa: atualidade do debate pelo advento da reforma pela nova lei do Ensino Médio. O método de trabalho será dedutivo dialético, com pesquisa qualitativa bibliográfica e normativa. Conclusão: reforma do Ensino Médio põe em risco a autodeterminação dos estudantes ao restringir suas possibilidades de escolha sobre seus destinos.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDITribunal de Justiça de Santa CatarinaSchneider, Cleber José TizzianiSilva, Rogério Luiz Nery da2017-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/252110.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2017.v3i2.2521Revista de Direitos Humanos e Efetividade; v. 3, n. 2 (2017): JULHO/DEZEMBRO; 88 - 1082526-00222526-0022reponame:Revista de Direitos Humanos e Efetividadeinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/2521/pdfDireitos autorais 2018 Cleber José Tizziani Schneider, Rogério Luiz Nery da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-11T16:34:20Zoai:ojs.indexlaw.org:article/2521Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/PRIhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/oai||indexlawjournals@gmail.com2526-00222526-0022opendoar:2020-09-11T16:34:20Revista de Direitos Humanos e Efetividade - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO
title ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO
Schneider, Cleber José Tizziani
justiça social; educação; reforma; ensino médio; políticas públicas.
title_short ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO
title_full ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO
title_sort ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO
author Schneider, Cleber José Tizziani
author_facet Schneider, Cleber José Tizziani
Silva, Rogério Luiz Nery da
author_role author
author2 Silva, Rogério Luiz Nery da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tribunal de Justiça de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Cleber José Tizziani
Silva, Rogério Luiz Nery da
dc.subject.por.fl_str_mv justiça social; educação; reforma; ensino médio; políticas públicas.
topic justiça social; educação; reforma; ensino médio; políticas públicas.
description O tema deste estudo é justiça social, com recorte central na inclusão de pessoas negligenciadas por meio da educação voltada ao pleno desenvolvimento como política pública. O problema de pesquisa é discutir o excessivo direcionamento para a educação profissionalizante como inibidor de potencialidades participativas do estudante. Justificativa: atualidade do debate pelo advento da reforma pela nova lei do Ensino Médio. O método de trabalho será dedutivo dialético, com pesquisa qualitativa bibliográfica e normativa. Conclusão: reforma do Ensino Médio põe em risco a autodeterminação dos estudantes ao restringir suas possibilidades de escolha sobre seus destinos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/2521
10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2017.v3i2.2521
url http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/2521
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2017.v3i2.2521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/2521/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Cleber José Tizziani Schneider, Rogério Luiz Nery da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Cleber José Tizziani Schneider, Rogério Luiz Nery da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direitos Humanos e Efetividade; v. 3, n. 2 (2017): JULHO/DEZEMBRO; 88 - 108
2526-0022
2526-0022
reponame:Revista de Direitos Humanos e Efetividade
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Direitos Humanos e Efetividade
collection Revista de Direitos Humanos e Efetividade
repository.name.fl_str_mv Revista de Direitos Humanos e Efetividade - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv ||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1808857902277984256