DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DISCURSO NEOLIBERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Tainá Machado
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Carlos, Paula Pinhal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direitos Humanos e Efetividade
Texto Completo: http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/5220
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma averiguação inicial acerca das principais características que conformam o que pode ser entendido como processo de “neoliberação” das estruturas sociais. Para tanto, usaremos como marco inicial a relação conflituosa entre a ordem econômica e os movimentos de resistência feminista, após o episódio francês maio de 1968. A partir de uma revisão bibliográfica sobre tema do neoliberalismo, abordarei análises psicológicas a respeito do que vem a ser percebido como uma nova narrativa de autogestão disciplinar. A governança neoliberal passará a ser descrita por um conjunto de práticas discursivas, capaz de expressar o incremento de uma governabilidade que reforçaria o modo de gestão econômica como um instrumento de gestão social. Esse fenômeno guia práticas políticas e internaliza valores de mercado dentro das democracias globais. Pretende-se explorar a conexão entre abordagens: econômicas; políticas; e de gênero, essencialmente centrais para se refletir sobre as investidas de poder nas sociedades neoliberais do “hiperdesempenho”, aplicadas ao futuro. Onde as relações de produtividade se estabelecem de forma diferente, em razão dos múltiplos papéis funcionais esperados das mulheres. A presente pesquisa irá se restringir a discussão de questões teóricas, sem perder de vista a potencialidade de reflexões sobre os mais diversos tipos de violência que essas relações costumam avançar.
id CONPEDI-8_afd63a312c7fc5ecef482c9377ee5182
oai_identifier_str oai:ojs.indexlaw.org:article/5220
network_acronym_str CONPEDI-8
network_name_str Revista de Direitos Humanos e Efetividade
repository_id_str
spelling DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DISCURSO NEOLIBERALGênero; Neoliberalismo; Trabalho; DemocraciaEste trabalho tem por objetivo realizar uma averiguação inicial acerca das principais características que conformam o que pode ser entendido como processo de “neoliberação” das estruturas sociais. Para tanto, usaremos como marco inicial a relação conflituosa entre a ordem econômica e os movimentos de resistência feminista, após o episódio francês maio de 1968. A partir de uma revisão bibliográfica sobre tema do neoliberalismo, abordarei análises psicológicas a respeito do que vem a ser percebido como uma nova narrativa de autogestão disciplinar. A governança neoliberal passará a ser descrita por um conjunto de práticas discursivas, capaz de expressar o incremento de uma governabilidade que reforçaria o modo de gestão econômica como um instrumento de gestão social. Esse fenômeno guia práticas políticas e internaliza valores de mercado dentro das democracias globais. Pretende-se explorar a conexão entre abordagens: econômicas; políticas; e de gênero, essencialmente centrais para se refletir sobre as investidas de poder nas sociedades neoliberais do “hiperdesempenho”, aplicadas ao futuro. Onde as relações de produtividade se estabelecem de forma diferente, em razão dos múltiplos papéis funcionais esperados das mulheres. A presente pesquisa irá se restringir a discussão de questões teóricas, sem perder de vista a potencialidade de reflexões sobre os mais diversos tipos de violência que essas relações costumam avançar.Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDIEsta pesquisa foi financiada pela instituição CAPS-PROSUC.Vargas, Tainá Machadode Carlos, Paula Pinhal2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/522010.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2018.v4i2.5220Revista de Direitos Humanos e Efetividade; v. 4, n. 2 (2018): JULHO - DEZEMBRO; 73 -932526-00222526-0022reponame:Revista de Direitos Humanos e Efetividadeinstname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)instacron:CONPEDIporhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/5220/pdfDireitos autorais 2018 Tainá Machado Vargas, Paula Pinhal de Carloshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-11T16:34:18Zoai:ojs.indexlaw.org:article/5220Revistahttps://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/PRIhttp://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/oai||indexlawjournals@gmail.com2526-00222526-0022opendoar:2020-09-11T16:34:18Revista de Direitos Humanos e Efetividade - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)false
dc.title.none.fl_str_mv DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DISCURSO NEOLIBERAL
title DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DISCURSO NEOLIBERAL
spellingShingle DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DISCURSO NEOLIBERAL
Vargas, Tainá Machado
Gênero; Neoliberalismo; Trabalho; Democracia
title_short DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DISCURSO NEOLIBERAL
title_full DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DISCURSO NEOLIBERAL
title_fullStr DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DISCURSO NEOLIBERAL
title_full_unstemmed DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DISCURSO NEOLIBERAL
title_sort DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO DISCURSO NEOLIBERAL
author Vargas, Tainá Machado
author_facet Vargas, Tainá Machado
de Carlos, Paula Pinhal
author_role author
author2 de Carlos, Paula Pinhal
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esta pesquisa foi financiada pela instituição CAPS-PROSUC.
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Tainá Machado
de Carlos, Paula Pinhal
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero; Neoliberalismo; Trabalho; Democracia
topic Gênero; Neoliberalismo; Trabalho; Democracia
description Este trabalho tem por objetivo realizar uma averiguação inicial acerca das principais características que conformam o que pode ser entendido como processo de “neoliberação” das estruturas sociais. Para tanto, usaremos como marco inicial a relação conflituosa entre a ordem econômica e os movimentos de resistência feminista, após o episódio francês maio de 1968. A partir de uma revisão bibliográfica sobre tema do neoliberalismo, abordarei análises psicológicas a respeito do que vem a ser percebido como uma nova narrativa de autogestão disciplinar. A governança neoliberal passará a ser descrita por um conjunto de práticas discursivas, capaz de expressar o incremento de uma governabilidade que reforçaria o modo de gestão econômica como um instrumento de gestão social. Esse fenômeno guia práticas políticas e internaliza valores de mercado dentro das democracias globais. Pretende-se explorar a conexão entre abordagens: econômicas; políticas; e de gênero, essencialmente centrais para se refletir sobre as investidas de poder nas sociedades neoliberais do “hiperdesempenho”, aplicadas ao futuro. Onde as relações de produtividade se estabelecem de forma diferente, em razão dos múltiplos papéis funcionais esperados das mulheres. A presente pesquisa irá se restringir a discussão de questões teóricas, sem perder de vista a potencialidade de reflexões sobre os mais diversos tipos de violência que essas relações costumam avançar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/5220
10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2018.v4i2.5220
url http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/5220
identifier_str_mv 10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2018.v4i2.5220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/5220/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Tainá Machado Vargas, Paula Pinhal de Carlos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Tainá Machado Vargas, Paula Pinhal de Carlos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
publisher.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Direito - CONPEDI
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direitos Humanos e Efetividade; v. 4, n. 2 (2018): JULHO - DEZEMBRO; 73 -93
2526-0022
2526-0022
reponame:Revista de Direitos Humanos e Efetividade
instname:Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron:CONPEDI
instname_str Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
instacron_str CONPEDI
institution CONPEDI
reponame_str Revista de Direitos Humanos e Efetividade
collection Revista de Direitos Humanos e Efetividade
repository.name.fl_str_mv Revista de Direitos Humanos e Efetividade - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI)
repository.mail.fl_str_mv ||indexlawjournals@gmail.com
_version_ 1808857902246526976