ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Direitos Humanos e Efetividade |
Texto Completo: | http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/2521 |
Resumo: | O tema deste estudo é justiça social, com recorte central na inclusão de pessoas negligenciadas por meio da educação voltada ao pleno desenvolvimento como política pública. O problema de pesquisa é discutir o excessivo direcionamento para a educação profissionalizante como inibidor de potencialidades participativas do estudante. Justificativa: atualidade do debate pelo advento da reforma pela nova lei do Ensino Médio. O método de trabalho será dedutivo dialético, com pesquisa qualitativa bibliográfica e normativa. Conclusão: reforma do Ensino Médio põe em risco a autodeterminação dos estudantes ao restringir suas possibilidades de escolha sobre seus destinos. |
id |
CONPEDI-8_5053a8e7d3f1aad9feddcca80e34df17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.indexlaw.org:article/2521 |
network_acronym_str |
CONPEDI-8 |
network_name_str |
Revista de Direitos Humanos e Efetividade |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIOjustiça social; educação; reforma; ensino médio; políticas públicas.O tema deste estudo é justiça social, com recorte central na inclusão de pessoas negligenciadas por meio da educação voltada ao pleno desenvolvimento como política pública. O problema de pesquisa é discutir o excessivo direcionamento para a educação profissionalizante como inibidor de potencialidades participativas do estudante. Justificativa: atualidade do debate pelo advento da reforma pela nova lei do Ensino Médio. O método de trabalho será dedutivo dialético, com pesquisa qualitativa bibliográfica e normativa. Conclusão: reforma do Ensino Médio põe em risco a autodeterminação dos estudantes ao restringir suas possibilidades de escolha sobre seus destinos.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDITribunal de Justiça de Santa CatarinaSchneider, Cleber José TizzianiSilva, Rogério Luiz Nery da2017-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/252110.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2017.v3i2.2521Revista de Direitos Humanos e Efetividade; v. 3, n. 2 (2017): JULHO/DEZEMBRO; 88 - 1082526-00222526-0022reponame:Revista de Direitos Humanos e Efetividadeinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/2521/pdfDireitos autorais 2018 Cleber José Tizziani Schneider, Rogério Luiz Nery da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-11T16:34:20Zoai:ojs.indexlaw.org:article/2521Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/PRIhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/oai||indexlawjournals@gmail.com2526-00222526-0022opendoar:2020-09-11T16:34:20Revista de Direitos Humanos e Efetividade - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO |
title |
ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO Schneider, Cleber José Tizziani justiça social; educação; reforma; ensino médio; políticas públicas. |
title_short |
ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL VOLTADA À PARTICIPAÇÃO QUANTO À REFORMA DA EDUCAÇÃO PELA NOVA LEI DO ENSINO MÉDIO |
author |
Schneider, Cleber José Tizziani |
author_facet |
Schneider, Cleber José Tizziani Silva, Rogério Luiz Nery da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rogério Luiz Nery da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tribunal de Justiça de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Cleber José Tizziani Silva, Rogério Luiz Nery da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
justiça social; educação; reforma; ensino médio; políticas públicas. |
topic |
justiça social; educação; reforma; ensino médio; políticas públicas. |
description |
O tema deste estudo é justiça social, com recorte central na inclusão de pessoas negligenciadas por meio da educação voltada ao pleno desenvolvimento como política pública. O problema de pesquisa é discutir o excessivo direcionamento para a educação profissionalizante como inibidor de potencialidades participativas do estudante. Justificativa: atualidade do debate pelo advento da reforma pela nova lei do Ensino Médio. O método de trabalho será dedutivo dialético, com pesquisa qualitativa bibliográfica e normativa. Conclusão: reforma do Ensino Médio põe em risco a autodeterminação dos estudantes ao restringir suas possibilidades de escolha sobre seus destinos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/2521 10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2017.v3i2.2521 |
url |
http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/2521 |
identifier_str_mv |
10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2017.v3i2.2521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/2521/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cleber José Tizziani Schneider, Rogério Luiz Nery da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cleber José Tizziani Schneider, Rogério Luiz Nery da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Direitos Humanos e Efetividade; v. 3, n. 2 (2017): JULHO/DEZEMBRO; 88 - 108 2526-0022 2526-0022 reponame:Revista de Direitos Humanos e Efetividade instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) instacron:CONPEDI |
instname_str |
Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
instacron_str |
CONPEDI |
institution |
CONPEDI |
reponame_str |
Revista de Direitos Humanos e Efetividade |
collection |
Revista de Direitos Humanos e Efetividade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Direitos Humanos e Efetividade - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||indexlawjournals@gmail.com |
_version_ |
1808857902277984256 |