Villa-Lobos e o Canto Orfeônico no Governo Vargas: as concentrações orfeônicas e a Superintendência de Educação Musical e Artística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1536 |
Resumo: | Resumo: Este texto visa a analisar o projeto implantado no Brasil sob a orientação de Heitor Villa-Lobos que tornou a disciplina Canto Orfeônica obrigatória no currículo das escolas brasileiras. O Canto Orfeônico tornou-se modelo nacional de educação musical e, por meio de seu repertório cívico, sacralizou um conceito de brasilidade proposto pela reforma de ensino do governo Getúlio Vargas. A Superintendência Educacional e Artística (SEMA) oportunizou a implantação desse projeto de educação musical, baseado na prática de canto orfeônico, que associava música, disciplina e civismo.Resumen: Este texto pretende analizar el proyecto implantado en Brasil, bajo la orientación de Heitor Villa-Lobos, que tornó la asignatura Canto Orfeónico obligatoria en el currículo de las escuelas brasileñas. El Canto Orfeónico se tornó modelo nacional de educación musical y por medio de su repertorio cívico, sacralizó un concepto de “brasilidad” propuesto por la reforma de enseñanza del gobierno Getúlio Vargas. La Superintendência Educacional e Artística (SEMA) oportunizó la implantación de ese proyecto de educación musical, fundamentado en la práctica de canto orfeónico, que asociaba música, disciplina y civismo.Abstract: This text aims to analyze the project implemented inBrazil, under the guidance of Heitor Villa-lobos, which turned the subject "Canto Orfeônico" a compulsory one in the syllabus of Brazilian schools. This subject became a national model for music education teaching and, by means of its civic repertoire formalized a concept of Brazilianness proposed by the reform of education in the government of Getúlio Vargas. The Educational and Artistic Superintendence (SEMA) offered to the implementation of this project of music education, based on the practice of "canto orfeônico", which assossiated music, discipline and civism. |
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Villa-Lobos e o Canto Orfeônico no Governo Vargas: as concentrações orfeônicas e a Superintendência de Educação Musical e ArtísticaEducação musicalCanto OrfeônicoConcentrações OrfeônicasSuperintendência Educacional e Artística (SEMA).Resumo: Este texto visa a analisar o projeto implantado no Brasil sob a orientação de Heitor Villa-Lobos que tornou a disciplina Canto Orfeônica obrigatória no currículo das escolas brasileiras. O Canto Orfeônico tornou-se modelo nacional de educação musical e, por meio de seu repertório cívico, sacralizou um conceito de brasilidade proposto pela reforma de ensino do governo Getúlio Vargas. A Superintendência Educacional e Artística (SEMA) oportunizou a implantação desse projeto de educação musical, baseado na prática de canto orfeônico, que associava música, disciplina e civismo.Resumen: Este texto pretende analizar el proyecto implantado en Brasil, bajo la orientación de Heitor Villa-Lobos, que tornó la asignatura Canto Orfeónico obligatoria en el currículo de las escuelas brasileñas. El Canto Orfeónico se tornó modelo nacional de educación musical y por medio de su repertorio cívico, sacralizó un concepto de “brasilidad” propuesto por la reforma de enseñanza del gobierno Getúlio Vargas. La Superintendência Educacional e Artística (SEMA) oportunizó la implantación de ese proyecto de educación musical, fundamentado en la práctica de canto orfeónico, que asociaba música, disciplina y civismo.Abstract: This text aims to analyze the project implemented inBrazil, under the guidance of Heitor Villa-lobos, which turned the subject "Canto Orfeônico" a compulsory one in the syllabus of Brazilian schools. This subject became a national model for music education teaching and, by means of its civic repertoire formalized a concept of Brazilianness proposed by the reform of education in the government of Getúlio Vargas. The Educational and Artistic Superintendence (SEMA) offered to the implementation of this project of music education, based on the practice of "canto orfeônico", which assossiated music, discipline and civism. Colégio Pedro II2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1536Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 2 n. 2 (2011): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 11-242594407X2236121910.33025/irdemcp2.v2i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1536/1101Oliveira, Daisy Lucia Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-28T22:54:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1536Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-28T22:54:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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