A FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Thiago Passos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direitos Humanos e Efetividade
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/9124
Resumo: O objetivo deste estudo é reconhecer a fraternidade como um princípio jurídico capaz de auxiliar na solução de litígios. A pesquisa que ora se apresenta parte do seguinte questionamento: Qual contribuição a fraternidade pode proporcionar para o instituto da mediação de conflitos? Mais do que uma pesquisa científica isolada de princípios, busca-se uma investigação aprofundada dos institutos da mediação e da fraternidade, relacionando-os com a promoção da paz e com vistas nos direitos humanos. Além disso, este estudo aborda a compatibilidade existente entre o conceito da fraternidade e a relação entre essa categoria jurídica constitucional e a prática da mediação de conflitos sociais. A função principal da ordem jurídica é a de harmonizar as relações sociais, a fim de ensejar a máxima realização dos valores humanos. Por intermédio da mediação com fundamento na fraternidade busca-se a solução de conflitos de modo construtivo, harmonioso e voltado para a dignidade das pessoas humanas. Desse modo, pretende-se aqui identificar as práticas características da mediação de conflitos no Brasil; descrever as principais ferramentas do instituto da mediação consensual de conflitos; e reconhecer o princípio da fraternidade como um elemento essencial na solução pacífica de conflitos judiciais e promoção e harmonização da paz social. A metodologia aplicada a esta pesquisa é qualitativa e bibliográfica ao buscar fontes na doutrina jurídica relacionadas com a fraternidade e com a mediação de conflitos.
id CONPEDI-8_575dd6cb14e6db184645caa116ffd71c
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/9124
network_acronym_str CONPEDI-8
network_name_str Revista de Direitos Humanos e Efetividade
repository_id_str
spelling A FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVILDireitos humanos; Disputa; Litígio; Mediação; Consensual;O objetivo deste estudo é reconhecer a fraternidade como um princípio jurídico capaz de auxiliar na solução de litígios. A pesquisa que ora se apresenta parte do seguinte questionamento: Qual contribuição a fraternidade pode proporcionar para o instituto da mediação de conflitos? Mais do que uma pesquisa científica isolada de princípios, busca-se uma investigação aprofundada dos institutos da mediação e da fraternidade, relacionando-os com a promoção da paz e com vistas nos direitos humanos. Além disso, este estudo aborda a compatibilidade existente entre o conceito da fraternidade e a relação entre essa categoria jurídica constitucional e a prática da mediação de conflitos sociais. A função principal da ordem jurídica é a de harmonizar as relações sociais, a fim de ensejar a máxima realização dos valores humanos. Por intermédio da mediação com fundamento na fraternidade busca-se a solução de conflitos de modo construtivo, harmonioso e voltado para a dignidade das pessoas humanas. Desse modo, pretende-se aqui identificar as práticas características da mediação de conflitos no Brasil; descrever as principais ferramentas do instituto da mediação consensual de conflitos; e reconhecer o princípio da fraternidade como um elemento essencial na solução pacífica de conflitos judiciais e promoção e harmonização da paz social. A metodologia aplicada a esta pesquisa é qualitativa e bibliográfica ao buscar fontes na doutrina jurídica relacionadas com a fraternidade e com a mediação de conflitos.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDITavares, Thiago Passos2023-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/912410.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2022.v8i2.9124Revista de Direitos Humanos e Efetividade; v. 8, n. 2 (2022): JULHO-DEZEMBRO2526-00222526-0022reponame:Revista de Direitos Humanos e Efetividadeinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/9124/pdfDireitos autorais 2023 Thiago Passos Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-29T22:16:34Zoai:ojs.indexlaw.org:article/9124Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/PRIhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/oai||indexlawjournals@gmail.com2526-00222526-0022opendoar:2024-08-29T22:16:34Revista de Direitos Humanos e Efetividade - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv A FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
title A FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
spellingShingle A FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
Tavares, Thiago Passos
Direitos humanos; Disputa; Litígio; Mediação; Consensual;
title_short A FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
title_full A FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
title_fullStr A FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
title_full_unstemmed A FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
title_sort A FRATERNIDADE COMO FUNDAMENTO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E PACIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
author Tavares, Thiago Passos
author_facet Tavares, Thiago Passos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Thiago Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos humanos; Disputa; Litígio; Mediação; Consensual;
topic Direitos humanos; Disputa; Litígio; Mediação; Consensual;
description O objetivo deste estudo é reconhecer a fraternidade como um princípio jurídico capaz de auxiliar na solução de litígios. A pesquisa que ora se apresenta parte do seguinte questionamento: Qual contribuição a fraternidade pode proporcionar para o instituto da mediação de conflitos? Mais do que uma pesquisa científica isolada de princípios, busca-se uma investigação aprofundada dos institutos da mediação e da fraternidade, relacionando-os com a promoção da paz e com vistas nos direitos humanos. Além disso, este estudo aborda a compatibilidade existente entre o conceito da fraternidade e a relação entre essa categoria jurídica constitucional e a prática da mediação de conflitos sociais. A função principal da ordem jurídica é a de harmonizar as relações sociais, a fim de ensejar a máxima realização dos valores humanos. Por intermédio da mediação com fundamento na fraternidade busca-se a solução de conflitos de modo construtivo, harmonioso e voltado para a dignidade das pessoas humanas. Desse modo, pretende-se aqui identificar as práticas características da mediação de conflitos no Brasil; descrever as principais ferramentas do instituto da mediação consensual de conflitos; e reconhecer o princípio da fraternidade como um elemento essencial na solução pacífica de conflitos judiciais e promoção e harmonização da paz social. A metodologia aplicada a esta pesquisa é qualitativa e bibliográfica ao buscar fontes na doutrina jurídica relacionadas com a fraternidade e com a mediação de conflitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/9124
10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2022.v8i2.9124
url http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/9124
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2022.v8i2.9124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/9124/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Thiago Passos Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Thiago Passos Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direitos Humanos e Efetividade; v. 8, n. 2 (2022): JULHO-DEZEMBRO
2526-0022
2526-0022
reponame:Revista de Direitos Humanos e Efetividade
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Direitos Humanos e Efetividade
collection Revista de Direitos Humanos e Efetividade
repository.name.fl_str_mv Revista de Direitos Humanos e Efetividade - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv ||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1808857902452047872